Leitura obrigatória: O Hobbit, de J. R. R. Tolkien

o-hobbit-capas-livro-tolkien

Se você ainda não leu está esperando o que para entrar nessa aventura?

Dia 12 de outubro é comemorado o Dia das Crianças, e nada melhor do que recomendar um dos clássicos da literatura infanto-juvenil!

Em O Hobbit, o mestre da fantasia, J. R. R. Tolkien escreveu as aventuras de Bilbo Bolseiro atravessando a Terra Média, enfrentando diversos perigos, fazendo novas amizades e descobrindo muitas maravilhas que existem depois dos limites do Condado.

Tudo começa quando Gandalf envolve o hobbit na missão de 13 anões, que buscam retomar sua antiga casa, a Montanha Solitária, das garras do dragão Smaug. Mas o caminho até lá não será fácil, e o grupo vai ter que mostrar toda a coragem que tem. Eles têm de enfrentar toda a sorte de criaturas, aranhas gigantes, orcs, gigantes de pedra, trolls, e, é claro, o temível Smaug que os aguarda dentro da Montanha, esparramado em cima de toneladas de ouro, prata, pedras preciosas e outras riquezas.

o-hobbit-bilbo-filme

Os personagens centrais são muito bem explorados, parece que você é amiga deles. Já os secundários ficam sem muitas explicações, e atiçam a curiosidade de quem está lendo. Talvez por isso seja impossível ler apenas um livro que Tolkien escreveu, ele consegue amarrar todos com esses mistérios.

Muita gente acha cansativo o jeito Tolkien de escrever, mas neste livro esses detalhes enriquecem mais ainda as situações que o grupo enfrenta, não fica cansativo. E o narrador da história conversar diretamente com o leitor, prendendo mais a atenção, como se fosse uma história sendo contada em uma taverna nos tempos antigos. Isso me encanta muito, e ajuda a dar mais aquele clima de fantasia!

Apesar do livro ter sido lançado em 1937 (aqui no Brasil em 1976 pela editora Martins Fontes) apenas em 2012 ele foi adaptado para o cinema, ganhando uma trilogia. Mas fica o aviso: nos filmes existem muitos detalhes que não aparecem no livro, elementos que foram acrescentados para que, na tela grande, a história ficasse mais atraente. Cada um tem seu mérito, mas talvez não dê para comparar os dois.

o-hobbit-capa-original-livro

Capa da primeira edição de O Hobbit, com um desenho do próprio Tolkien

 

A minha edição, encontrada esquecida em uma prateleira de um sebo, tem ilustrações feitas pelo próprio Tolkien, que são maravilhosas! Olha só:


ilustração-tolkien-o-hobbit-livro ilustração-tolkien-o-hobbit-livro ilustração-tolkien-o-hobbit-livro

Juntando isso com os detalhes e o narrador conversando diretamente com você, dá para se sentir na Terra Média junto com Bilbo e os anões.

Quem escreve? Gabi Orsini

Aspirante a jornalista e bailarina. Conversa até com poste e acha que sabe cantar. Desde que descobriram que é uma sereia, não esconde mais isso. Ama tirar fotos e por o pé na estrada. Tem o dom de ler em qualquer hora e lugar. Sonserina sim.