Graphic Novel ganha herói com síndrome de down! <3

hq_ollie

Essa é uma história que me fez arrepiar, de verdade. :’)
A graphic novel “Metaphase” ganhou um herói diferente como protagonista de sua história: é o pequeno Ollie, de três anos, portador de Síndrome de Down e filho do editor americano de quadrinhos Chip Reece.
O autor decidiu transformar a história da família em um roteiro de ação em uma HQ ilustrada por Kelly Williams, com previsão de lançamento impresso para Janeiro de 2014.
Para Reece, os super poderes de Ollie apareceram depois de sete meses de internação no hospital e três cirurgias no coração, tudo isso ainda no primeiro ano de vida.
“Na verdade eu não precisei torná-lo um herói para o quadrinho. Ele já é um herói na vida real. Estou usando esse livro basicamente para mostrar para o mundo que indivíduos com Down podem ser nossos heróis e nos inspirar como qualquer um pode”, explica Chip Reece.
O ilustrador Kelly Williams também tomou muito cuidado na hora de retratar Ollie. “Como artista vejo algo tão profundamente pessoal na história, que foi importante ter cuidado na minha representação visual da personagem. Observei fotos de pessoas com esse tipo de síndrome pensando em algo que eles pudessem se reconhecer, mas não que se tornasse caricato”, explica o artista.
Dá só uma olhada na prévia:

hq_01

hq_03

hq_05

ha_02

hq_04

hq_06

kelly-williams-desenhou-uma-pagina-mostrando-os-personagens-para-o-uol-1372798792262_600x600

Por enquanto, a HQ só possui essa prévia, mas o projeto entrará no Kickstarter já no próximo mês. A proposta dos autores é finalizar a produção até o final do semestre. E mesmo com poucas páginas disponíveis até agora, a HQ “Metaphase” já é uma das dez histórias gratuitas mais lidas do app de quadrinhos Comixology entre os meses de maio e junho deste ano!
“Muitas pessoas que eu converso dizem que pessoas com Down são ‘sempre felizes’ ou ‘extremamente amáveis’ e ainda que são limitados na sua capacidade em funcionar em sociedade, mas a verdade é que essas pessoas incríveis podem fazer as coisas exatamente como você e eu, e até mesmo coisas que eu nunca poderia fazer. Ouvi falar de um adolescente com Down que escalou o Everest. Dificilmente eu e você conseguiríamos fazer isso”, conta o autor.
Muito legal ver que existe espaço para esse tipo de problema dentro do universo das HQs. Provavelmente, Ollie ainda não entende bem o que está acontecendo. Afinal, ele tem apenas 3 anos. Mas que ele já é um herói dentro e fora dos quadrinhos, isso não há dúvida! :’)
Para saber mais sobre a HQ, acesse a Fan Page no Facebook.

O Ollie na vida real :)

E esse é o Ollie na vida real :)

Quem escreve? Tammy

Jornalista, pedreira, uma das fundadoras do Garotas Geeks e desbravadora de indie games. Muda a cor do cabelo 1 vez por mês, é a encarnação humana do Snorlax e faz cospobre de Pikachu nas horas vagas. Me encontre em qualquer lugar com o @tammynhoca :)