Jogo de Tabuleiro da Semana: Colonizadores de CATAN

destaque

Como eu disse no post da semana passada, vou começar hoje uma série de post semanal com os eurogames que tenho em casa! Mas afinal, o que são os “eurogames“? Esse termo surgiu na Alemanha nos anos 90, um dos jogos que definiu esse gênero é o que apresento aqui hoje: Colonizadores de Catan!

Eurogames são jogos com mecânicas inovadoras e outras maneiras de se encarar um tabuleiro. Depois de jogar esse tipo de jogo, você não vai mais querer voltar aos jogos de tabuleiro estilo War, Banco Imobiliário e Jogo da Vida… Grande parte disso é porque esses jogos não são totalmente (ou nada) baseados em sorte! Para vencer você tem que usar a cabeça e ter estratégia, todos os jogadores começam sempre com as mesmas chances de vencer (inclusive um novato). Vamos ao escolhido dessa semana então, mas saiba que esse post NÃO TEM o intuito de ensinar o jogo, apenas introduzir.

catancaixa

Colonizadores de Catan foi o primeiro eurogame que eu tive! Assim que lançou no Brasil tive a oportunidade de jogar na casa de amigos e logo adquiri o meu <3 Esse jogo é o MELHOR para você iniciar sua coleção, mesmo tendo importado vários outros jogos, Catan ainda é meu all time favorite.

mapa_catan

Um jogo simples, bem simples. Fácil de aprender, divertido de jogar com os amigos, irmãos e até pais dispostos a participar hahaha! O conceito é bem básico: Uma ilha, 4 (ou 3) colonizadores, 5 tipos de recursos e apenas um soberano. Tudo é na base da troca e extração de recursos para construir sua cidade, então você tem que prestar atenção no que precisa e principalmente no que o seu amiguinho precisa também. Tem que ter estratégia e um pouco de sorte no dado.

recursos

Na ilha de Catan você tem 5 tipos de recursos: tijolos, madeira, pedra, trigo e ovelhas. Combinando esses recursos você constrói estradas, vilas (1 ponto) e cidades (2 pontos)! Ganha quem tiver 10 pontos. Com isso os jogadores tem que decidir cuidadosamente aonde construir para poder extrair o maior número de recursos.

No início do jogo você monta a ilha, cada recurso é colocado aleatóriamente e em cima dele tem sempre um número – que é o que você tem que tirar no dado para poder extrair cada um deles. Só se extrai um recurso quando cai o seu número no dado, em cada hexágono se pode ter até 3 contruções (de 1 ou mais pessoas), elas são necessariamente sempre separadas por 2 estradas, por isso que tem que pensar bem aonde vai construir algo.

Nas extremidades do mapa, aonde se encontra a água, sempre vão ter os portos! Lá você pode trocar 3 recursos iguais por 1 que você não tem, ou 2 de algum específico por 1 que você não tem – isso ajuda MUITO durante o jogo, pode ser uma boa estratégia dependendo do posicionamento do mapa.

ladraocatan

E assim ta muito fácil… Mas reparou que no mapa não tem o número 7? O 7 é o número do LADRÃO! Quando sai o 7 no dado você tem que se desfazer de cartas se o total delas for mais que 7 nas mãos, e quem tirou o dado pode roubar de um amiguinho! Além de roubar uma carta do amiguinho, você também impossibilita ele (ou eles) de adquirir um recurso – colocando o ladrão em cima do terreno. Dessa maneira, mesmo que caia o número do recurso X, com o ladrão em cima ninguém ganha.

desenvolvimento_catan

O jogo também oferece cartas de desenvolvimento – que eu e meus amigos chamamos de charizard por algum motivo incógnito. Essas cartas tem chance de te dar um ponto, te ajudar a construir estradas sem precisar dos recursos, te dar recursos de graça, monopolizar algum recurso da rodada de todos os jogadores e ainda te dá um cavaleiro! Esse cavaleiro permite que você troque o ladrão de lugar HEHE.

achievements

E o jogo ainda fica mais legal por ter…ACHIEVEMENTS! Isso mesmo, metas que você pode cumprir para ganhar mais pontos! Se você tiver mais estradas interligadas ou a maior frota de cavaleiros, você pode ganhar 2 pontos! Mas calma, se alguém te ultrapassar, essa pessoa rouba de você.

catan

As partidas podem durar em média 75 minutos, ou muito menos se o pessoal for rápido. É sempre divertido, principalmente quando você aprende que não é só sobre vencer e sim sacanear o amiguinho HEHEHE!

startrek_megaman_edition

O jogo também tem expansões e outras versões (incluindo uma foda de Mega Man e outra de Star Trek – com as mesmas mecânicas), mas infelizmente não são vendidas no Brasil =( Se você quer saber exatamente como se joga, aqui tem uma introdução interativa das regras, mas você também pode jogar online aqui!

AMEI, BATATA! ONDE EU CONSIGO??? Calma, Catan é um jogo SUPER FÁCIL de se encontrar! Tem em qualquer loja de brinquedo grande (ou até nas Lojas Americanas), o preço vai por volta dos R$89, vale cada centavo. E de bonus voce pode comprar a edição fodasuperdeluxedecolecionador que vem dentro de um baú de madeira e tudo é 3D!

2005-3d-catan-aufbau_rgb_klein_opt

Vale muito, muito mesmo. E o que rola na próxima semana? Um jogo chamado BOSS MONSTER 😀

Quem escreve? Luiza (Batata)

Ilustradora e co-fundadora do 2Minds! Co-autora da HQ independente Plumba. Apaixonada por pintura. Dona de dois maine coons gordos, adora Sailor Moon, jogos de tabuleiro, música instrumental, pintar as unhas sozinha, doces e jogar...DIABLO 3 e OVERWATCH \../,