E se todas as lâmpadas da sua casa, da sua rua e da sua cidade pudessem fornecer dados aos seus dispositivos? 

A tecnologia LiFi pode não apenas dar ao 5G uma velocidade de dados alta, mas também pode ser a resposta para muitas das perguntas sobre a tecnologia sem fio de quinta geração. Embora o 5G já esteja disponível em alguns locais, o mercado permanece a alguma distância do que os consumidores esperam da promessa deste tipo de conexão.

Em um mundo em que tudo está conectado, o 5G deve agir como o hub de dados, fornecendo todos os dados que todos os dispositivos, de smartphones a carros inteligentes, precisam. Contudo, um dos problemas desta tecnologia é que ela depende de frequências de rádio, que têm limitações muito maiores do que a luz, usada pela LiFi.

É isto mesmo: a ideia por trás da tecnologia LiFi é que as lâmpadas podem fornecer dados para os dispositivos. Assim como as frequências de rádio, a luz tem um espectro, que é usado para fornecer dados, funcionando independentemente de a luz estar ligada ou visível.

Como aponta o IEEE Spectrum, empresas de tecnologia já estão trabalhando para tornar o LiFi uma realidade do consumidor. A SLD Laser exibiu recentemente sua solução baseada em LiFi durante a CES 2020, prometendo velocidades de dados várias vezes mais rápidas do que o 5G oferece, observando-se que foram utilizados lasers em vez de lâmpadas de LED, o que potencializou ainda mais o resultado.

Mas e os pontos negativos?

Como o 5G e o Wi-Fi, o LiFi também tem suas próprias limitações. Por exemplo, espera-se que a maioria dos equipamentos use alguma forma de luz visível, que não pode passar através das paredes. Em teoria, seria necessário haver uma fonte de luz (lâmpada) cobrindo todos os lugares em que uma pessoa, empresa ou cidade deseja que os dados sejam entregues, e esse tipo de implantação leva tempo – e gasta energia. Da mesma forma, é possível que outras fontes de luz possam interferir nos sinais de dados emitidos.

LiFi
Imagem via Direct Industry e-magazine

Ainda assim, esta tecnologia é melhor vista como uma provável contrapartida do 5G. Eles não estão competindo pelo seu limite de dados, mas podem ser usados ​​juntos para formar um sistema de entrega de dados mais rico em geral. Onde o 5G é limitado, o LiFi pode intervir, e vice-versa.

No entanto, pode levar algum tempo até que os consumidores realmente comecem a ver os produtos LiFi fornecendo dados para seus dispositivos pessoais. Devido aos benefícios de maiores quantidades de dados entregues mais rapidamente e mais, é provável que o LiFi comece a ser testado e usado comercialmente em algumas das indústrias extremamente pesadas em dados, como veículos autônomos.


Fonte: ScreenRant

Curtiu? Então leia mais sobre tecnologia aqui!

Compartilhe: