[LIVRO] The Legend of Zelda: Hyrule Historia

destaq

Imagine uma batata feliz. OOOOOOOOK! Agora triplique a felicidade :D! Andando pela livraria com meu amado, decidimos nos dar de presente de Natal esse livro maravilhoso para completar a nossa estante de livros de arte no estúdio.

IMG_5340

Entenda um pouco da minha felicidade assistindo esse trailer:

Esse livro não é novo. Ok, ele não é veeeeeeeeeelho… Mas foi lançado em 2011 para a comemoração de 25 anos de The Legend of Zelda apenas no Japão! No início desse ano a Dark Horse (editora americana famosa por publicar quadrinhos) traduziu para o inglês! Até agora não temos a versão em português oficial, mas em inglês é melhor do que japonês para quem não entende nada né?

E quem se interessaria em ter esse livro? Bem, não só os fãs da série. Vendo bem o seu conteúdo, vejo que esse livro é uma aula sobre toda a história, os jogos, personagens… É para cativar novos fãs!! Além de dar um banho de arte conceitual, processo de cada personagem e cenário… é… fantástico.

Material

A capa é muito, muito, MUITO bonita! Principalmente pela escolha do tão forte verde com as letras douradas que dão um super tcham. O que não curto muito nesse material é que ele ganha arranhões MUITO rápido. Assim que tiramos ele do plástico, já ficou com marcas de dedo, unha, local que apoiei ele na estante… Bem chato :/ Mas continua sendo lindo né <3? capa_02

capa_01

O desenho que tem na capa é o Gate Time do Skyward Sword! Acho que quem jogou vai reconhecer logo de cara 😀 Por dentro as páginas são decoradas com uma leve textura e cor de papel mais velho, dando um toque especial para cada imagem.

Conteúdo

O livro é dividido em partes, iniciando com o mestre Shigeru Miyamoto 😀 Nessas primeiras páginas ele explica um pouco da intenção que tinha ao criar a franquia e como mudou seu rumo.

01

Para quem não conhece ou jogou todos os jogos, aqui você pode ver a LINHA DO TEMPO OFICIAL! É bem interessante ler a versão oficial MESMO porque os jogos não tinham uma ordem cronológica que fizesse muito sentido – o que levou a muitos e muitos fãs criarem suas próprias teorias, né?

02

A Nintendo deu sentido a cada jogo explicando suas realidades diferentes! Se o seu coleguinha diz “todos os Zeldas são iguais” (aquele mesmo colequinha que fala “O” ZELDA), deixe-o ler um pouco dessa página para que ele entenda como a Nintendo consegue criar um conceito impressionante e cativante, dividindo a linha do tempo em segmentos para que todo mundo possa apreciar cada história individualmente. São conceitos muito bons mesmo, FICO IMPRESSIONANTE.

03

04

Alguns jogos ganham mais destaques que os outros. A Link to the Past tem apenas um par de folhas no meio dessa imensidão de conteúdo, o que é bem triste… Mas faz um pouco de sentido se você parar para pensar que foi produzido a MUITOS anos, e as empresas não guardavam tudo digitalmente… Além de uma equipe de arte menor, muito provavelmente teríamos menos artes né? Será que algo foi perdido? Bem, pelo menos está tudo super explicadinho 🙂

05

Para quem espera abrir o livro e só ver aquelas artes finais que já usaram para publicidade de cada jogo, está muito enganado! O conteúdo é bizarramente amplo 😮 ! A Nintendo realmente mostra MUITO do processo de criação dos personagens e mundos da série.

14

15

É bem legal ver as anotações dos criadores e artistas!! Além de ver como o processo pode mudar um personagem da água pro vinho hahahaha! Como trabalho com arte, esse livro é tipo um banho de água fria naqueles dias de verão no Hell de Janeiro. É CONCEPT ART NA VEIA! Arte desde o primeiro sketch até o fucking resultado final!!!
Também mostram muitos dos conceitos que acabaram não sendo utilizados no jogo, da pena de ver algumas ideias serem descartadas… Mas faz parte do processo né? E é muito bom a Nintendo ter liberado esse conteúdo <3 E aí depois de toda essa maravilha que mostrei... No final tem um mangá de prelúdio ao Skyward Sword! Ilustrado por A. Honda e S. Nigano (ou Akira Himekawa), começa com páginas em cores e depois vai para o tradicional preto e branco 🙂

E aí? Vale a pena?

brows

Pfffff…PFVR NÉ! Obviamente. Ta aí uma ótima dica de presente de Natal, dia dos namorados, páscoa, aniversário… Ou qualquer ocasião. É um guia fantástico para esse mundo lindo e tão famoso.

Dona Batata… Quanto custa? Originalmente está no valor dos U$34,99. Aqui no Brasil você vai encontrar pelo valor de aproximadamente R$120, eu tive a sorte de encontrar na promoção enquanto passeava na Livraria Cultura. Por mais que eu ache que não vale a pena procurar a versão gratuita – afinal, sou artista e isso é um puta incentivo e merece cada centavo cobrado, uma equipe brasileira super fã da franquia traduziu todo o livro para o português 🙂 É só clicar aqui para ver!

Quem escreve? Luiza (Batata)

Ilustradora e co-fundadora do 2Minds! Co-autora da HQ independente Plumba. Apaixonada por pintura. Dona de dois maine coons gordos, adora Sailor Moon, jogos de tabuleiro, música instrumental, pintar as unhas sozinha, doces e jogar...DIABLO 3 e OVERWATCH \../,