Japoneses criam QR Code para identificar idosos

qr-code-imagem-destacada

Ajudando os idosos a voltar pra casa!

Os QR Codes são códigos de barra em 2D que podem ser escaneado pela maioria dos aparelhos celulares que têm câmera fotográfica, para isso basta ter um APP de leitura do código.
Aqui no Brasil, os QR codes são muito usados no marketing para propagandas e promoções por exemplo, mas os japoneses decidiram usar para algo diferente: Identificar os idosos.

idosos-japao
Como boa parte da população japonesa é de idosos, lá existem mais de 65 mil pessoas com mais de 100 anos (segundo a revista Veja). Pensando nisso, uma companhia da cidade de Iruma atentou para o fato de que alguns idosos sofrem de distúrbios na memória, e que não são raros os casos de pessoas que saem de casa e não conseguem mais voltar.
Por isso eles decidiram criar um adesivo QR Code no qual ficam contidos dados básicos dos idosos, como o endereço, o número de telefone de algum parente e um número de identificação único. Assim, no caso de algum deles se perder, as pessoas podem ajuda-los a voltar para suas casas. Não é genial?

qr-code-idosos
Os adesivos, que medem 1 centímetro, são colados na unha do dedão da mão ou do pé, também são resistentes à água e ficam na pele por até duas semanas. Os adesivos QR Codes foram lançados esse mês (dezembro/2016) e estão sendo distribuídos de forma gratuita.

Muito legal da parte deles estarem cuidando dos seus idosinhos, pois nós sabemos que eles são tesouros dotados de conhecimentos.

fa_zhou_pai-da-mulan

Quem escreve? Sakii

Meu nome é Wênnya, mas você não vai lembrar então chama de Sakii :) Formada em Sistema de Informação, graduanda de Design Gráfico, entusiasta no audiovisual e enquanto tiver coisas novas pra conhecer tamo ai! Nintendo? Gosto! Xbox? Gosto! Playstation? Gosto tbm! Pra que escolher o melhor se eu posso jogar todos?