Criada por autores holandeses, a caprichada HQ é lançada no Brasil pela AVEC

Uma heroína bem diferente acaba de chegar às melhores bancas e livrarias brasileiras. Ela não tem super poderes e nem um uniforme excessivamente justo e decotado. Mas utiliza de inteligência, coragem e muita habilidade para superar os desafios mortais e perigosos inimigos. Conheça e se encante com a aventureira January Jones.

Capa_January-Jones

Seja a bordo de um avião Havilland Comet, ou de um carro possante, essa aventureira enfrenta conspirações e outros perigos em uma década de 1930 ameaçada por fascistas, gangster e nazistas.

Em sua aventura de estreia no Brasil, “January Jones: Corrida Contra a Morte”, após estranho acidente com seu avião, a heroína precisará trocar sua aeronave pelo revolucionário carro Viragiro e participar do famoso rali de Monte Carlo. Durante o percurso, ela irá enfrentar muita neve, oponentes traiçoeiros e uma intriga internacional que pode alterar os rumos da política mundial! Até mesmo figuras históricas como Hitler, Lenin, Stalin e o Imperador Pu Yi ganham versões caricaturais nesta graphic novel.January-Jones1January Jones é uma série criada em 1986 pelos holandeses Martin Lodewijk (roteirista) considerado um grande mestre de quadrinhos na Holanda e Eric Heuvel (ilustrador). Consagradas no mercado Franco-Belga, as aventuras protagonizadas pela heróina já foram publicadas na Holanda, Portugal, Bélgica e França, onde foi lançada em seis álbuns de luxo.

A aventureira mistura características de personagens fictícios, como Indiana Jones e TinTin e com figuras históricas, como a aviadora Amelia Earhart e a espiã Mata Hari e de TinTin.January_Jones3As aventuras de January Jones têm todos os ingredientes visuais do “Estilo Linha Clara” de quadrinhos. Popular na França e na Bélgica, este estilo conta com publicações repletas de aventura, muita ação, humor e suspense. Esteticamente, as HQs da linha clara possuem traço simplificado, isto é, sem grande variação de espessura ou tratamento gráfico para diferenciar os elementos. O primeiro plano e os cenários, por exemplo são equilibrados em termos de importância visual na composição das páginas. É só prestar atenção que você vai reparar as semelhanças visuais entre January Jones e as HQs do TinTin, por exemplo.

A edição brasileira

A caprichada nova graphic novel “January Jones: Corrida Contra a Morte” chega ao Brasil pela Avec Editora, no formato formato 21 x 28 cm, com 48 páginas lindamente coloridas. Este estilo de publicação é muito semelhante ao formato de álbuns europeus como TinTin e Asterix.January-Jones5Além da impressionante qualidade gráfica, a versão nacional de January Jones também conquista pelos detalhes, como as notas de rodapé explicando explicando cidades e figuras históricas, já que a aventura se passa um pouco antes da Segunda Guerra Mundial e a heroína está em um rali que sai da Estônia e vai até Monte Carlo.

Para o lançamento no Brasil, as aventuras de January Jones ganharam até um book-trailer e uma impressionante sessão de cosplay. Bacana, né?

January-Jones-cosplay

Eu adorei conhecer esta heroína e espero ver em breve mais aventuras desta valente aviadora. Não consegui parar de ler até chegar à última página! Pensando bem, apesar de se passarem em épocas diferentes, bem que January Jones (década de 1930) e Agente Carter (1946) dariam boas amigas e parceiras de aventuras, vocês não acham?

Cosplay-January_jones2

Compartilhe: