Hatoful Boyfriend: um jogo em que você administra o amor entre POMBOS!

pombo_001

Hatoful Boyfriend, um jogo desenvolvido pela PigeoNation em meados de 2011 que já está disponível na Steam com previsão para Playstation 4 e Vita.

Me considero uma fanática por Visual Novel, um estilo de jogo em que você lê, avança a história e interage com algumas opções que definirão o andamento da narrativa. Hoje em dia boa parte das Visual Novels que ganham destaque no mercado são voltadas para o público feminino e, por mais estranho que isso possa parecer, Hatoful Boyfriend também é.

O jogo inicia com a protagonista Hiyoko Tosaka (você pode substituir o nome para o seu próprio!) contando que acaba de ingressar na escola St. PigeoNation e, apesar de ser a única humana por ali, não parece haver nada de muito curioso em sua história. A menos que você estranhe ter como melhor amigo um pombo. Se sim, recomendo apertar os cintos porque as surpresas não param por aí.

História

A história do jogo varia muito com a rota que você opta seguir logo ao início. Caso queira entrar em um romance com o professor, você terá alguns aspectos da escola St. PigeoNation revelados, mas, se quiser é arrastar asa para o melhor amigo, você terá de lidar com os dramas familiares dessa rota. Apesar disso a base da narrativa é sempre a mesma: Você é uma garota humana e acaba de ingressar em uma escola só para pombos super inteligentes.

pombos_008

O mais interessante de Hatoful Boyfriend, porém, é a narrativa propositadamente recheada de clichês de jogos do mesmo gênero (e animes e mangás, se você também curtir). Você terá o festival de verão para assistir fogos com seu amado, Maid Café, festivais esportivos, gangues de rua e personagens aparentemente óbvios dentro de seus papéis. Apesar disso tudo, o texto é surpreendentemente bem construído, com falas coesas e um humor bizarramente natural à trama.

Alguns personagens

Em Hatoful Boyfriend você tem a opção de namorar com pelo menos 8 personagens diferentes (alguns só são desbloqueados de acordo com suas ações no jogo) e, caso isso faça se sentir melhor, há a opção de habilitar o avatar humano do pombo na primeira vez em que ele é apresentado. Assim, quando começar a se sentir mal por estar à beira de se apaixonar por um pássaro, você poderá se lembrar de seu avatar humano.

pombos_002  Ryouta Kawara
Ryouta é o seu amigo de infância, e o primeiro pombo ao qual você é apresentado. Ele é leal, companheiro e ótimo cozinheiro. Ryouta pode ser encontrado na enfermaria por conta de sua fraqueza física ou trabalhando fazendo bicos (hehe) para ajudar sua mãe doente.

pombos_003

Shuu Iwamine

Esse pássaro bonitão (céus… no que me tornei?) é o enfermeiro da escola. Ele traz consigo todos os clichês de personagens sádicos de Visual Novels e não faz questão de esconder isso. Confesso que essa foi a primeira rota que fiz, mas não recomendo para principiantes na arte de romancear pombos.

pombos_004

 Okosan

Okosan é…. bem, o pombo mais pombo que você encontrará nesse jogo. Ele se comunica por piados e é um adorador de pudins. Ao contrário dos outros personagens, Okosan não tem um avatar humano, o que talvez torne tudo um pouco mais… bizarro.

 

Além desses pombinhos você também encontrará alguns clichês como o professor sonolento, o amigo rico e esnobe, o galanteador, o misterioso que ninguém sabe de onde veio e o intercambista caladão. Sim, são todos pombos, não se esqueça disso.

Jogabilidade

Hatoful Boyfriend prima pela simplicidade. Como qualquer outro Visual Novel padrão, seu maior esforço será ler e compreender a história. Você tem a opção de salvar em múltiplos slots e carregar com a mesma facilidade. Outro recurso é a possibilidade de acelerar o texto e saltar as partes que você já leu em uma outra rota, o que corta pela metade o tempo para completar os romances seguintes ao primeiro.

pombos_006

Você também conta com três status muito importantes para o desfecho do jogo: Inteligência (WIS), Vitalidade (VIT) e Carisma (CHA). Eles podem ser ganhos em pausas que acontecem dentro do jogo que permitem optar por treinar uma dessas habilidades. Alguns personagens requererão que seja muito carismático, enquanto outros preferirão que sua inteligência seja o status proeminente. Em todo caso, você fica livre para fazer suas escolhas dentro desse jogo.

pombos_007

Conclusão

O jogo é mais uma peça única do gênero Visual Novel, com humor escancarado e piadas de passarinho espalhadas por todos os cantos. É fácil, simples e rápido de jogar – perfeito para quem não tem muito tempo para passar na frente de um console.  Não só isso, Hatoful Boyfriend provavelmente é um dos poucos lugares do mundo em que você poderá namorar um pombo sem ser julgado por isso, e garanto que, depois de duas ou três rotas, você nunca mais verá um pombo da mesma forma.

pombos_009

Sim, isso é uma das cenas do jogo.

Gostou? Você pode comprar a versão para PC na Steam por R$19.99 ou mesmo no site oficial, por 4 dólares. Apesar do anúncio, o jogo ainda não está disponível na Playstation Store, mas o lançamento está previsto para o segundo semestre desse ano.

Quem escreve? Laura Ribeiro

Mineira, adepta da moda Lolita, jornalista e escritora. Fanática por Final Fantasy Tactics e certa de que não há melhor narrativa no mundo dos jogos.Comecei com o game Boy, mas hoje o xodózinho é o PS4. Jogo de tudo: desde Tetris até romance com pombos, sem preconceitos.