HQ de Avatar: a Lenda de Korra aprofunda no relacionamento entre Korra e Asami

korra-graphic-novel-3

Relacionamento entre Avatar Korra e Asami é confirmado (de novo) na graphic novel Turf War.

O final da série Avatar: A Lenda de Korra, em 2014, surpreendeu e empolgou vários fãs ao deixar subentendido que Korra e Asami ficariam juntas – como um casal – ao mostrar as duas entrando em um portal espiritual segurando as mãos uma da outra e se olhando profundamente nos olhos.  Ficamos “então… agora é namoro?”. Mas o que é um namoro? Com açúcar ou sem? Nossa dúvidas já haviam acabado quando anunciaram a HQ que daria continuidade ao anime há um ano, com as primeiras páginas liberadas que mostravam que, sim, elas estavam juntas mesmo. E agora com o lançamento sabemos que esse romance é bastante trabalhado, para nossa alegria <3A lenda de Korra HQ

Com o lançamento da graphic novel Turf Wars (ainda inédita no Brasil), pela editora Dark Horse, com roteiro de Michael Dante DiMartino, cocriador da série, e arte de Irene Koh (T.M.N.T, Secret Origins: Batgirl), as primeiras páginas são uma continuação direta do final do desenho, mostrando o casal chegando no Mundo Espiritual. As séries de HQs de Avatar são interessantes tanto por darem continuidade ao universo, como também por contar histórias paralelas que não eram tão importantes assim para virar desenho.

A Lenda de Korra quadrinhos

Aconteceu com o Avatar Aang e suas séries de graphic novel (também inéditas no Brasil… e que são muito boas!), e também está rolando com Korra. O legal da mídia de quadrinhos é que determinadas limitações não existem. Enquanto fazer uma arte mais detalhada requer altos recursos para um desenho animado, nos gibis dá para abusar da criatividade e de cores.

Outro tabu é a questão do beijo entre duas mulheres. Por a série ser vendida como um desenho animado infanto-juvenil, que era passado na Nickelodeon, beijo entre duas pessoas do mesmo gênero, infelizmente, não seria incluído por não ser bem aceito. Às vezes, nem sequer é necessário um beijo, mas apenas deixar explícito que a personagem principal tem um relacionamento amoroso com outra garota também não é algo “bem visto”. Nas HQs existe essa liberdade e Korrasami tá rolando em Turf Wars!

Collab entre Irene Koh, desenhista da HQ, e Jen Bartel.

Collab entre Irene Koh, desenhista da HQ, e Jen Bartel.

E é interessante pontuar que a série trabalha questões maduras como fanatismo religioso, genocídio, abuso infantil, morte, política e filosofia oriental. O próprio coautor DiMartino afirmou em seu blog pessoal que:

The main themes of the Avatar universe have always revolved around equality, justice, acceptance, tolerance, and balancing differing worldviews”- Os temas principais do universo de Avatar sempre giraram em torno de igualdade, justiça, aceitação, tolerância e o equilíbrio entre diferentes visões de mundo.

Korrasami

Ele também disse que Avatar fala com a humanidade mais profunda que existe em todos nós, independente de idade, gênero, raça, religião, cultura, nacionalidade ou orientação sexual. E por fim, desde dezembro de 2014, o cara já tava falando que, sim, Korra e Asami estavam apaixonadas uma pela outra. #korrasami

Arte original de Brian Konietzko, cocriador da série.

Arte original de Brian Konietzko, cocriador da série.

O desenho animado é uma sequência de Avatar: A Lenda de Aang, criado por Bryan Konietzko and Michael Dante DiMartino em 2005, teve 4 temporadas em 52 episódios. A HQ The Legendo f Korra: Turf Wars – Part One está à venda desde agosto deste ano, em inglês, possui 80 páginas e já é um best-seller na Amazon. A segunda parte está prevista para ser lançada em janeiro de 2018.

 

Quem escreve? Belle Felix

Belle Felix, ou Lilo para os íntimos, não sabe dançar a hula, mas veste sua roupa de coelho e tenta sempre fazer seu melhor! Tradutora do material da editora Valiant no Brasil, resenhista no Universo HQ e tem um site e canal no YouTube, o Plano Infalível. E, sim, pretende dominar o mundo.