Em busca de um amigo com Cosmonauta Cosmo!

capa_cosmo destaque

Outro dia, estive no lançamento da Graphic MSP do Bidu (já conferiu a resenha da Batata?) e aproveitei para adquirir o ‘Cosmonauta Cosmo!’, também escrito e desenhado pelos meus conterrâneos Eduardo Damasceno e Luís Felipe Garrocho.cosmo cosmonauta autografado

A ideia é bem simples: o garoto Cosmo Nauta Nemo Segundo quer ter um cachorrinho, igual ao cãozinho da tv, para fazer companhia, dividir um beliche e ensinar truques – como saltar arcos flamejantes. Mas o regulamento de seu prédio não permite. Como a proibição não se estende a alienígenas, Cosmo parte para uma aventura espacial em busca de um melhor amigo.

Contando assim, ‘Cosmonauta Cosmo!’ pode até parecer uma simples HQ feita para crianças. Só que a aventura espacial do pequeno protagonista acaba se mostrando profunda e elaborada, na medida que avançamos pelos cinco capítulos e percebemos a complexidade presente nas entrelinhas: a nossa essência infantil sobre buscas, perseverança e amizade, que esquecemos quando nos tornamos adultos.

capa_cosmo

A graphic novel mostra Cosmo – um menino sonhador, inconsequente e obstinado – em suas aventuras, de planeta em planeta, sempre em busca de alguém para ser seu melhor amigo. Com direito a lição humanista no fim da história, ‘Cosmonauta Cosmo!’ traz referência direta à Little Nemo e influência nítida de O Pequeno Príncipe, tudo isso de forma leve e delicada, respeitando a inteligência do leitor.

Curti muito a HQ, achei linda e extremamente bem feita. E fiz, na minha cabeça, uma ligação com ‘Bidu – Caminhos’. Pra mim, as duas graphic novels contam através de narrativas simples, e do ponto de vista singelo de seus protagonistas, versões breves da ‘jornada do herói’, aonde os personagens partem para uma busca e acabam se encontrando, se descobrindo.

Cosmo hq (3)

A Graphic Novel

‘Cosmonauta Cosmo!’ foi lançado em agosto de 2013 pela Editora: Miguilim, em parceria com o selo Quadrinhos Rasos. A graphic novel tem 112 páginas, em formato 29,7 x 21 cm, com impressão em papel offset, capa cartonada com orelhas, aplique de verniz destacando um efeito “poeira de estrelas”.

A publicação tem roteiro e desenhos dos quadrinistas mineiros Eduardo Damasceno e Luís Felipe Garrocho. ‘Cosmonauta Cosmo!’ é o segundo trabalho desta dupla dinâmica, que também criou a premiada ‘Achados e Perdidos’ (ei! Isso dá um outro post!) e a recém-lançada Graphic MSP ‘Bidu – Caminhos’ (já leu a resenha?).

Cosmo hq (4)

Além disso, destaca-se em ‘Cosmonauta Cosmo!’a arte e o lindo design visual das páginas. A cuidadosa utilização da paleta de cores em cada capítulo, junto com o inventivo uso das onomatopeias, que interagem com a arte e tornam-se parte essencial das aventuras de Cosmo pelo espaço.

Cosmo hq (1)

Com balões caprichados e diagramação elegante, o formato do álbum é bem utilizado nas ações panorâmicas, seja em planetas desérticos, verdejantes, ou gelados, e no estrelado vácuo espacial. Toda a arte de ‘Cosmonauta Cosmo!’ foi feita em software livre e a graphic novel está sob uma licença Creative Commons.

Cosmo hq (5)

Gostou? ‘Cosmonauta Cosmo!’ Pode ser adquirido na Comix, no site da Livraria Cultura, ou na Boa Viagem Distribuidora de Livros .

Cosmo hq (2)

Quem escreve? Luciana

Jornalista, Relações Públicas, Especialista em Gestão da Comunicação e Mestranda em Análise do Discurso. Rpgista de longa data, trekker (Vida longa e próspera!) e whovian (Allons-y!)... Gosto da natureza, de literatura, HQs, cinema, séries de TV, rpg, board games, de música boa (rock and roll) e de nerdices em geral! Adoro preparar quitutes e receber os amigos. Insisto em ser feliz e sou altamente convivível! E amo o Leo - o maridão e personal-particular-chef!!!