Em vez de uma, existem DUAS réplicas da casa de “Meu Vizinho Totoro” no Japão

totoro house

Réplica não oficial da casa onde viveriam as irmãs Satsuki e Mei, da animação “Meu Vizinho Totoro”, viralizou no Twitter nesse último final de semana.

“Meu Vizinho Totoro” (Tonari no Totoro となりのトトロ em japonês) é um dos filmes mais famosos e referência do Studio Ghibli. A animação de 1988 foi escrita e dirigida pelo diretor Hayao Miyazaki e marcou a infância de muitas pessoas pelo mundo afora com esse ícone do cinema.

Em uma narrativa tão envolvente e doce, até hoje o filme cativa novos fãs que querem viver essas aventuras mágicas com os trolls ou espíritos da floresta que em tantas travessuras dão mais leveza na nossa nada fácil vida.

Bom, mas como sair pela zona rural do Japão pós-guerra na sorte de talvez encontrar o Totoro no ponto de ônibus durante a chuva não vai ser nada fácil, o mais aconselhável é visitar uma das réplicas da casa que Satsuki e Mei moravam com o pai, o professor universitário Tatsuo Kusakabe, no longa-metragem.

Em um post anterior, comentamos sobre uma réplica oficial localizada perto da cidade de Nagoya, capital da província de Aichi no Japão, onde é possível fazer um tour de aproximadamente 30 minutos pela casa.

O que não tinha sido comentado antes, era que existe uma outra réplica não oficial nas proximidades de Shimabara em Nagasaki.

Essa informação se espalhou com um tweet anunciando que era possível dormir na casa por 5000円, o que daria maaaaaais ou menos uns R$185.

 

 

Aparentemente a casa seria gerenciada por uma escola de enfermagem da região. No entanto, antes de querer fazer as malas e comprar as passagens com destino ao Japão para se hospedar e viver essa aventura, precisamos avisar que não é mais possível dormir nessa casa, conforme relata o blog Kotaku, que ligou para essa escola para se informar. Uma pena, não?

Antes desse tweet, outros blogs japoneses já tinham comentado que conheceram o lugar, como Fukuchan no Kuu que fez um tour e Hiroland no zakki-chō (hirolandの雑記帳) que conseguiu dormir na casa, confira as fotos desses blogs da réplica não oficial do “Meu Vizinho Totoro” em Nagasaki.

Imagem retirada do blog Fukuchan

Imagem retirada do blog Fukuchan

Quintal da casa com árvores

Imagem retirada do blog Fukuchan

Cozinha com cinza com puxador de água e parede suja de cinzas da lenha para esquentar o banho

Imagem retirada do blog Fukuchan

Sala com móveis da era Showa

Imagem retirada do blog Fukuchan

Ofuro antigo

Imagem retirada do blog Fukuchan

Sótão com Susuwatari

Imagem retirada do blog Fukuchan

Cozinha dos anos 50 no japão com fogão a lenha

Imagem retirada do blog Hiroland

Criança de pijamas puxando água na cozinha

Imagem retirada do blog Hiroland

Quem escreve? Kátia Kishi

Jornalista e mestra em divulgação científica e cultural que adora assistir a filmes, séries e animes, ler livros, arriscar um karaokê e tomar uma boa breja. Tem um canal no YouTube sobre cultura japonesa chamado Zatsudan Now!. Pode chamar de Lilo, Harumy, Kishi ou só Kátia mesmo.