Porque não temos -e provavelmente nem teremos- um filme da franquia GTA V. CEO da desenvolvedora explica.

Comprovadamente o produto de entretenimento mais lucrativo da história, com mais de 110 milhões de cópias vendidas e se mantendo entre os jogos mais vendidos do mundo, mesmo 6 anos após seu lançamento, GTA V é um sucesso incontestável.

Com isso em mente o próximo passo seria obviamente ampliar os horizontes da franquia e atingir outras mídias, TV, cinema e etc, certo? Afinal, temos dezenas de filmes baseados em jogos que foram lançados e que trouxeram lucros para seus estúdios, além de sequências em muitos casos. A maioria esmagadora desses filmes deveríamos jogar dentro de um baú e esquecê-los, é verdade, mas ainda assim existem

Pensando nisso a equipe do The Wrap questionou Strauss Zelnick, CEO da Take-Two (proprietária da RockStar Games, desenvolvedora da franquia) e ele abriu o jogo dizendo:

“Não é uma questão de dinheiro; a franquia GTA arrecadou bilhões de dólares para a Rockstar Games, e provavelmente levaria uma legião de fãs ao cinema se um filme fosse lançado.
Parte disso é que, se fizéssemos algo assim, gostaríamos de ter controle criativo completo para garantir que iríamos nos expressar da maneira que quiséssemos. E isso significaria que precisaríamos financiar esse filme. Embora tenhamos o orçamento para isso, não temos o conhecimento corporativo. Apenas algumas pessoas da Take-Two já trabalharam nesse ramo. Eu sou um deles. Mas não é isso que fazemos para viver”.

Por um lado o fato deles quererem focar somente em um segmento é ótimo para não se perder e acabarem não entregando nem um novo jogo (alô, GTA VI?) nível Rockstar, nem um possível filme. Porém, com as portas que Coringa, Deadpool e Logan abriram para filmes acima de 18 anos, o futuro de GTA nos cinemas parece ser ainda mais certo. Com um diretor que seja fã da franquia e um bom roteirista poderíamos ver algo absolutamente incrível.

Devaneios à parte, Zelnick informa que os desenvolvedores da empresa estão focados em mais de 100 jogos atualmente, o que justifica também porque filmes não estão previstos para entrar na agenda.

Zelnick explica sobre possível filme de GTA no evento Gaming Grill da The Wrap em Santa Monica na última terça-feira (dia 26)
Zelnick no evento Gaming Grill, da The Wrap, em Santa Mônica na última terça-feira (26)

Hollywood e a indústria de jogos não conseguiram encontrar uma melhor relação de trabalho. Isso é difícil até de Zelnick, que tem décadas de experiência em entretenimento e games, entender. Questionado por que tem sido tão desafiador para grandes franquias de jogos serem representados nos cinemas e vice-versa, ele comenta:

"A indústria cinematográfica fez um trabalho melhor em ter sua propriedade intelectual expressa em videogame do que o contrário, com certeza", disse Zelnick. “Porque conseguimos aprimorar jogos como Homem-Aranha e Batman e Mortal Kombat e outros. Porém, em termos inversos, em geral, houve decepções, com algumas exceções. E não tenho muita certeza do porquê disso".

É claro que alguns filmes baseados em jogos populares deram lucro nas bilheterias. Angelina Jolie chegou a interpretar Lara Croft da franquia Tomb Raider, por exemplo. Mas é tão fácil lembrar as tristes exibições como o fracassado filme de Super Mario Bros. (1993) ou Double Dragon (1994), para ver o que Zelnick quer dizer. E ele ainda conclui:

“Nós temos a propriedade intelectual mais valiosa já criada pela humanidade: Grand Theft Auto. Nós possuímos o controle totalmente. Vamos realmente deixar isso de lado e torcer para que alguém, por mais talentoso que seja, faça um bom trabalho?”

Errado não está, eu também teria receio de dar meu maior sucesso para um estúdio que não teria o mesmo cuidado na produção e entregar algo mediano aos fãs, mas nada que um contrato bem feito e um acompanhamento de perto não resolvam.  

O que acha? Você é do time Zelnick que prefere que uma boa obra se mantenha intocada ou demorou para sair logo um filme de GTA porque merecemos um balde de pipoca com a cabeça do Trevor? Conta nos comentários. 😉

Fonte: The Wrap

GTA 6 poderá ter protagonista feminina. Leia aqui

Compartilhe: