Lizzie Bordello: HQ com mulheres bucaneiras subversivas, empoderadas e muito divertidas!

ban-lizzie-bordello

Essa HQ vai conquista você 😀

Misture um bocado de ficção científica, feminismo e referências à cultura pop, com generosas doses de zoeira. Adicione a mistura na imaginação de uma quadrinista criativa, gente boa pra caramba e nerd old school. O resultado inusitado, divertido e subversivo são os dois volumes de Lizzie Bordello e as Piratas do Espaço. Simplesmente um dos quadrinhos mais legais já publicados no Brasil!

Em Lizzie Bordello e as Piratas do Espaço tem de tudo um pouco: aventura, humor, romance, sexo e inimigos maléficos pra lá de hilários. Nos dois volumes acompanhamos as confusões desse grupo de quatro mulheres, empoderadas, livres e de personalidades muito fortes. A líder é a Lizzie Bordello, capitã e cozinheira, pós-punk, educada na Escola de Phoddice para Moças de Cyber Cureide e com tendências a se portar como uma Robin Hood de periquita. Ela é acompanhada por suas amigas e companheiras de jornada: Deus, negra e dona de um sex appeal irresistível, melhor atiradora do quadrante, ex-criança prodígio, fã de Pam Grier e de filmes pornôs; Fran, transexual, responsável por comunicações e estilo, nerd e mãe; e a novata Lambretinha, a estagiária especialista em tecnologia e bem mais esperta do que demonstra.lizzie-bordello-e-as-piratas-do-espaco-1

Lizzie Bordello (o nome veio da mistura de Lizzie Bennet, a personagem do livro Orgulho e Preconceito e Gogol Bordello, a banda norte-americana de gypsy punk) foi criada por Germana por volta de 2006/2007, juntamente com como Fran e Deus, mas que naquela época não tinham nomes. A Lambretinha surgiu em 2013, quando, depois de participar do FIQ e ter seu traço elogiado por George Pérez , Germana jogou a insegurança fora e decidiu que era hora das piratas iniciarem suas aventuras. Logo depois, a artista recebeu o convite para fazer parte do coletivo As Periquitas.

Antes das aventuras dessas piratas espaciais chegarem as páginas das HQs, elas já estavam aprontando na internet. Lizzie Bordello começou a ser publicada no final de 2013, na internet em páginas semanais. Três arcos da webcomic estão no primeiro volume – Lizzie Bordello e as Piratas do Espaço: Gentch! Raptaram Capeta, Noite Feliz Paporrah e Sr. Fulano. A quarta história, Pombas, foi publicada na coletânea “As Periquitas”, pela editora Kalaco.

lizzie-bordello-e-as-piratas-do-espaco-1

Nesta HQ, publicada pela Jambô em 2014, somos apresentadas às piratas espaciais, já no meio de uma pancadaria para defender a nave-navio. Em seguida, acompanhamos as bucaneiras na investigação sobre o rapto da irmã de Deus, a Capeta. Antes do principal desafio, da batalha das piratas contra o sinistro Sr. Fulano, ainda dá tempo das aventureiras terem uma Noite Feliz e prazerosa. Impossível terminar jornada pelas 80 páginas da HQ sem se divertir com o humor inteligente e irreverente da autora e soltar boas gargalhadas.

E para não deixar a gente com saudade e crise de abstinência, a Germana lançou na 5a Bienal do Livro de Minas Lizzie Bordello e as Piratas do Espaço 2 – A Volta de Capeta, o segundo volume com as histórias das piratas mais malucas do espaço. Desta vez, Lizzie, Deus, Fran e Lambretinha encontram uma das mais terríveis, perigosas e assustadoras ameaças das sete galáxias: um parente falido que vem morar com elas! E é ninguém menos que Capeta, a malévola irmã de Deus. Enquanto isso, as bucaneiras espaciais precisam encarar o perigoso Pastor Boladão e prosseguir na busca pelo tesouro perdido do capitão Clegg-Crusinhg. E antes de sair de Férias com a Capeta, as piratas ainda farão uma visita na Romênia a um conhecido conde morto-vivo sugador de sangue.lizzie-bordello-e-as-piratas-espaciais-2-capa

Lizzie Bordello e as Piratas do Espaço 2 – A Volta de Capeta traz ainda várias participações especiais em suas páginas, como por exemplo um policial-juiz famoso por seu capacete e inflexibilidade, além das aventuras mais insanas deste lado do universo. O encadernado, contém as histórias publicadas na internet de 22 de maio de 2015 a 31 de março de 2016, e também tem duas histórias inéditas, pin-ups e galeria de convidados.

Germana Viana

Germana-Viana

Quadrinhista recifense de nascimento e paulistana por escolha, Germana Viana conta sempre que tem oportunidade que já lia quadrinhos antes mesmo de saber ler. De paixão, as HQs se tornaram profissão. A partir de meados dos anos 90, Germana atuou como ilustradora infanto-juvenil. No início dos 2000, passou a trabalhar como letrista e designer de quadrinhos e foi assistente do Joe Prado na Art&Comics, agenciando artistas para o mercado norte-americano. E, a partir do FIQ de 2013, Germana também tornou-se quadrinhista e, para nossa felicidade, não parou mais de produzir.

Atualmente, Germana está escrevendo e desenhando As Empoderadas para o selo Pagu Comics, da Social Comics, também está trabalhando na história de detetive Clotilde e Marione – duas senhoras, setentonas, que entre um ponto de crochê e outro, resolvem crimes. Paralelamente, a artista ainda desenvolve a HQ Setembro, quando estivemos aqui, com André Freitas.Clotilde-e-Marione

Suas principais influências quadrinísticas são Love and Rockets (Jaime e Gilbert Hernandez), Tank Girl (em especial, a fase realizada pelo artista Jamie Hewlett) e Sandman (Neil Gaiman). Germana também é fã declarada de artistas como David Mazzucchelli, Angeli, Laerte, Alan Moore, Garth Ennis (especialmente Hitman) e Brian Michael Bendis. Ela também adora ler HQs do Deadpool, da Valentina (Guido Crepax), e do Demolidor (a fase escrita pelo Mark Waid).Lizzie-Bordello-e-as-piratas-do-espaço2-pag01

Agora que você já conhece um pouco de Lizzie Bordello e as Piratas do Espaço, e da criativa autora das piradas aventuras das bucaneiras, comece logo a ler as HQs. Você pode ler Lizzie Bordello e as Piratas do Espaço gratuitamente na internet nesse site. Ou adquirir a versão física do primeiro volume na Nerdz  por R$ 27,90. E Lizzie Bordello e as Piratas do Espaço 2 – A volta de Capeta, por R$32,90.

Não deixe de embarcar nessa jornada espacial com Lizzie Bordello e as Piratas do Espaço, que a diversão é garantida!

Quem escreve? Luciana

Jornalista, Relações Públicas, Especialista em Gestão da Comunicação e Mestranda em Análise do Discurso. Rpgista de longa data, trekker (Vida longa e próspera!) e whovian (Allons-y!)... Gosto da natureza, de literatura, HQs, cinema, séries de TV, rpg, board games, de música boa (rock and roll) e de nerdices em geral! Adoro preparar quitutes e receber os amigos. Insisto em ser feliz e sou altamente convivível! E amo o Leo - o maridão e personal-particular-chef!!!