Guia do ship: você sabe o que é shippar?

viking shipp

Já ouviu a expressão shippar? Aqui um guia fresquinho para você não se perder!

Se tem uma expressão que está ficando bem frequente é “shippar“. Mas, afinal, o que significa? De onde surgiu essa expressão? De onde viemos? Para onde vamos? Qual é nosso papel nesse teatro chamado vida? E golfinho é diminutivo de quê? De golfo?  Pois é, pequeno gafanhoto, há muitas perguntas a serem respondidas… Vamos ao que interessa!

lucky-star-konata-gif

 

Definição e conceitos

Ship é uma adaptação brasileira oriunda da palavra inglesa relationship, que significa relacionamento. O termo viralizou com as fanfics, quando os escritores começaram a utilizar a frase “I ship them” para personagens que torciam para que ficassem juntos.

Mas Mindy, o que é fanfic?

O termo fanfic é uma abreviação de fanfiction, uma ficção criada pelos fãs a partir de animes, filmes, séries, HQs, videogames e derivados sem fins lucrativos. O escritor, chamado de ficwriter, pode alterar qualquer parte da história, juntando personagens com os quais se simpatiza. Muitas fanfics recriam momentos que o autor considera que deveria ter um desfecho diferente, como relacionamentos, beijos e brigas comuns no gênero shoujo. As possibilidades são diversas, já que é possível mudar totalmente o enredo, inclusive a personalidade dos personagens.

Saiba TUDO sobre fanfics nesse post aqui: Guia básico sobre o universo das FANFICS!

E o que é shippar?

Resumidamente, shippar é apoiar um romance. Ship é o nome designado ao casal que você gostaria de ver junto, chamado de casal shippadoShipper é a palavra utilizada para se referir às pessoas que costumam apoiar esses determinados casais. Não posso deixar de comentar também o surgimento da expressão friendshipper, que basicamente se refere à pessoa que deseja uma amizade entre os personagens (que geralmente não se suportam). AVÁ

shippin-1

Relação fanfic x ship

Explicados os conceitos, vamos aprofundar o/

As primeiras fanfics surgiram nos anos 70, como tributos a Star Trek, na época denominados fanzines. No fim da década de 1990, a internet começou a se popularizar e foi um evento importante para a literatura, já que a internet é um meio mais rápido e fácil de acesso ao público, dado que os mecanismos de busca – principalmente com o crescimento do Google – a busca pelas fanfics ficou ainda mais prática. Entretanto, as fanfics viralizaram no Brasil com a adaptação do livro Harry Potter e a Pedra Filosofal em filme, o qual foi lançado em 2001 e criado pela autora J.K.Rowling, que vendeu os direitos cinematográficos à Warner em 1999.

Muitas dessas primeiras fanfics brasileiras eram relacionadas aos ships Harry x Hermione e Rony x Hermione, que perpetuam até hoje entre outras como Harry x Luna Lovegood, Neville x Gina e o polêmico Harry x Draco (não se afobem, já falaremos disso!).

Então, começaram a surgir fanfics em outros gêneros, HQs, videogames, séries, animes, mangás… E a maioria deles envolvendo os tais ships.

shipp-harry

Classificações

1) Canon Ship ou Conventional Couple

Usa-se essa classificação para personagens que efetivamente formam um casal ou, ao menos, demonstram potencial para tal, desde que de forma clara. Um bom exemplo é Peter Parker e Mary Jane dos hqs de Homem Aranha.

2) Cult Ship ou Unconventional Couple

O cult ship é um termo usado para um casal que não foi pré estabelecido, porque geralmente não existem sinais de romance entre eles. Praticamente, é o oposto dos canon ships. Representando a categoria, temos Alice e Will de Once Upon a Time.

3) OTP

Do inglês, One True Paring (único casal verdadeiro). Usado para se referir ao seu casal favorito. Mesmo assim, como somos todos indivíduos cheios de amor e admiração, temos 12746283264 casais favoritos, fazendo com que o nome perca um pouco do sentido.

4) Ghost Ship

É um ship de um casal cujos personagens morreram ao longo da história. Fica fácil fazer isso no Game of Thrones.

5) Crack Ship

São ships improváveis porque os personagens não pertecem à mesma história. São bem incomuns, eu particularmente vi apenas dois em toda a minha vida, até porque é bem raro que alguém pense em shippar um casal que “não se conhece”. Exemplo: Draco Malfoy de Harry Potter e Frodo Baggins de Senhor dos Anéis.

6) Slash

O termo designa os casais homossexuais, sendo que slash é a versão masculina e femslash, a feminina. A origem é simples: os autores dos fanfics usavam o sinal (/), comumente conhecida como barra, que em inglês chama-se “slash”, para denominar os relacionamentos entre os personagens.

Yato e Yukine do anime Noragami é um exemplo de slash ship

Yato e Yukine do anime Noragami é um exemplo de slash ship

 

Características comuns

1) Geralmente, os ships unem os nomes dos personagens envolvidos.

Exemplos:

– Sasusaku para Sasuke Uchiha e Sakura Haruno do anime Naruto;

– Ezria para Ezra e Aria da série Pretty Little Liars;

– Jasiper para Jason e Piper do livro Percy Jackson & os Olimpianos;

– Harmony para Harry e Hemione da série de filmes/livros Harry Potter.
(Este último tem um trocadilho bem kawaii, porque harmony significa harmonia <3)

Natsu e Lucy, do anime Fairy Tail, comumente chamados de Nalu

Natsu e Lucy, do anime Fairy Tail, denominados pelos fãs de Nalu

2) A maioria esmagadora das vezes tem um final feliz, o que é bem lógico, já que queremos ver o determinado casal junto, mas já encontrei diversas fanfics com finais trágicos envolvendo amor, talvez até inspirados no clássico Romeu e Julieta.

3) Grande parte dos contos tem ilustrações, chamadas fanarts, que muitas vezes são criações, principalmente no caso das cult shipscrack ships. Acho importante ressaltá-las aqui, porque revelam grandes talentos.

Considerações

Uma questão cuja abordagem é essencial é o preconceito em relação aos shipsfanfics, principalmente no gênero slash, também presente nos animes/mangás yaoi ou yuri. Infelizmente, o homossexualismo ainda é uma polêmica, embora todas as formas de amor sejam COMPLETAMENTE válidas.

Ainda, há quem ache que shipsfanfics são uma perda de tempo, independente da classificação. Mas vamos falar a verdade? Quem é que nunca torceu por um casal?

shipping-12

Links

Quer conhecer o universo das fanfics? Você pode encontrar todos os gêneros aqui.

Vi o assunto no blog: Não é minha culpa que não sou popular

Você shippa algum casal? Já escreveu alguma fanfic? Conta pra gente nos comentários!

Quem escreve? Mindy

Cosplayer e graduanda em Direito. Amante de World of Warcraft e Ragnarok, invencível no Super SmashBros, Batman-lover e fã de carteirinha da Princesa Zelda. Queria ser a toda-poderosa Sailor Moon (ou até mesmo a Princess Serenity) mas se contenta com a forma comum da Usagi.