Rabo de cavalo pra que te quero!

Nós amamos uma boa super-heroína por aqui. Elas são fortes, inteligentes, cheias de compaixão e coragem – e com algumas poucas exceções, elas certamente precisam tirar o cabelo da frente da cara.

Toda mulher que já teve o cabelo comprido pode dizer isso com certeza: é impossível fazer as coisas direito com o cabelo voando no rosto. Todas nós precisamos de um rabo de cavalo, uma trança ou mesmo um coque para manter os cabelos no lugar enquanto andamos, então imagine o quão difícil deve ser entrar em combate com o cabelo voando nos olhos.

E não é apenas algo irritante, mas também perigoso. Você não precisa evitar distrações e ter sua visão livre para combater o mal? E além disso, cabelos são altamente inflamáveis e agarráveis. Prender o cabelo seria basicamente o mínimo de precaução.

Pode ser um tanto bobo se preocupar com o quão “realistas” as séries e filmes de ação são, especialmente com mulheres saltando sobre prédios, ou usando energia do sono para soltar raios laser, ou algo parecido… Mas sério. Alguém prende os cabelos dessas mulheres.

O problema aqui é, obviamente, que a aparência das super-heroínas não é desenhada pensando em praticidade. Elas são desenhadas pela estética. E muito frequentemente esses visuais tentam agradar o olhar masculino.

E esse olhar masculino demanda feminilidade e sensualidade das mulheres nas telas, e elas são baseadas em designs de quadrinhos que costumam reduzir mulheres a seios que desafiam a física e cabelos impossivelmente longos que nunca param de balançar ao vento sem nunca atrapalhar.

E não é como se essas mulheres nunca prendessem os seus cabelos. Em diversas oportunidades, vimos nossas poderosas mulheres com o cabelo preso de alguma forma. Quando conhecemos Diana, por exemplo, em Mulher Maravilha (2017), ela estava com o cabelo preso em uma trança digna de uma guerreira!

Ao entrar no campo de batalha, ela deixou mechas de cabelo caindo na frente dos olhos. Não poderíamos pelo menos ter a sua tiara prendendo o cabelo? É como se a cada vez que uma mulher nas telonas se tornasse mais forte, ela precisasse parecer mais sexy e com proporções impossíveis para compensar por sua força.

E uma das mais ridículas situações acontece com a Capitã Marvel (2019). Não apenas Carol aparece às vezes com seu capacete e moicano no espaço, soltando os cabelos para lutar na Terra, como todo o enredo da trama poderia ter sido resolvido rapidamente se ela tivesse usado um rabo-de-cavalo revelando o limitador de poder no seu pescoço.

E a Marvel é notoriamente conhecida por isso, ainda que devamos reconhecer alguns avanços nos últimos anos – nós amamos o prático rabo-de-cavalo de Hope Van Dyne de Homem-Formiga e a Vespa (2018) e o fato de que ela às vezes até parece suar…

E Ultimato que deu à Carol seu icônico corte de cabelo!

Além de, claro, todas as mulheres guerreiras de Pantera Negra (2018), que possuem penteados incríveis e práticos em batalha. Ou cabelo nenhum, que é algo raro de ver numa heroína!

Ainda há muito a ser feito no Universo Cinematográfico Marvel.

O cabelo da Viúva Negra muda a cada filme, mas, pelo menos, ele lentamente vem se tornando mais prático. Após prender seu cabelo em parte de Homem de Ferro 2, Natasha o solta para sua grande cena de luta e, é claro, para se tornar mais sexy quando ela der a virada de cabelo cinematográfica (e isso se aplica a muitas heroínas).

É cansativo que não tenhamos apenas de aceitar mulheres usando um espartilho e roupas coladas durante uma luta, mas também que elas aparentemente passem no salão de beleza antes de começar a lutar.

E de novo, sabemos que esses filmes são sobre robôs gigantes voadores e deuses mágicos do espaço, mas boa parte do design de super-heróis modernos é feito pensando em algo realista e prático, mas as mulheres não podem sequer prender os cabelos?

E essa cena? Não sei se funciona assim não, né…

Ao menos as coisas parecem melhorar um pouco no próximo filme da Viúva Negra. Se Natasha fosse real, ela certamente andaria com elásticos de cabelo em seu pulso porque toda mulher de cabelo comprido sempre anda com um desses ao alcance.

E na televisão, será que as coisas estão melhores? Certamente não. Nós temos Kate Kane, a Batwoman (2019), com seu penteado prático em sua vida cotidiana…

Na hora de combater o crime, ela veste uma peruca que atrapalha completamente sua visibilidade.

Inclusive TEM que ter a franja, né? Por que se não…

A reação do GIF abaixo já responde :p

Pelo menos parte do cabelo está atrás das bat-orelhas, mas ainda assim, isso facilita que os vilões possam te agarrar de alguma maneira durante a luta.

O Arrowverso e outras obras de heróis na TV estão lotados de mulheres com campos de visão limitados por causa de escolhas de design. Eu não consigo imaginar o quão irritante deve ser para essas atrizes treinar a coreografia de combate com tanto cabelo caindo na cara. E elas são profissionais.

E a verdade é que muitos personagens masculinos também deveriam poder prender os seus cabelos antes de lutar. Estou falando sobre Vibro, Thor (antes de Ragnarok), Loki e seus amigos. Alguns deles já ganharam cortes de cabelo e rabos-de-cavalo.

Mas o Thor a gente entende, coitado…

Qual a moral da história? Bem, principalmente que a tendência adotada por filmes e televisão em focar no que parece legal ou sexy não é muito prático na maioria das vezes. Eu sei que isso se aplica a praticamente tudo nas mídias do gênero, mas esse é o tipo de correção simples, dos que mais irrita. Especialmente quando essas mulheres inteligentes e esclarecidas entram em combate desse jeito. Isso me faz querer entrar na tela e tirar o cabelo da frente dos olhos delas.

Vamos seguir o exemplo de Aves de Rapina e sair distribuindo prendedores de cabelo por aí!


Texto traduzido e adaptado do TheMarySue.

Compartilhe: