Jogo brasileiro “Akane” conta com muito sangue, neon e uma samurai bad ass

akane jogo

Leve o máximo de gente com você para o inferno.

Ambientado no universo cyberpunk da Mega-Tokyo em 2121, com fortes influências de “Ghost in the Shell”, “Akira” e “Blade Runner”, Akane é um arcade-shash em que você mata e morre com apenas um golpe. Desenvolvido pela brasileira Ludic Studio, o jogador é uma samurai que leva o nome do jogo, tem sede de vingança e um único objetivo: matar o maior número possível de membros da Yakuza.

akane3

Nesse jogo onde quem sobrevive é o mais sanguinário, a cada vida ceifada a dificuldade vai aumentando e o jogador precisa aprender de que maneira derrotar o inimigo e seguir adiante. Com uma trilha sonora viciante acompanhada de muito neon e sangue para todo lado, Akane é como se fosse a última cena de um filme de ação, na qual a protagonista sabe o seu destino final e quer levar os outros juntos com ela até a morte antes dos créditos subirem.

O jogo em pixel consegue te prender logo no tutorial, voltando na época em que a protagonista é apenas uma aprendiz e o jogador aprende as habilidades com a katana e arma enquanto se esquiva de adversários. É preciso ficar atento à barra de estamina da lutadora, quanto mais usa a espada mais se cansa.

akane1

Além disso, “Akane” possuí na parte de baixo da tela uma segunda barra maior dividida em três partes, quando o jogador preenche cada terço é desbloqueado um ataque em que a samurai mata vários inimigos em um dash, se conseguir preencher tudo ela solta um especial em que mata todos ao redor com apenas um golpe.

Cyberpunk GIF - Find & Share on GIPHY

Desviar, atacar e atirar na hora certa é o segredo para prosseguir, por spawnar personagens em loop infinito, qualquer erro pode te levar à morte sem piedade. Além de sobreviver, o jogador precisa alcançar desafios para desbloquear itens (como roupas, espadas e armas) que dão novas habilidades para a protagonista como tiro multidirecional ou mais velocidade.

Contudo, dois fatores que deixaram a desejar em Akane foram sentir uma falha de progressão ao sair do tutorial e entrar para o jogo. Na primeira os inimigos estão estático e não atacam, porém, quando vai para o modo normal, eles vêm em sua direção com katanas, armas e uma resistência maior. Também há missões altas demais para quem acabou de começar, acredito que para quem não está habituado com esse tipo de jogabilidade, receber pouco reforço positivo pode se frustante para continuar o game.

CONSIDERAÇÕES

Akane consegue chamar a atenção pelo bom trabalho da desenvolvedora com detalhes ricos na arte, cenário e música que prendem o jogador a ficar horas e horas matando inimigos. Outro fator que vale a pena jogar é o preço dele na Steam, que está menos de dez reais, um game que vale a pena ter em sua biblioteca. Uma sugestão aos desenvolvedores seria adicionar uma expansão ou um novo jogo com uma história para a protagonista, quem sabe possa acontecer depois de virar uma espadachim e antes de Akane, fiquei intrigada com a personagem ser uma samurai bad ass.

Além de PC, Akane está disponível para Mac e Linux. Para saber mais assista ao trailer:

 

Quem escreve? Gih

Jornalista, editora de vídeo e podcaster. Fala de games, coisas nerds e é uma enciclopédia de curiosidades aleatórias. É magical girl nas horas vagas e pode encontra-lá no twitter @giovannabreve falando sobre memes e gatinhos.