Empoderamento feminino: Artistas repensam vilãs e heroínas em exposição inédita

Exposição-heroica-Destaque

Saiba mais sobre a exposição “Heróica” que está rolando no FIQ

Além de mais de uma centena de artistas convidados, nacionais e internacionais (já conferiu a entrevista EXCLUSIVA da Gail Simone?), sessões de autógrafos, lançamentos de HQs e debates, o Festival Internacional de Quadrinhos – FIQ 2015 traz quatro exposições muito bacanas! Uma delas é a Heróica, que mistura trabalhos expostos, cosplayers e emponderamento feminino num novo universo criado por artistas brasileiras.

Releitura-Elektra-da-PriWiA exposição Heróica mostra heroínas e vilãs do universo DC e Marvel com sua personalidade e vestuário reconstruídos na visão de cinco artistas brasileiras – Estúdio Seasons, Laura Athayde, Mariana Cagnin, Pri Wi, Priscilla Tramontano. Exposição-heroica-fiq (2)

Heróica traz novas interpretações da Elektra, Feiticeira Escarlate, Hera Venenosa, Mística e Psylocke. A Elektra foi repensada como uma ninja, a Feiticeira Escarlate ganhou um toque mais fashion, a Hera Venenosa (minha favorita na exposição) foi repensada como uma índia, a Mística como integrante de alguma casta indiana e a Psylocke ficou mais próxima de uma guerreira samurai.

Exposição-heroica-fiq (9) Exposição-heroica-fiq (10)

As personagens também são interpretadas por cosplayers, que circulam pela Serraria Souza Pinto durante a realização do FIQ, mostrando não só uniforme, mas a caracterização criada pelas artistas.

Exposição-heroica-fiq (23)Feiticeira-EscarlateExposição-heroica-fiq (19)

O objetivo da exposição é revisitar e questionar a forma como as mulheres são vistas nos quadrinhos. Para isso, cada artista colocou seu olhar e suas crenças sobre essas mulheres superpoderosas e criadas por homens. A concepção ficou por conta da Cris Peter, junto com Ariane Rauber, que assina também a curadoria.  A confecção dos figurinos de Eva Cosmaker.

Exposição Heróica-Psiloke

A Psylocke tava meio tímida

Exposição-heroica-fiq (13)Gostou? Fique ligado na cobertura Garotas Geeks para saber o que mais de legal está rolando no FIQ 😉

Quem escreve? Luciana

Jornalista, Relações Públicas, Especialista em Gestão da Comunicação e Mestra em Análise do Discurso. Rpgista de longa data, trekker (Vida longa e próspera!) e whovian (Allons-y!)... Gosto da natureza, de literatura, HQs, cinema, séries de TV, rpg, board games, de música boa (rock and roll) e de nerdices em geral! Adoro preparar quitutes e receber os amigos. Insisto em ser feliz e sou altamente convivível! E amo o Leo - o maridão e personal-particular-chef!!!