Melhor amigo do homem MESMO!

Alô pessoas!

Um novo estudo publicado no Journal of Archaeological Science sugere que desde o período pré-histórico os homens cuidavam de filhotes doentes por semanas até o fim da vida, o que significa que existia algum tipo de apego emocional similar à forma que cuidamos dos nossos doguinhos hoje.

As primeiras evidências de domesticação quando falamos de cachorros aparecem na Alemanha em 1914 com os restos de um cão, um homem e uma mulher, todos da era Paleolítica. A última pesquisa mostra que este cão em particular foi domesticado em razão do afeto e carinho que eram direcionados a ele.

humanos-cuidam-cães-era-paleolítica2

A análise dos dentes do cachorro revelou que ele viveu por 28 semanas de vida (7 meses aproximadamente) e que ele passou por vários períodos adoecido antes de falecer. A única forma de ter sobrevivido, de acordo com o coautor da pesquisa Liane Giemsch, é gracas ao cuidado e atenção dados pelos humanos, como dar comida, atenção, um local limpo para deitar (e aquecido!) e outros confortos.

humanos-cuidam-cães-era-paleolítica1

De fato, não temos muitos detalhes da domesticação, mas é incrível pensar em como os humanos cuidaram de seus companheiros caninos antes mesmo de existir uma sociedade como conhecemos.

Quem sabe mais pesquisas possam revelar o motivo de um vinculo tão forte e bonito! 🙂

 

Fonte e imagens: National Geographic

Compartilhe: