O diretor tinha 82 anos.

O icônico diretor de anime e co-fundador do Studio-Ghibli, Isao Takahata, faleceu em um hospital de Tóquio nesta quinta-feira.

takahata

Os sites japoneses Sanspo e NTV News 24 relataram a notícia, e ambos citaram parentes relacionados ao diretor que disseram que Takahata estava com problemas de saúde (relacionados ao coração) desde o verão passado.

Takahata se juntou a Toei Douga (agora Toei Animation) em 1959, depois de se formar na Universidade de Tóquio. Ele teve uma longa carreira dirigindo clássicos como Hols, O Príncipe do Sol (Taiyō no Ōji – Hols no Daibōken), Heidi a Garota dos Alpes (Arupusu no shôjo Haiji), Anne de Green Gables e Panda! Go, Panda! antes de ser um dos fundadores do Studio Ghibli com Hayao Miyazaki, em 1985. Ele criou os longas-metragens Túmulo dos Vagalumes, Only Yesterday, Pom PokoMeus Vizinhos os Yamadas.

O último filme de Takahata foi nomeado a Oscar de Melhor Filme de Animação – O Conto da Princesa Kaguya, que estreou em 2013. Takahata disse ao site de notícias de entretenimento Variety em 2016: “Eu tenho vários projetos que eu ainda tenho em mente e que estou trabalhando para concluir. Se eles serão finalizados ou não como filmes é algo que ninguém, inclusive eu, pode saber. ”

RIP, Isao ):

;-;

Fonte: AnimeNews

Compartilhe: