Acompanhe a jornada de Flávio em busca de respostas e do sentido da vida
km-blues-4Você já deve ter lido em algum lugar que o mais importante da vida não é o seu objetivo, mas a jornada que percorremos para chegar lá. KM Blues é uma obra em que o caminho pode ser considerado um dos personagens principais. É uma HQ sobre buscas, perdas, reencontros e escolhas.

A graphic novel acompanha a história de Flávio, um homem recém-divorciado que viaja por São Paulo, numa fuga de si mesmo e em busca de respostas, mesmo não sabendo para quais perguntas. Tendo como companheiro de viagem e mentor o músico Cartola, o protagonista segue em sua jornada, revisita vários lugares que fizeram parte da sua vida, reencontra pessoas e sentimentos.KMBlues_amostra-cap01

A mistura de blues e samba funciona como uma trilha sonora dessa história de estrada e, junto com as conversas do protagonista com Cartola, marcam o ritmo da narrativa. A música do sambista carioca traz conhecimento de vida e a esperança de um novo começo. Ao mesmo tempo, as canções demonstram o estado de espírito de Flávio que está em um momento conturbado de sua vida.

KM Blues busca montar um verdadeiro quebra-cabeça emocional. Quem é que nunca sofreu alguma grande perda na vida? Quem nunca duvidou, por um momento se quer, das suas escolhas e decisões? É uma situação tão comum, tão possível, que fica difícil a gente afastar essa história da vida real. Ficção e realidade se misturam de tal forma que, durante a leitura, nos sentimos dentro das páginas, fazendo parte desta viagem. Nesse caminho, ficamos na dúvida se o que protagonista está fazendo é realmente uma busca, ou apenas outra fuga. No último momento dessa jornada, a trama é concluída de forma inesperada.KMBlues_amostra-cap03

Ao terminar a leitura desta graphic novel, fiquei pensando que a vida é como uma estrada. Às vezes longa, às vezes curta, mas geralmente, cheia de curvas. Como não sabemos quando vamos chegar ao fim, é essencial prestar atenção nas curvas e desvios e encontrar o nosso rumo.

Os condutores desta história

KM Blues é uma HQ independente lançada pelo selo HQemFoco no dia 14 de dezembro de 2012. A publicação foi uma das contempladas no ProAC 2011 – Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo, de histórias em quadrinhos. E ganhou o prêmio HQmix 2013 de Melhor Publicação Independente Edição Única.

O prefácio da graphic novel ficou por conta de Laudo Ferreira – quadrinhista e ilustrador, fundador do Estúdio Banda Desenhada, duas vezes vencedor do Troféu HQ Mix (1995 e 2008) e autor da HQ mini-série “Yeshuah”.

letrasNeste álbum, o roteiro de Daniel Esteves mistura blues, samba e estrada para produzir com um texto bastante maduro uma trama realista e charmosa. As músicas de Cartola tem presença marcante na graphic novel, mas sem deixar o texto melancólico. Conhecer as canções do cantor, compositor e sambista carioca faz diferença e torna a leitura ainda mais rica.

KM Blues tem ainda arte de Wanderson de Souza e cores de Wagner de Souza. Esta não é a primeira parceria de Daniel e Wanderson. Eles também trabalharam juntos na série “Nanquim Descartável”.

KMBlues_amostra-cap04A linda arte de Wanderson é caracterizada por um traço simples, leves e belos. Os personagens são expressivos e muito bem caracterizados. Os cenários representam bem as localidades por onde o protagonista passa e nos transportam para as cenas como se estivéssemos presentes naquele instante, principalmente na estrada e na praia.

O trabalho de cores de Wagner é um destaque à parte. O processo de colorização totalmente digital simula pinceladas no papel. Durante a jornada de Flávio, as cores são apasteladas, principalmente no cenário, e a sobreposição das camadas de tinta é evidente. Nas cenas de flashback, dá pra sentir a textura das páginas, como se elas fossem pintadas em papel canson ou vergê.

Achei a narrativa de KM Blues bastante visual, tanto pelos cenários mostrados (São Paulo, Bauru e Caraguatatuba) como pela sequencia da história. Daria um bom road movie ou uma web-serie em cinco episódios. Achei até o protagonista meio parecido com o Paulo Betti.Montagem Paulo Betti

Mas como ele já passou da idade do personagem, eu escalaria o Mateus Sonalo para o papel. #ficaadicaMontagem Mateus Solano

Curtiu? A graphic novel tem 104 páginas e pode ser adquirida por R$25,00 na loja virtual da Petisco Web Comics  e no site da Comix.

E aí, pronto para embarcar nesta viagem?

Compartilhe: