Guia de identificação de cabelos de personagens de animes

guia-cabelos-animes.

Você sabia que os cabelos podem ter significados?

Polêmica é algo bem frequente no universo dos animes, então, cá estamos, novamente, para falar de um assunto polêmico que você pode até achar que não é, mas é.

selo-mamilos-qualidade

CABELOS DE ANIME são sim polêmicos. Na verdade, acho que em quase tudo nos animes dá pra encontrar alguma polêmica, hehehe. De certa forma, o cabelo tem muito a ver com o estilo visual do anime, fazendo parte de sua linguagem visual. E como linguagem, possui um significado. Assim, o grau de ‘realidade’ dos cabelos (seja em cor, seja nos penteados) pode indicar uma maior proximidade com o mundo real, enquanto os aqueles looks mais diferentões geralmente apontam para uma trama mais distante do nosso cotidiano.

Mas antes, um recado IMPORTANTE

atenção gif

Já deixo bem claro aí pra galera: esse guia aqui aponta para uma MAIORIA dos animes, SEMPRE SEMPRE SEMPRE vão haver exceções.

Então sem maiores delongas, vamos aos ~penteados~

O rabo de cavalo

Fácil de desenhar, o rabo de cavalo (ponytail) é o cabelo mais simples para personagens, no geral, femininas. Assim como na vida real, o padrão geralmente é aquele puxado para trás. Indica, por muitas vezes, uma normalidade (se é que indica alguma coisa). Mas vamos salientar, existem diversos tipos de rabos de cavalo 😀

guia-cabelos-animes-1

 

Os cabelos com um “rabo” único, até mesmo os trançados (trança nada mais é do que um rabo de cavalo em que os fios se cruzam) indicam um caráter maduro e maternal, geralmente usado nas mães dos protagonistas, ou aquela personagem que tem a característica de cuidar mais dos outros.

Por outro lado, dois rabos de cavalo (as populares maria-chiquinhas ou pigtails) representa a infância, usados em personagens mais imaturos ou que possuem dificuldades de lidar com situações emocionalmente difíceis. Inclusive, esse penteado é bem usado em personagens tsundere, ou seja, aqueles que inicialmente são mais agressivos mas que, com o tempo, ficam mais amáveis.

guia-cabelos-animes-2

Às vezes esses rabinhos são BEM GRANDES e muitas vezes encaracolados, sendo tão grandes ou até maiores que a cabeça do personagem, ficando no meio da seriedade do rabinho único e da infantilidade das maria-chiquinhas. Esse formato é popularmente conhecido como “drill hair”.

guia-cabelos-animes-3

Os rabinhos também são populares em personagens masculinos, especialmente em animes que possuem um fundo histórico. Geralmente, aqueles que possuem rabo de cavalo alto são samurais ou possuem grandes instintos para a batalha.

 

Shōnen Hair

guia-cabelos-animes-9

Se eu posso dar UM ÚNICO exemplo do “cabelo shōnen”, com certeza seria Yu-Gi-Oh! Este tipo de cabelo é encontrado – surpreendentemente – em animes e mangás do gênero shōnen, com foco em lutas épicas, torneios, ação e aventura. Geralmente, os penteados são espinhosos e irreais, que demorariam H O R A S para criar na vida real (falem aí, cosplayers!). Oficialmente, ele tem aquela função de indicar que o cara é ~o fodão~, acompanhando, geralmente, a personalidade do protagonista. [Vide também Dragon Ball: os penteados de Goku e Vegeta são grandes, e a evolução dos Super Sayajins muda o cabelo, sempre ficando maiores e mais “espinhosos” conforme o grau de força]

guia-cabelos-animes-2

Hime Cut e Ojou Ringlets

guia-cabelos-animes-4

Hime cut” significa, literalmente, “corte de princesa”. Como tal, ele representa a tradição e os ideais de feminilidade japonesa. No geral, ele traz franjas lisas e retas pela sobrancelha, próximo aos olhos, acompanhando um cabelo BEEEEM longo e liso. Na vida real, esse corte de cabelo tem origem no Japão pré-feudal, no período Heian. Personagens com esse cabelo geralmente são mais recatados e dóceis, valorizando a forma tradicional de se fazer as coisas. São modestos, graciosos e elegantes, normalmente tratados como ojou (王女 – Ōjo ), que representaria uma jovem de alta classe, praticamente uma princesa, sendo esta uma expressão muito usada nos animes como uma forma de o pai se referir à filha como a “princesinha”.

Isso nos leva aos ojou ringlets, mais uma vez, mulheres jovens de alta classe. Este penteado tem a única função de apontar que tal personagem é de uma classe social alta e “importante” (importante é relativo né nom?). Geralmente são personagens da realeza, mas pode ser que seja apenas uma família no topo da pirâmide social. Às vezes esse cabelo é usado de forma irônica, para apresentar personagens que acreditam que são de alta classe, mesmo que eles nãos sejam. Esse cabelo geralmente é representado pela franjinha, acompanhada na parte fronta com duas mechas, uma de cada lado, curvadas, à frente da orelha (mas às vezes pode ser atrás da orelha também xD)

guia-cabelos-animes-5

Ahoge Hair

guia-cabelos-animes-6

Identificado por um cabelinho que fica de pé na cabeça do personagem (tipo o Nino, de O Castelo Rá-Tim-Bum), o cabelo ahoge significa, literalmente, “cabelo idiota”. Geralmente apresenta personagens que são ingênuos, bobos, ou talvez apenas estranhos.

Odango Hair

 guia-cabelos-animes-7

Comumente usado em heroínas, o cabelo odango traz dois coques, colocados aproximadamente a 45 graus do topo da cabeça. Muitos deles são coques simples, mas às vezes eles podem ter formatos um pouco diferentes. São associados muitas vezes a personagens chineses, e isso até pode ser usado como estereótipo racial, embora também são usados para descrever qualquer penteado que envolva coques.

Cabelo ultra longo

guia-cabelos-animes-11

Não estou me referindo a cabelos compridos. Estou falando daqueles cabelos REALMENTE compridos, na altura dos tornozelos ou maiores, estilo Rapunzel. Na vida real, é praticamente impossível que o cabelo chegue na altura dos tornozelos, já que o cabelo natural para de crescer em um comprimento terminal determinado por seus genes. No anime, esse cabelo é algo bem dramático, representando uma beleza sem igual dentro deste universo, usado por personagens que geralmente são os mais desejados dos animes.

Nos homens, por sua vez, o cabelo ultra-longo significa um poder natural, primordial.

guia-cabelos-animes-10

Hair Antennae

guia-cabelos-animes-8

Este penteado é exatamente o que ele parece: um par de antenas, duas mechas que saem da franja do personagem, ou do topo da cabeça. Geralmente representa alguém que é mais ingênuo que a média, mas também uma pessoa bem doce e entusiasmada. É parecido com o Ahoge Hair (ou o cabelo do idiota, sei que você gravou assim, risos).

Às vezes ele é usado somente como uma forma de estilo, para diferenciar os personagens.

Cabelo Curto

guia-cabelos-animes-3

Acho que este é o cabelo mais polêmico de todos, pois pode envolver uma dose de machismo.

Quando personagens FEMININAS possuem o cabelo mais curto, são associadas àquela versão de “menina-moleque”. Elas acabam adotando o papel tradicionalmente masculino de resolver os problemas baseados em ações, ciência ou até luta. Sabemos que isso não tem ~ABSOLUTAMENTE NADA A VER~ e que cabelos curtos não possuem relação alguma com a feminilidade de uma pessoa (ou com sua masculinidade), mas infelizmente o universo dos animes é bastante machista neste ponto, apontando, inclusive, que geralmente essas reações de bater, de ser mais técnico e científico é algo mais do homem (o que também não tem NADA a ver).

Para os personagens masculinos, acaba sendo um padrão.

guia-cabelos-animes-12

Cabelo afro curto

guia-cabelos-animes-13

Outra coisa ~polêmica~. Não temos muitos personagens negros no universo dos animes, mas existem alguns personagens com o cabelo afro. O afro curto é frequentemente usado para indicar personagens que são gangsters, e isso tem uma explicação história: os integrantes da máfia da Yakuza, na década de 1980, eram adeptos deste corte de cabelo, o que acabou incutindo esta ideia no universo dos animes. Um exemplo é Masa, de Seto no Hanayome.

Cores de cabelo

Se o penteado é algo tão complexo, podemos falar o mesmo sobre cores de cabelo. Ou mais ou menos isso. Existem algumas associações psicológicas com as cores de cabelo, não necessariamente intencionada a trazer alguma coisa sobre o personagem em si. Na verdade, as cores chamam mais a atenção do que o cabelo, mesmo porque é bem incomum ver tantas pessoas por aí com os cabelos bem coloridos, embora agora seja algo mais comum.

guia-cabelos-animes

Assim, a conexão com as cores de cabelo e os traços do personagem são mais difíceis de se enxergar do que a relação destes com seu penteado. De qualquer forma, existem algumas indicações. Confira:

  • Preto, marrom, castanhos e afins: a cor natural encontrada em animes mais sérios e realistas
  • Amarelo: usado em personagens principais femininos para indicar sua importância e sua qualidade de ser única. Também podem indicar que o personagem é o “escolhido”.
  • Vermelho: assim como na mídia ocidental, cabelos vermelhos representam a selvageria, pessoas que são dadas à emoção e à paixão. Eles também costumam representar pessoas mais agressivas (fisicamente e emocionalmente falando), às vezes até tão nervosos e agressivos que acabam sendo um tanto quanto irracionais.
  • Azul: mistério e magia. Quanto mais claro for o azul, mais distante do mundo real.
  • Rosa: jovialidade, infantilidade, alienação, ingenuidade. Antes era mais raro, mas agora é uma cor mais comum.
  • Roxo: se for um roxo escuro, pode indicar uma posição social maior.
  • Verde: mais raro ultimamente, mas usado para indicar personagens mais engraçados, ou até mesmo as genki girls, personagens cheias de vitalidade, ativas e cheias de personalidade.

Conclusões

Os cabelos de anime se traduzem como maneiras úteis de distinguir os personagens de aparência semelhante, e às vezes, essa é a extensão de sua utilidade. Outras vezes, a natureza mais profunda de um personagem é revelada através de seu penteado e, de forma menos confiável, pela cor de cabelo.

É claro que, mais uma vez, ressalto: são apenas suposições. Para tudo na vida existem exceções. Pode ser que o mangaká simplesmente curtia aquela cor ou aquele tipo de cabelo, ou mesmo que aquele fosse o único penteado que ele sabia desenhar (pode acontecer, gentem).

otaku gif

E aí, o que acharam do guia? Conta pra gente nos comentários x)

Fonte: ForeverGeek

Quem escreve? Mindy (Yasmim Alvarez)

Cosplayer e graduanda em Direito. Amante de World of Warcraft e Ragnarok, invencível no Super SmashBros, Batman-lover e fã de carteirinha da Princesa Zelda. Queria ser a toda-poderosa Sailor Moon (ou até mesmo a Princess Serenity) mas se contenta com a forma comum da Usagi.