Garotas Geeks visitam fábrica da Coca-Cola

fabrica-da-felicidade-destaque

Sonho de infância: descobrir a fórmula secreta da Coca-Cola. Fomos investigar!

Desde que o mundo é mundo, a gente toma Coca-Cola e se pergunta: mas que diabos de tanto segredo tem dentro dessa bendita garrafa? Meu Reino pela resposta. Claro que super me animei com a possibilidade de descobrir esses segredos ao ser convidada para conhecer a “Fábrica da Felicidade” da Coca-Cola, em Recife, junto com uma galera aí das internetz.

O dia começou com um almoço que tinha o refrigerante em TO-DO o cardápio O.o
E olha, tava tudo bom!

[pausa pra gastronomia no GG]

fabrica coca cola

A decoração era toda temática e todos os pratos usavam Coca-Cola como ingrediente!!!

fabrica-da-felicidade_almoço3

A entrada: saladinha com queijo e espuma de Coca-Cola

fabrica-da-felicidade_almoço4

O primeiro prato principal: Rosbife ao molho de Coca-Cola e purê de cogumelos. Teve também drink não-alcóolico de chá preto, limonada e Coca

fabrica-da-felicidade_almoço5

O segundo prato principal: essas bolinhas lindas são teriyaki de coca-cola, gentchyyyy! Salmão grelhado e arrozinho também cozido na Coca.

 

Depois de comer, foi a vez de entrarmos na fábrica de fato. Ficamos sabendo de toda a história do refrigerante (que foi criado por acaso, a partir de um xarope), da marca e de tudo que faz a fórmula ser um segredo até hoje. Também conhecemos as instalações internas, com milhares de detalhes de procedimentos. Curiosidades que aprendi na visita:

  1. A fórmula ainda hoje (acreditem) é secreta, mesmo com a expansão das fábricas. O que acontece ao redor do mundo é apenas o envase do refrigerante!
  2. Para manter esse mistério, uma única fábrica é responsável pela produção do xarope que origina o refrigerante, localizada nos EUA. E, ainda assim, o xarope é fabricado em duas partes separadamente, e misturado só no momento do envase. Haja mistério!
  3. Para a produção, cada fábrica recebe o xarope, mistura com água e gás no momento do envase.
  4. São tantos, mas tantos, mas taaaantos procedimentos de segurança que até me perdi. Mas o que achei mais bacana é que o local onde o refrigerante é engarrafado é totalmente isolado – tudo é feito por máquinas, para evitar contato humano e a presença de insetos ou qualquer outra coisa que possa contaminar o produto.
  5. O funcionamento do maquinário é realmente muito legal! As garrafas pet chegam pequenininhas, são sopradas para ganharem forma e tamanho específico, depois higienizadas com água e jatos de ar, já vão pro envase e tampadas tão mega-blaster rápido que nem dá pra perceber direito.
  6. Tudo é feito de forma a se conseguir o mesmo resultado em Recife, em Pequim, em Nova York, em qualquer lugar do mundo. É um dos padrões mais rígidos de produção do mundo!
  7. Além da Coca-Cola, a Company também fabrica trocentas outras bebidas (algumas mundiais e outras locais), e cada uma delas possui seus próprios padrões de produção.
A Fábrica da Felicidade é um espaço criado dentro da fábrica (de verdade), buscando informar visitantes sobre a história da Coca-Cola

A Fábrica da Felicidade é um espaço criado dentro da fábrica (de verdade), buscando informar visitantes sobre a história da Coca-Cola

Através de atividades lúdicas, os visitantes conhecem também sobre os procedimentos e os padrões de qualidade da marca

Através de atividades lúdicas, os visitantes conhecem também sobre os procedimentos e os padrões de qualidade da marca

Cinema com exibição de filme 3D

Cinema com exibição de filme 3D

Sala de equipamento de segurança e credenciamento

Sala de equipamento de segurança e credenciamento

Sala de história e linha do tempo

Sala de história e linha do tempo

Espaço de Oficina de Reciclagem com garrafas pet

Espaço de Oficina de Reciclagem com garrafas pet

Depois, rolou mais uma rodada de comidas à base de Coca-Cola (todas sai rolando).

[pausa pra gastronomia no GG – parte 2]

fabrica-da-felicidade-lanche-2 fabrica-da-felicidade-lanche-3 fabrica-da-felicidade-lanche-4
lanchinhos coca cola fabrica

 

Quero agradecer, em nome do Garotas Geeks, à Coca-Cola e ao acolhimento da equipe da fábrica Solar \o/ foi um passeio muito bacana, delicioso e informativo.

IMG_20141112_155507

Quem escreve? Paulinha

Social Media desde o mIRC, Jornalista de formação e Geek pela curiosidade sem fim. Baiana, tagarela, aloka dos apps e leitora voraz amante de HP. Sua cabeça é uma página do Chrome com oitenta e seis abas abertas. Anda procurando o portal pra Wonderland, mas até agora só achou o Coelho.