Filmes de suspense muito melhores do que alguns outros por aí…

Quantas vezes você não ficou rodando o catálogo de filmes de algum serviço de streaming procurando algum filme de terror ou suspense que não fosse o clássico clichê da casa amaldiçoada ou do exorcismo de algum demônio?

Não que este tipo de filme não seja bom, mas as narrativas dos gêneros têm ficado muito restritas e estes roteiros e, às vezes, acaba causando um pouco de desinteresse por parte dos espectadores.

Contudo, com o sucesso dos doramas e dos k-dramaso mundo começou a prestar mais atenção no potencial cinematográfico coreano. E vale dizer: não estamos errados!

Vale destacar aqui dois filmes do gênero que chegaram timidamente na Netflix: A Ligação (ou The Call) e Rastros de um Sequestro (ou Forgotten).

O primeiro filme conta a história de duas mulheres que vivem na mesma casa, mas em épocas diferentes, e que se conectam através do telefone fixo que existe na residência. Uma delas, que vive no presente, é Seo-yeon (Park Shin-Hye), que acabou de se mudar para a antiga casa da sua família, onde passou a infância, e relata a triste história da perda de seu pai. A outra é Young-sook (Jong-seo Jun), a antiga moradora do passado, que conta uma relação cheia de violência com sua mãe. Elas se conectam aos poucos, mas o que parecia ser uma mágica amizade fora do tempo, isso tudo vai se transformando em um grande pesadelo, já que as atitudes de Young-sook podem mudar definitivamente o que acontece no presente.

filmes de suspense
Imagem: Netflix

A trama é cheia de reviravoltas impressionantes, e não dá nem para perceber o tempo passar, apesar de ser um filme mais longo, e a trilha sonora colabora muito para isso também, além do cenário incrivelmente detalhado e realista. É claro que, como todo longa metragem de terror ou suspense, tem seus defeitos – um deles é o que acontece enquanto rolam os créditos, e o outro, infelizmente, é que o final não atendeu a todas as expectativas. Mas antes que isso te desanime, lembre-se que a grande maioria dos filmes do gênero é conhecido pelos finais um tanto quanto questionáveis. De todo o modo, vale muito a pena assistir. Inclusive, o filme recebeu a pontuação 7.1 no IMDB, que é bem alta considerando os pontos geralmente atribuídos aos filmes do gênero.

Imagem: Netflix

Já o segundo filme, Rastros de um Sequestro, conhecemos Jin-Seok, o irmão mais novo de Yoo-Seok, que é praticamente o irmão/filho/esportista/estudante perfeito. Mas Yoo-Seok é sequestrado e volta 19 dias depois, sem se lembrar de nada, como se fosse uma pessoa diferente. Então, o Jin-Seok luta para revelar a verdade escondida por trás de seu irmão, enfiando-se em grandes enrascadas.

Talvez a sinopse não chame muito a atenção, mas prometemos: a trama é muito mais do que isso. Conforme os minutos passam, você vai cada vez mais fundo na história intrigante do sequestro. A ambientação é muito importante para criar a atmosfera de tensão, e a trilha sonora, novamente muito bem escolhida, é uma grande aliada para colocar o telespectador na pele do protagonista. Inclusive, a nota do longa metragem no IMDB é 7.4.

filmes de suspense
Imagem: Netflix

Mas, acima de tudo, definitivamente esse é um daqueles filmes que tem um plot twist totalmente inesperado e indecifrável, sem muitas delongas para evitar spoilers.

Imagem: Netflix

De forma geral, os dois possuem um elemento crucial que foi o grande responsável pela quantidade de críticas positivas: um plot twist que fazia sentido e que fugiu totalmente às expectativas que os amantes dos gêneros de suspense e terror já criam dentro de si, ainda que involuntariamente.

É verdade que o cinema coreano já faz filmes incríveis há algum tempo, mas só nos últimos anos é que ele finalmente está recebendo o reconhecimento que merece. Dentre as várias indústrias internacionais, a Coréia do Sul está mostrando todo seu potencial. Podemos dizer, até, que Parasita (ou Parasite) foi o maior chamariz, talvez até maior que Train to Busan.

Se você está procurando filmes de suspense para assistir, são duas ótimas opções. Garantimos que você não encontrará o grupinho de adolescentes ou as cenas de possessão demoníaca!


Curtiu? Então leia mais sobre suspense aqui no site!

Leia também: 11 clichês de jogos de terror que precisam parar

Compartilhe: