À primeira vista, o título pode parecer meio estranho, mas todos que fazem uso do Facebook, seja de forma pessoal ou profissional, entende do que eu estou falando. Depois de mudar a “timeline” para “feed de notícias”, o conteúdo que assinamos, que já era filtrado, ficou ainda mais filtrado. Foi noticiado que a rede social diminuiu para 1% o alcance orgânico das páginas. E quem sai perdendo com isso? Todo mundo, exceto aqueles que têm dinheiro para investir em publicidade na rede. Vou explicar agora o porquê:

1) Você não recebe aquilo que quer ver

Sempre que gostamos de uma página e queremos continuar recebendo o conteúdo dela, nós damos uma curtida, certo? Esperamos que a partir daquele momento iremos receber tudo, afinal, aquele conteúdo me interessa, se não eu não haveria curtido, correto? Parece certo, mas não é assim que acontece. Apenas 1% dos seguidores daquela página irão receber as publicações, e, mesmo assim você precisa trocar de “principais histórias” para “mais recentes” toda fucking vez que você loga no Facebook caso você esteja nos 1%.

2) As páginas não conseguem fazer seu público ver seu conteúdo

Este problema é uma via de mão dupla, não são apenas os leitores que estão sofrendo com o distanciamento do conteúdo, mas as páginas também estão, e muito. Falo isso por experiência própria, afinal, eu trabalho com gerenciamento de mídias sociais. E está ficando cada vez mais difícil trabalhar sem precisar ficar pagando para as pessoas verem o que elas pediram para ver. Isso é ainda pior para uma página que não gera lucro, como a do próprio Garotas Geeks.

vader

E tudo isso para quê?
Para o Facebook, que já ganha bilhões, ganhar ainda mais bilhões, afinal, ~o céu é o limite~. Sem querer chamar ninguém de mercenário, claro.

E o resultado disso?

Se continuar assim, eu prevejo, em um futuro não muito distante, as pessoas se enchendo de ter que ficar procurando as páginas que gostam uma a uma para ver as atualizações, já que elas não recebem tudo no feed de notícias, e migrando para uma outra rede social que seja menos mercenária na entrega de conteúdo. Mesmo havendo algumas formas de “burlar” o sistema do Facebook, não são nada práticas. De qualquer forma, enquanto continuamos no Facebook, três coisas que podem melhorar o que você recebe nas atualizações:

1) Adicionar à lista de interesses

facebook fan page

Ainda tem muita gente que não sabe desse recurso. Após curtir uma página, você pode clicar na “florzinha” (ou “engrenagem”) que fica abaixo da imagem de capa e depois clicar na primeira opção que é “adicionar à lista de interesses”. Fazendo isso, você passa a receber mais atualizações daquela página. O que é meio ridículo se fosse parar para pensar friamente, afinal, quando você clica em “Curtir” você quer dizer “realmente gostei dessa página e quero receber o seu conteúdo”. Precisar ativar essa opção é como falar “eu REALMENTE curti essa página, então, por favor, me envie seu conteúdo”. Faria mais sentido se o mecanismo fosse o inverso, se todas já fossem adicionadas automaticamente à lista de interesses e quando você não quisesse receber tantas atualizações você retirasse.

2) Mudar de “principais histórias” para “mais recentes”

facebook feed de notícias

Também ainda tem muita gente que não sabe desse recurso. Na sua tela inicial, tem escrito no menu à esquerda “Feed de Notícias”. Clique nele e mude para “mais recentes”, pois o Facebook sempre deixa automaticamente na opção “principais histórias”.

3) Deixe sempre na opção “mais recentes”

Se você não gosta do filtro do Facebook e também está irritado de ter que mudar toda fucking vez para “mais recentes”, existe uma gambiarra que você pode fazer para sempre logar nessa opção. É simples: só favoritar o Facebook pelo link https://www.facebook.com/?sk=h_chr que toda vez que você clicar nele em seus Favoritos, seu feed vai abrir na opção certa.

E vocês? Como se sentem com essas restrições cada vez maiores?

Compartilhe: