Conhecidos também como o casal mais querido da Internet <3

Durante a Brasil Game Show 2019 (BGS), o Garotas Geeks teve a oportunidade de bater um papo com Nilce Moretto e Leon Martins, youtubers dos canais Coisa de Nerd e Cadê a Chave!

Desde 2007 fazendo vídeos para a plataforma, é um dos primeiros canais brasileiros a atingir a marca de 1 bilhão de visualizações. Brasileiros que vivem atualmente no Canadá, o casal fala sobre cultura nerd, tecnologia, atualidades e produzem vídeo estilo daily vlog.

Em entrevista, Nilce e Leon comentaram sobre a trajetória na época em que gravavam em um quartinho como hobby até apresentar no palco da Samsung durante um evento mundial, o carinho do público e dicas para quem quer trabalhar com criação de conteúdo.

Garotas Geeks: Vocês estão há bastante tempo produzindo conteúdo em vídeo. Como é ser os percussores da cultura nerd/geek?

Leon: Eu decidi fazer vídeo sobre assuntos que me interessavam, não tem muito mistério. Comecei no YouTube quando era coisa de “hobbista”, porque não existia viver de YouTube , ganhar dinheiro. Eu comecei em 2007, então só decidi fazer um vídeo das coisas que me interessavam e tudo veio naturalmente, não tem um pensamento mais desenvolvido por trás disso.

Nilce: Acho que Leon explorou uma janela que se abriu e essa janela virou uma oportunidade antes da gente saber que era uma oportunidade. Foi aquela coisa de unir o que era gosto com habilidades de se desenvolver e acabou abrindo para outras pessoas, acho que isso é o mais legal!

” As coisas que mais marcaram a gente foram a parte humana, cada pessoa que a gente conhece é uma história diferente, é uma relação diferente então é isso o que marca mais”. – Leon Martins.

GG: E nesse mais de 10 anos produzindo conteúdo, o que mais marcou na carreira?

Leon: Várias histórias, momentos que a gente esteve com pessoas que acompanham e seguem a gente. As coisas que mais marcaram a gente foram a parte humana, nem a parte técnica de vídeo, porque até uma coisa que acontece com muita frequência é bem natural para a gente. Mas cada pessoa que a gente conhece é uma história diferente, é uma relação diferente então é isso o que marca mais.

Nilce: É tão louco, é uma roda viva, é tudo muito rápido. Esse ano, por exemplo, a gente sem saber o que ia acontecer, meio inesperadamente, a gente veio parar no palco do lançamento do Samsung Galaxy S10, foi um evento mundial de uma empresa que a gente admira de um produto mega tecnológico e nós somos os representantes dessa inovação, com uma ideia que o Leon deu para o presidente de mobile da Samsung [DJ Koh ou Kwon Oh-hyun].

É como se o mundo não tivesse fronteiras como você sai de dentro de um quarto para fazer participação em duas mega companhias gigantes, dar uma sugestão, eles acatarem e você ser representante disso. Isso é maravilhoso, isso foi uma das coisas que aconteceu na nossa vida. A gente faz os vídeos e a coisa mais legal de ter é que nunca vai ser apagado, tá na nossa história, a gente pode voltar e rememorar e são centenas de episódios na crescente que deixam a gente muito agradecida a todo o público que a gente recebe porque vai levando a gente mais para frente.

“Acho que a coisa mais importante não só para o YouTube , mas para qualquer área profissional é a pessoa ter uma elasticidade” – Nilce Moretto

GG: Para quem quer criar conteúdo, quais são as dicas de ouro?

Leon: Persistir, porque é não tem ninguém que ensina YouTube e vídeo de internet. Então o único jeito de você é aprender, igual a todo mundo que faz aprendeu e é insistir. No começo os vídeos vão ser uma porcaria mesmo que acha que sejam muito bons, você vai olhar dois anos depois, vai olhar para trás e vai falar ‘o que eu estava pensando?’. É persistir e aprendendo com os erros e tentar fazer cada vez melhor.

Nilce: Acho que a coisa mais importante não só para o YouTube , mas para qualquer área profissional é a pessoa ter uma elasticidade, uma flexibilidade porque a gente vive em uma época que as coisas não são estáticas mais. Você não vai entrar em um trabalho e fazer a mesma coisa pelo resto de sua vida, mesmo que seja autônomo, mesmo que crie o seu trabalho é importante ter uma flexibilidade para mudar. As pessoas enjoam das coisas, então se quiser continuar cativando e se comunicando é bom entender essa mudança e se adaptar a ela.

Compartilhe: