Fãs de Pokémon têm esperado ansiosamente por este momento.

Após concluir o lançamento de Pokémon Black & White, a empresa resolveu investir nas versões iniciais do mangá de Pokémon. O que está sendo lançado agora também é conhecido pelos títulos “Pokémon Special” ou “Pokémon Adventures” e foi a primeira obra de Pokémon, impressa originalmente em abril de 1997.

pokemon-adventures

Nós já comentamos aqui no Garotas Geeks (de forma mais exageradamente cômica do que tudo, admito) sobre as diferenças dos mangás de Pokémon para a série animada.  Mas vamos resumir o que falei lá de forma bem simples: os mangás seguem a cronologia dos jogos da saga, têm tramas mais realistas e “fins menos comerciais“, digamos, já que o mangá, teoricamente falando, não se fecha num público etário menor. “Teoricamente” porque em tese o mangá é caracterizado como shounen e infantil, porém consegue maior adesão de leitores de idades variadas do que o anime consegue telespectadores, especialmente no Japão.

Os mangás de Pokémon são divididos em arcos e cada arco tem um personagem mostrando a história a partir do seu ponto de vista. A princípio, o arco principal é construído a partir do ponto de vista dos personagens Red, Green e Blue. O primeiro arco vai do volume 1 ao 3. A seguir, temos a sequência: Yellow no foco da história no volume 4 até o volume 7. Gold, SilverCrystal na história do volume 8 ao 15. Ruby & Sapphire nos capítulos do volume 15 ao 22. E assim por diante. Como já é possível perceber, as sagas compartilham o mesmo nome dos jogos correspondente à elas. Os protagonistas têm o mesmo nome das versões dos jogos também.

pokemon-adventures-1

Então, esta versão da Panini é apenas o primeiro arco de Pokémon e contará as histórias dos treinadores Red, Green e Blue, respectivamente. Antes de mais nada, vamos esclarecer uma pequena confusão: os nomes originais do Green e da Blue foram trocados na versão inglesa, então muitos estão acostumados a chamar o Green de Blue e a Blue de Green. Acontece. Outra coisa que também é comum de se confundir é achar que o Green é o Gary! Tecnicamente, eles são de universos diferentes, então mesmo apesar da aparência ligeiramente semelhante, eles são personagens diferentes! É só tomar um cuidadinho extra nessa parte e prestar um pouquinho de atenção, ok?

A história do primeiro volume, que é narrada por Red, conta sobre sua vida como um garoto normal vivendo na  pequena Pallet Town, quando ele decide sair em sua própria aventura, juntamente com sua rival de infância, Blue. Seu maior sonho é se tornar o maior treinador pokémon do mundo e ser o primeiro a conseguir completar a Pokédex. Neste mundo de Pokémon, ele faz muitos amigos, seres humanos e Pokémon de igual forma. No entanto, nem tudo está bem. E adivinha por que? Tã-dã… A Equipe Rocket (gostaria de dizer que é o nosso trio pateta preferido, mas não vai ser dessa vez) está tentando capturar Mew, que é notadamente um Pokémon muito raro, além do fato dela estar realizando experiências com outros Pokémons na tentativa de aumentar seus poderes. Red e seus amigos devem lutar contra a Equipe Rocket para parar seus experimentos – não se enganem, muitas vezes cruéis  – e desvendar os segredos do mundo Pokémon.

Inclusive, as histórias definitivamente não são como nos animes, então podem ir se acostumando com cenas tipo essa:

Sim, isso é um Poliwhirl sendo trespassado por um Fearow.
Sim, isso é um Poliwhirl sendo trespassado por um Fearow.

Desnecessário seria comentar que estas versões são altamente criticadas na internet de maneira bastante positiva, mas vou comentar assim mesmo! Muitos de nós crescemos assistindo e jogando Pokémon, muitos de nós crescemos e ainda estamos assistindo e jogando Pokémon até hoje, hahaha. Mas acompanhar o mangá é uma experiência única, como revisitar cada versão dos jogos antigos que você passou horas se divertindo sozinho, com primos ou amigos. Te passa aquela emoção nostálgica de “poxa, queria estar nesse jogo”! Os personagens são todos impressionantes, cada um com suas peculiaridades, diferenças, defeitos e qualidades. As histórias são muito interessantes e cada uma tem seus momentos de bastante emoção. Vale muito a pena acompanhar.

pokemon-adventures-2
Os traços são muito fofinhos <3

Outro detalhe: para quem está acompanhando os jogos, a nova versão Sun & Moon apresentou o Red e o Blue (Green, em japonês) como personagens “lendários”, em suas versões mais adultas –  e você pode batalhar com eles! Graças a isso, ter a experiência de conhecer as histórias desses personagens no mangá quando eles ainda eram treinadores iniciantes é uma oportunidade muito legal!

RED, SEU LINDO <3
RED, SEU LINDO <3

O mangá sairá nas bancas por apenas R$13,90 e 208 páginas cada um dos três volumes. A série será publicada bimestralmente. Bacana né? Lembrando que também existe a possibilidade de compra online pelo site da Panini. Ela preparou ainda um pacote de assinaturas que vai contemplar os três volumes de Pokémon Red Green Blue e os quatro volumes de Pokémon Yellow, que será lançado logo na sequência, também em edições bimestrais. Além da comodidade de receber a publicação em casa, o pacote de assinaturas traz ainda um desconto exclusivo para os colecionadores!

Não sei vocês, mas eu já estou morrendo pelos meus volumes <3 Se você é fã de Pokémon, este mangá é uma OBRIGAÇÃO, tão me lendo bem? Garanto umas boas surpresas pra quem nunca se aventurou com a versão literária dos nossos queridos monstrinhos de bolso. De qualquer forma, boa leitura! =D

Compartilhe: