Google Fonts melhora carregamento de fontes japonesas

GOOGLE-FONTS-JAPONESA-GAROTAS-GEEKS

Sim, existe tipografia japonesa <3

Junta aqui todos os programadores Front-end e os Designers, precisamos falar sobre fontes japonesas! Antes da notícia vamos para uma introdução básica: sabemos que a escrita japonesa possui 3 formas: Hiragana, Katakana e o Kanji!

Os Kanjis são ideogramas de origem chinesa, aqueles se lembram ilustrações minimalista dos seus significados.

 

Já o Hiragana e o Katakana são os silábicos. Ambos possuem 46 letras e cada uma representa um som!

HIRAGANA

KATAKANA

Os 3 tipos podem ser utilizados ao mesmo tempo para compor uma frase, entendeu?

Em roxo: HIRAGANA. Em azul: KANJI, Em laranja: KATAKANA

Agora vamos pra parte genial da coisa:

Sabemos que as escritas japonesas são bem mais complexas por serem basicamente desenhos. Quando elas são codificadas para uso online terminam abrangendo bem mais de dez mil pontos de código em quatro sistemas de escrita.

Por esse motivo, adicionar fontes japonesas aos códigos de página web terminaram trazendo um tempo de carregamento absurdamente lento. E cá entre nós, em 2018 ninguém tem saco pra página lenta…

Para resolver esse problema, o Google fez um ajuste no seu pacote de fontes japonesas dividindo elas em mais ou menos 100 blocos. Essa sacada veio no inicio deste ano quando houve a necessidade da empresa fazer ajustes nos pacotes de fontes coreanas.

Agora é só experimentar as seis fontes que estão disponíveis no Google Fonts.

Quem escreve? Sakii

Meu nome é Wênnya, mas você não vai lembrar então chama de Sakii :) Formada em Sistema de Informação, graduanda de Design Gráfico, entusiasta no audiovisual e enquanto tiver coisas novas pra conhecer tamo ai! Nintendo? Gosto! Xbox? Gosto! Playstation? Gosto tbm! Pra que escolher o melhor se eu posso jogar todos?