“Empreste seus olhos” a um deficiente visual com o aplicativo Be My Eyes

be-my-eyes-ajude-um-deficiente-visual-cego-app

Simples, fácil, prático e faz bem ao próximo!

Vamos conversar sobre duas coisas muito sérias: deficientes visuais ajudar ao próximo.

Os deficientes visuais muitas vezes acabam adaptando a ausência da visão com a ajuda dos demais sentidos, além do auxílio de cães-guia e bengalas (algumas até com GPS embutido), mas existem, sim, dificuldades diárias (afinal, é uma deficiência!), como encontrar o prazo de validade de um produto, saber qual é o produto dentro do armário, entre outras.

O dinamarquês Hans Jorgen Wilberg buscou então uma forma de auxiliar os deficientes visuais, criando o Be My Eyes, um aplicativo que permite que você possa emprestar seus olhos por alguns momentos.

be-my-eyes-ajude-um-deficiente-visual-cego-app-3

Ao entrar no aplicativo, você opta por ser um voluntário ou deficiente visual. No nosso caso (voluntários), primeiramente opta-se pelo idioma em que você pode ajudar (assim, você não recebe uma ligação diretamente do Azerbaijão sem saber se comunicar com a pessoa que precisa de ajuda) e, em seguida, há um vídeo explicativo de como funcionará o aplicativo.

O app foi inspirado no FaceTime, por tal motivo seu funcionamento é similar: há um sistema de câmera direta que conecta o deficiente visual ao voluntário, permitindo por meio da fala (para ambos) e da imagem (para o voluntário) o auxílio para a resolução de problemas como localizar a data de validade de um produto, por exemplo.

be-my-eyes-ajude-um-deficiente-visual-cego-app-1

No primeiro dia em que me cadastrei, recebi uma chamada de um senhora pedindo ajuda para identificar se a lata em seu armário era milho ou ervilha. Foi bem bacana, ela ficou muito agradecida pela ajuda. Você também pode fazer parte desta corrente do bem!

be-my-eyes-ajude-um-deficiente-visual-cego-app-2

Ficou curioso sobre o funcionamento do aplicativo? Confira o vídeo oficial:

O aplicativo já possui mais de 741 mil deficientes visuais cadastrados e cerca de 52 mil voluntários (não se esqueça, este número é geral, não há divisão por regiões ou idiomas!). O download é gratuito para iOS e Android.

Quem escreve? Mindy (Yasmim Alvarez)

Cosplayer e graduanda em Direito. Amante de World of Warcraft, invencível no Super SmashBros, Batman-lover e fã de carteirinha da Princesa Zelda. Queria ser a toda-poderosa Sailor Moon, mas se contenta em ser apenas uma princesa da Disney nas horas vagas