Encante-se com a linda e delicada HQ “DOR”

DOR_destaque

Primeiro trabalho da talentosa ilustradora mineira Júlia Oliveira apresenta de forma sensível e singela a menina-vento Dor

Imagine um mundo onde a dor fosse uma entidade. DOR é uma menina doce em forma de vento que visita todo e qualquer ser, e lá faz morada até que se aprenda com ela sobre superação, fé e fortaleza. Essa é a proposta da belíssima HQ DOR, primeiro trabalho autoral da quadrinista e ilustradora mineira Júlia Oliveira. DOR nos ajuda a entender que o sentir é necessário e pode trazer muito aprendizado.Capa da revista_Dor_preview

A história foi escrita em 2012 por Tatiana Minardi e, em 2018, roteirizada e ilustrada por Júlia Oliveira.  A HQ foi lançada na décima edição do FIQ – Festival Internacional de Quadrinhos que aconteceu em Belo Horizonte de 30 de maio a 03 de junho de 2018.HQ DOR - Montagem da revista abertaDentro das 16 páginas da HQ DOR, encontramos uma história sensível, com poucas falas e muito colorida, na qual somos convidados a passear por um mundo apresentado pelos quadros feitos em aquarela e finalizados em lápis de cor. A publicação encanta por sua arte linda, leve e delicada, resultado do cuidadoso trabalho de pintura. A personagem-menina mais parece um elemental ou uma criatura feerica, saída diretamente os Sonhos de Uma Noite de Verão. Os cenários por onde passeia nos remetem florestas e campos élficos. As ilustrações dialogam harmoniosamente com a narrativa, que propõe uma visão diferente e singela da dor, como uma criatura que tem seu tempo de ficar, mas que precisa partir.

A HQ DOR tem um formato grande (24cm x 34cm), pouco comum para quadrinhos, que chama a atenção e remete às publicações infantis. O miolo é em papel pólen, que proporciona uma boa experiência de leitura tanto pelo toque, quanto pela qualidade da impressão. O acabamento em costura é um toque a mais de cuidado e carinho com a publicação.DOR - Imagem da personagemJúlia Oliveira

Júlia Oliveira (ilustradora e roteirista) - foto Arquivo PessoalJúlia Oliveira mora em Itabirito-MG, te 22 anos e é Técnica em Artes Visuais formada pela Casa dos Quadrinhos. Desde criança, gosta muito de ler e sempre foi apaixonada pelas ilustrações contidas nos livros. Pra elas, as ilustrações são mais que um complemento visual ao texto, são uma janela para o mundo apresentado pela história. E é isso que a Júlia faz, cria janelas ilustradas para as histórias, sejam elas de fantasia ou da vida real.
A HQ DOR é o primeiro trabalho publicado de Tatiana Minardi e Júlia Oliveira. Elas são primas, muito amigas e dividem uma paixão por livros infantis que impulsionou o realizar do projeto independente.
E aí, ficou na curiosidade? Quer conhecer mais do trabalho da Júlia? Você pode encontrar a HQ DOR, e outras produções no site da ilustradora.

Quem escreve? Luciana

Jornalista, Relações Públicas, Especialista em Gestão da Comunicação e Mestra em Análise do Discurso. Rpgista de longa data, trekker (Vida longa e próspera!) e whovian (Allons-y!)... Gosto da natureza, de literatura, HQs, cinema, séries de TV, rpg, board games, de música boa (rock and roll) e de nerdices em geral! Adoro preparar quitutes e receber os amigos. Insisto em ser feliz e sou altamente convivível! E amo o Leo - o maridão e personal-particular-chef!!!