Evento “O Museu é Nerd” em BH comemora o Dia do Orgulho Nerd!

o museu é nerd

No mês em que se comemora o Dia do Orgulho Nerd (25 de maio), o MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal em Belo Horizonte, realiza a segunda edição do O Museu é Nerd, de 24 a 26 de maio.  A proposta é oferecer três dias de atividades para os fãs de cultura nerd e pop. Na programação,encontro e concurso de cosplay, feira, torneio de videogame, espaço para jogos, bate-papo, gravação de podcast, workshops, exposições, entre outras atividades. A entrada é gratuita.

Confira a programação!

 24 a 26/05 – Quinta-feira, das 19 às 22 horas, e sexta e sábado, das 12 às 18 horas

Feira Nerd
Espaço para venda de artigos de cosplay e da cultura nerd.

Exposição Star Wars
O que seria do Universo Nerd sem o colecionismo? A Saga Star Wars é também famosa pelos variados itens da cultura nerd. O Museu é Nerd apresenta exposição de miniaturas de naves, figuras e itens exclusivos do colecionador e plastimodelista Igor Neumann.

Exposição Releituras de Posters
A exposição “Releituras de Porters” busca aliar o cinema ao design e incentivar a criação de pôsteres alternativos com soluções visuais através de diversas técnicas gráficas diferentes, que vão da linguagem vetorial à colagem digital, em uma interpretação independente e personalizada. Na exposição, poderão ser conferidas releituras de pôsteres de Stanley Kubrick e produções da Pixar.

Espaço Tech Buddys
Espaço voltado para crianças e adolescentes, que poderão conhecer um pouco mais sobre a escola de tecnologia Buddys, e também desenvolver um aplicativo ou um jogo, tendo o professor como orientador.

24/05 – Quinta-feira, das 19 às 22 horas

19 horas: Roda de Conversa “Cultura Nerd” – Afinal, o que é cultura nerd? Para conversar sobre o universo nerd e pop, convidamos Gabriela Birchal, quadrinista, ilustradora e e cosplayer; Júlio César Santos, conhecido como Shirou, campeão nacional de cosplay e representante da Casa dos Quadrinhos, com mediação de Melânya Fiaux, cosplay.

20h30: Apresentação Conselho Jedi Minas

invasão-Star-Wars_reprodução Conselho Jedi Minas

Uma Invasão Intergaláctica tomará conta do Museu, com demonstração dos trajes, trejeitos e história de personagem de Star Wars.

25/05 – Sexta-feira, das 12 às 18 horas – Dia do Orgulho Nerd

 videogames no brasil capa

13 às 16 horas – Sessão Comentada “1983: o ano dos videogames no Brasil”, com Lucas Milani – “1983: O Ano dos Videogames no Brasil” (2016) conta a história de como o videogame, enquanto nova forma de entretenimento, aportou no país oficialmente em 1983, mas igualmente traz informações sobre o antes e algo sobre o depois. O foco são, essencialmente, os aparelhos que antecederam os cartuchos, tais como os relógios com jogos da Casio, os portáteis Game & Watch e os PONGs/Telejogos, mas principalmente – e com destaque – a primeira geração nacional de videogames propriamente dita, isto é, a geração do Odyssey, do Atari 2600 e seus clones, do Intellivision e do SpliceVision (ColecoVision). A sessão será comentada por Lucas Milani, que participou do documentário.

14 às 17 horas – Workshops “O universo dos quadrinhos, mangás e animação” – Durante a tarde de sexta, os interessados pelo universo dos quadrinhos, mangás e animação poderão participar, gratuitamente, de workshops oferecidos pelos parceiros do O Museu é Nerd.

14 às 15 horas – Oficina Casa dos Quadrinhos – essa oficina mostrará como criar um personagem no melhor estilo Mangá/Anime, como estruturar e construir um personagem, criar poses e boas expressões. A oficina ainda visa apresentar aos alunos as principais características no desenho de personagem no estilo Mangá.

15 às 16 horas – Oficina de Brinquedos Animados, com Poeira Estúdio Cinema de Animação

Taumatrópio - reprodução

Venha conhecer e montar o seu próprio Taumatrópio, Folioscópio e Zootrópio… Esses nomes pra lá de estranhos são alguns brinquedos óticos. Sim, brinquedos que encantam crianças e adultos! Daí, você pode imaginar que, apesar de os nomes deles serem assustadores, são muito divertidos e fáceis de se produzir. Eles são considerados os “avós do cinema”, já que surgiram no início do século XIX como simples mecanismos que geram a ilusão de movimento em imagens e desenhos.

16 às 17 horas – Aula japonês, com Renato Tsuyoshi Nakazima – Que tal aprender um pouco de japonês? Amante dos jogos e dos mangás, Renato Tsuyoshi Nakazima, fundador do Método Nakazima de Língua Japonesa e professor de japonês na Escola Modelo de Língua Japonesa de Minas Gerais, ensina japonês há mais de nove anos em Belo Horizonte e realizou palestras em Seminários Regionais de Professores de Japonês.

16h30 às 18h – Bate-papo e gravação do podcast “Star Wars e as novidades da ficção científica”, com Renato Silveira e Raquel Gomes, do Cinematório.

Raquel e Renato Cinematório

Os podcasts têm ganhado cada vez mais espaço e fãs na internet. Se você já conhece ou quer conhecer a mídia, venha acompanhar a gravação de um podcast do site Cinematório, diretamente do Museu, em um bate-papo descontraído sobre as novidades da ficção científica no cinema, incluindo os novos filmes da saga “Star Wars”. O debate terá a participação do crítico de cinema Renato Silveira e convidados.

26/05 – Sábado, das 12 às 18 horas

Exposição Star Wars

Espaço Casa dos Quadrinhos

Espaço Games

Espaço reservado para jogos, com as seguintes mesas:

– Pedro Roscoe, com jogos diversos.A liga das garotas máginas reprodução

Magic: The Gathering, com a Liga das Garotas Mágicas.

– Jogos Digitais, com a Buddys: Nesta mesa, os alunos da Buddys apresentarão jogos digitais desenvolvidos por eles. A mesa também está aberta a outros produtores interessados em apresentarem seus jogos digitais.

– Elementaurus, com Patada! Estúdio – É um jogo cooperativo local para até quatro pessoas. Juntos, os jogadores devem proteger a natureza, ao mesmo tempo que disputam o título de Rei do Gado!

Espaço Cosplay por um Dia – Que tal se fotografar como cosplay? Serão disponibilizados acessórios para que o visitante tire fotos se vestindo como seu personagem favorito.

12 às 15 horas – Torneio de videogame – Os visitantes poderão acompanhar em tempo real o torneio de Street Fighter V e Dragon Ball Z Figherts, realizado pela equipe Xtreme.

12h30 às 17h30 – As minas e os dragões: Jogos Interpretativos – Em parceria com o Museu do RPG, serão realizadas as oficinas “Jogo Interpretativo Storytelling: Contação de histórias interativas de aventuras heroicas”, em que os participantes poderão interpretar personagens, embarcando num mundo de estímulo à imaginação; e “Propósito 21: Incrível jogo de estratégia em cards”, em que players lideram grupos da sociedade real, formando opiniões, difundindo conceitos e propagando seu propósito. Também estarão expostos livros de jogos interpretativos do acervo físico do Museu do RPG.

15h30 às 16h30 – Concurso de Cosplay Para participar, faça sua inscrição no link 

16h30 – Kawaii! A Cultura POP Japonesa – O grupo Moda Harajuku MG apresenta o movimento que surgiu na ruas do Japão e tomou o mundo. A palavra, que significa “fofo” ou “bonitinho”, também passou a designar a expressão através de roupas e atitudes, uma positividade que é compartilhada. O grupo irá apresentar o conceito por meio da música pop japonesa, com participação da plateia.

Prepare sua toalha e venha se divertir porque o Museu é Nerd!

Quem escreve? Luciana

Jornalista, Relações Públicas, Especialista em Gestão da Comunicação e Mestra em Análise do Discurso. Rpgista de longa data, trekker (Vida longa e próspera!) e whovian (Allons-y!)... Gosto da natureza, de literatura, HQs, cinema, séries de TV, rpg, board games, de música boa (rock and roll) e de nerdices em geral! Adoro preparar quitutes e receber os amigos. Insisto em ser feliz e sou altamente convivível! E amo o Leo - o maridão e personal-particular-chef!!!