Jogo de Tabuleiro da Semana: The Resistance

destaque

Essa semana vou trazer à coleção de jogos de tabuleiro das Garotas Geeks um jogo SUPER rápido e divertido: The Resistance!

Esse jogo está dentro da categoria “party game” (jogo de festa) por ter uma duração muito curta de aproximadamente 30 minutos e por ter um número de jogadores considerável (é de 5 a 10 pessoas).

Prepare-se, esse é intenso! O jogo se passa em um “futuro próximo”, ou você faz parte de um governo corrupto ou da resistência… Você tem que descobrir qual dos seus amigos está contra você e lutar para que seu time vença. E como faz isso? Na base da dedução, mentira, cara de pau e decepção.

na foto da nossa primeira jogada: Diego! lindo, solteiro, gamer, fikdik!

na foto da nossa primeira jogada: Diego! lindo, solteiro, gamer, fikdik!

Antes do jogo começar tem um tempinho para todos os jogadores fecharem os olhos e apenas quem é espião abrir, dessa maneira os espiões sabem sempre quem é do mesmo time e terão que agir em conjunto na base da mentira.

resistência e governo!

resistência e governo!

cartão das missões e indicação de quem ganhou qual rodada

cartão das missões e indicação de quem ganhou qual rodada

O jogo tem no máximo 5 rodadas (sim, é BEM curto), em cada uma você tem que decidir se a missão vai falhar ou não. A cada missão uma pessoa é a lider do grupo e escolhe as pessoas que vão participar dela – ela pode se escolher para fazer parte da missão ou não. Se você for da resistência seu voto deverá ser para prejudicar o governo e a missão falhar, caso seja do governo, tentar fazer com que a missão dê certo. Ganha o jogo o time que completar mais missões (3)!!

Antes da votação sobre o desempenho da missão, todas as pessoas podem votar se aprovam ou não o time escolhido. Caso seja desaprovado pela maioria, a pessoa passa a liderança para o próximo da roda e assim por diante…Se tiver 5 times desaprovados, é vitória automática da resistência.

tokens de votação

tokens de votação

Mas para quê vamos aprovar ou não um time antes mesmo de começar a missão? Ao decorrer do jogo você vai começar a desconfiar das pessoas que estão a sua volta, elas podem ser do time oposto e estarem mentindo descaradamente, cabe a você impedir essas pessoas participem da missão.

Com o time aprovado se iniciam as votações para saber se a missão falhou ou sucedeu. Se houver UM voto da resistência, a missão falha! Então não é por maioria… Assim que uma missão falha, todo mundo começa a desconfiar e a mentir descaradamente. Esse jogo proporciona ALTAS BRIGAS e acusações – e crises de riso também.

plot cards/cartas de enredo

plot cards/cartas de enredo

Esse é o modo easy de jogo, também tem a opção de implementação de “plot cards” (carta de enredo)! No começo de cada missão o lider pega uma dessas cartas (ou mais dependendo do número de jogadores) e dá para quem ele quiser – menos ele mesmo. Essas cartas tem mecânicas interessantes como a permissão para olhar a carta de identidade do amiguinho, o voto de alguém, passar o voto… É divertido, mas recomendo usar só depois que o grupo aprende bem a mecânica do jogo.

box_the_resistance

Gostou? Esse jogo é BEM baratinho! Comprei aqui por U$13,49 😀 Infelizmente ainda não vi aqui no Brasil, mas é fácil de importar por ter um valor baixo… Como tem um número considerável de jogadores mínimo, fica baratinho dividir com seus amigos 🙂

E aí, gostou? Na primeira vez que eu fui da resistência tive crise de riso e tivemos que dar reboot no jogo!

Quem escreve? Luiza (Batata)

Ilustradora e co-fundadora do 2Minds! Co-autora da HQ independente Plumba. Apaixonada por pintura. Dona de dois maine coons gordos, adora Sailor Moon, jogos de tabuleiro, música instrumental, pintar as unhas sozinha, doces e jogar...DIABLO 3 e OVERWATCH \../,