Baixo assinado para a volta de W.i.t.c.h.

witch capa-1

Lembra da revista W.i.t.c.h.? <3

Em março de 2002 chegou ao Brasil a primeira edição da revista W.i.t.c.h. ela podia até parecer mais uma revista direcionada ao público jovem feminino da época, como tantas outras… Mas continha algo muito mais interessante nas suas páginas finais.

A história de cinco meninas escolhidas para manter o equilíbrio entre dois mundos.

Primeira edição guardada com muito amor e carinho.

Primeira edição guardada com muito amor e carinho.

Originalmente italiana, a série foi criada por Elisabetta Gnone, Alessandro Barbucci e Barbara Canepa e publicada na Itália de abril de 2001 a outubro de 2012 em parceria com a Disney da Itália.

Saia mensalmente por aqui trazendo dicas de maquiagem e roupas (como a maioria dessas revistas) só que com uma pegada diferente e bem exotérica no meio. Com muito horóscopo, tarô e superstições. Chegou a dar dicas de Feng Shui para arrumar o quarto! Revi algumas matérias até com um pezinho no feminismo, incentivando as meninas a fazerem o que gostam mesmo se for “coisa de menino”. E claro tinham os brindes sempre muito instigantes XD

Agora seu grande diferencial era a HQque ocupava metade da revista e introduziu várias garotas (e garotos também, porque não?) ao mundo dos quadrinhos.

Eu mesma ainda mantenho uma (praticamente completa) coleção dessas revistas. Que reli parcialmente para escrever essa matéria, tudo por uma boa causa. Senta que lá vem textão.

Na história existe o nosso mundo e o mundo dos espíritos. Nele, a muito tempo no passado, o universo era um só reinado. Até os espíritos que nele viviam terem contato com o mal, que os corrompeu e separou. E aquele universo espiritual, que era um só, se dividiu em dois e uma muralha teve de ser criada, separando os que viviam em paz e os que viviam para causar dor aos outros. Os maldosos e injustos foram banidos para a zona mais escura do Metamundo e os espíritos iluminados criaram a fortaleza de Kandrakar. Desde então a congregação de Kandrakar, situada no mundo espiritual em algum lugar fora do espaço tempo e regida pelo Oraculo, elege guardiãs para proteger a muralha e manter o equilíbrio entre os mundos.

Oraculo e Kandrakar

Oraculo e Kandrakar

 

Quando a muralha se torna frágil elas são convocadas. Essas guardiãs têm acesso aos quatro elementos da natureza para ajuda-las e são regidas pelo Coração de Kandrakar, que concede seus poderes e tem uma guardiã principal.

Coração de Kandrakar

Coração de Kandrakar

Nessa geração todas vivem na cidade de Heatherfield e frequentam o instituto Sheffield. São elas:

Will

Will

Will

Sobre: Ela é uma garota fechada, sensata e está sempre preocupada com tudo. Adora as ciências exatas e é super companheira. Mora com a mãe, que é consultora em uma empresa, e no início da história acabou de se mudar para pra Heatherfield.

Poder: É a protetora do coração de Kandrakar, talismã que guarda os poderes dos elementos das guardiãs. Ela reúne a força dos quatro elementos, que se transformam em um poder de energia. Pode também fazer eletrodomésticos falarem o.o

Curiosidades: Will tem rinite alérgica, coleciona bichos de pelúcia (preferencialmente sapos) e quando fica envergonhada enrola o cabelo com a ponta dos dedos. Seu signo é Capricórnio.

 

Irma

Irma

Irma

Sobre: É a primeira a ajudar os amigos quando eles precisam, não pensa antes de falar e se espanta quando os outros ficam bravos com ela. É delicada e adora ouvir música. Mora com seu pai, que é policial, sua mãe e seu irmão mais novo pentelho.

Poder: Controla o poder da água. Possui fantástica habilidade para controlar líquidos, consegue ficar horas embaixo da água e é uma perita em feitiços.

Curiosidades: Irma tem uma tartaruga de estimação chamada Cascudinha. Estuda na mesma classe de Hay Lin e Taranee, e adora provocar a Cornelia. Seu signo é Peixes.

 

Taranee

Taranee

Taranee

Sobre: É a mais cabeça do grupo e meio distraída. Ela é como o elemento que domina, aparentemente calma até que uma centelha a faça explodir. Adora química e esportes, seu favorito é basquete. Sua mãe é juíza e seu pai psicólogo, tem um irmão mais velho que adora surfe. Também é nova na cidade.

Poder: Controla o fogo. Pode fazer qualquer elemento ficar incandescente, gera e controla as chamas (inclusive fazendo luminárias de fogo flutuante que não queimam!).

Curiosidades: Sua mania é a fotografia e seus alvos os insetos. Depois de transformada perde completamente a timidez e seus óculos ficam inquebráveis (quero esse poder também!). Seu signo é Aries.

 

Cornelia

Cornelia

Cornelia

Sobre: É decidida, racional, teimosa e mandona. Leva tudo a sério e é ótima para resolver problemas. Todas confiam nas suas habilidades quando estão em perigo. Mora com os pais e a irmã mais nova em um dos bairros mais sofisticados de Heatherfield.

Poder: Controla a terra. Tem intimidade com a natureza e pode fazer crescerem plantas. Com seu elemento também consegue abrir buracos nas paredes e mover objetos com o pensamento.

Curiosidades: não sabe nadar, mas quer aprender. Tem paixão por patinação no gelo e já ganhou vários prêmios competindo. Está na mesma classe de Will e Elyon, que é sua melhor amiga. Seu signo é Touro.

Hay Lin

Hay Lin

Hay Lin

Sobre: Avoada, está sempre com a cabeça no mundo da lua. Fanática por ficção cientifica e seu maior sonho é conhecer um alienígena. Ama desenhar. Vive com os pais e a avó em um apartamento que fica em cima do restaurante chinês da família.

Poder: Controla o ar. Consegue voar e controla os ventos. Ela é a guardiã do mapa dos Doze Portais, que assinala todas as passagens para o Metamundo existentes no nosso mundo. O mapa foi confiado a ela por sua avó, que em gerações passadas também foi uma das guardiãs de Kandrakar.

Curiosidades: Escreve tudo que é importante na mão e desenha suas próprias roupas. É também muito fã de óculos grandes e de formatos diferentes. Seu signo é gêmeos.

As iniciais dos nomes de cada uma das meninas formam o nome da revista. E é claro que elas contam com uma fantástica transformação quando vão usar seus poderem ao máximo.

Ai as transformações sempre empolgando...

Ai as transformações sempre empolgando…

Além de proteger o equilíbrio entre os mundos e combater o mal, as meninas tem de enfrentar os problemas normais de uma jovem… inclusive entre elas.

Elyon

Elyon

Elyon: Melhor amiga de Cornelia e amiga das W.i.t.c.h’s desde antes delas descobrirem que eram guardiãs. Também se vê envolvida nessa trama por Cedric, que não por acaso tem ordens para destruir as W.i.t.c.h’s. Descobre que faz parte da família real de Meridian, planeta do outro lado da muralha. E se vira contra as amigas, causando um trauma no grupo.

A séria nunca chegou a terminar por aqui parando de ser lançada pela editora Abril Jovem em 2009. A proprietária atual da parte de quadrinhos da editora Abril é a Panini Comics e está rolando um abaixo assinado para que a editora relance os quadrinhos das W.i.t.c.h. em forma de encadernado. Eu já assinei!

Segue o link:

https://secure.avaaz.org/po/petition/Editora_Abril_Publicacao_de_Volumes_Encadernados_da_HQ_WITCH/?fXtjrkb&pv=7

Quem escreve? Sofia Mancio

Criadora do Clube de Conversa e aspirante a pesquisadora. Sou tímida e não sei o que mais escrever nesses "sobre mim". Obrigada, de nada.