Empresa cria sapatos equipados com GPS para localizar idosos perdidos

sapato-gps-idoso

Tornando a vida dos idosos mais segura 🙂

A empresa japonesa Wish Hills desenvolveu um modelo de sapato equipado com GPS para ajudar a localizar idosos que podem se perder e não conseguir encontrar ou lembrar do caminho para casa, como acontece nos casos de demência e Alzheimer.

Os “GPS Dokodemo Shoes” mostram a posição do usuário em dispositivos como smartphones, tablets e computadores com um número de identificação e senha. Assim, quando o usuário se afasta mais de 50, 100 ou 500 metros da residência (dependendo do número programado), uma notificação é enviada ao dispositivo da sua escolha, mostrando a posição do usuário num mapa para facilitar a procura.
sapato-gps-idoso-01
sapato-gps-idoso-02
Imagens via EFE/Wish Hills
O porta-voz da empresa disse que a ideia era implantar o sistema de GPS em algum objeto que fizesse parte do dia-a-dia dos idosos:
Temos experiência na busca de doentes com demência perdidos, e sabemos que este perfil de pessoas não utiliza telefones celulares e nem relógios, e sim sapatos. Por isso decidimos criar sapatos com sistema de localização GPS.
Por enquanto a empresa possui o produto à venda no Japão, considerando o grande número de idosos no país, mas houve menção de que pretendiam avançar em outros países com aumento significativo da população idosa.

Quem escreve? Mindy (Yasmim Alvarez)

Cosplayer e graduanda em Direito. Amante de World of Warcraft e Ragnarok, invencível no Super SmashBros, Batman-lover e fã de carteirinha da Princesa Zelda. Queria ser a toda-poderosa Sailor Moon (ou até mesmo a Princess Serenity) mas se contenta com a forma comum da Usagi.