As E-Girls costumam se inspirar na estética de personagens fictícios fofos, mas quem começou essa tendência?

As tendências estão sempre se renovando no mundo da moda e o estilo da vez é a “E-Girl” ou “E-Boy” (já que nada na moda é exclusivo de algum gênero).

O estilo veio, especificamente, da internet,representando uma mistura de cultura do Tumblr, TikTok (que substituiu o Vine), videogames e filmes.  Vale lembrar que o estilo possui vários subgêneros. Mas, independentemente do tipo, em quem estes looks são inspirados?

Confira abaixo dez personagens da cultura geek que contribuem como fonte de inspiração para a tendência:

Sabrina Spellman

E-Girls

Sabrina Spellman sempre foi uma personagem presente na consciência pública, mesmo na versão dos anos 90. E por que ela não deveria estar? A ideia de uma bruxa adolescente é algo que envolve muitas pessoas – o que podemos ver também por American Horror Story: Coven.

Já não há mais aquela ideia de que a bruxaria é algo ruim e assustador e, inclusive, vemos mais pessoas assumindo abertamente crer e trabalhar com isto. A ideia foi tão difundida que a bruxaria é um elemento muito presente nos looks das E-Girls.

Ramona Flowers

E-Girls

Scott Pilgrim Contra o Mundo foi um grande sucesso em 2010, especialmente pelo estilo underground influenciado também por videogames.

Apesar de não ser a protagonista, Ramona Flowers roubou a cena com seus cabelos coloridos e por sua atitude – que era muito refletida também em suas roupas bem diferentes.

Ravena

E-Girls

Ravena de Os Jovens Titãs é uma mistura de algumas outras personagens desta lista. Ela é bruxa, meditativa, e completamente original e autêntica. Ela faz tudo em seu ritmo, tem cabelos roxos (!) e não precisa de um homem para completá-la.

Princesa Peach

E-Girls

A Princesa Peach, da franquia Super Mario, pode parecer uma escolha estranha no começo, mas o estilo E-Girl e os videogames andam de mãos dadas. De fato, existem várias personagens femininas no universo dos games, mas Peach é um grande referencial, já que é uma das primeiras.

Com sua estética fofa e sua presença no espírito moderno da cultura popular há mais de 30 anos, várias E-Girls se inspiram em grandes vestidos vitorianos e atitude geral ousada.

A única questão relevante para discussão é que ela quase sempre é retratada como uma donzela em perigo. Mas, jogue contra ela em Super Smash Bros e você verá o contrário.

D.Va

Definitivamente, se estamos falando da parte gamer das E-Girls, a D.VA de Overwatch é uma enorme influência. Ela veste um traje futurista, pilota um robô gigante e faz as coisas acontecerem. É inegável que é uma personagem bastante querida, já que produtos e cosplays inspirados nela estão por toda parte.

Harley Quinn

Harley Quinn é originalmente da franquia Batman, mas isso não significa que ela não esteja em todos os lugares ultimamente. Cosplays, fantasias de Halloween e filmes a destacaram bastante. Ela foi uma grande parte do filme Esquadrão Suicida e também será no próximo filme da DC, Aves de Rapina.

Embora ela possa ter começado como uma simples personagem secundária que sofria da Síndrome de Estocolmo induzida por Coringa, ela se tornou recentemente uma personagem muito mais profunda, se livrando das garras do vilão (e, inclusive, está desfrutando de um relacionamento saudável e bem-sucedido com Hera Venenosa).

Os cabelos bem coloridos, a maquiagem e as roupas cheias de atitude (especialmente dos últimos filmes) são grandes influências no estilo E-Girl.

Sailor Moon

Sailor Moon é uma das grandes representantes das personagens femininas de animes. Ela foi um sucesso surpreendente nos anos 90, tanto que não faz muito tempo que contamos com o lançamento de Sailor Moon: Crystal. Ela também é uma presença extremamente popular na comunidade cosplay. Como não amar uma personagem que tanto ajudou no pontapé inicial no subgênero Magical Girl dos animes e mangás?

Vemos no estilo uma grande influência de coisas fofinhas (ou kawaii, se preferir), especialmente em detalhes ou acessórios.

Princesas da Disney

Primeiramente: dá para culpar as E-Girls por se inspirarem nelas? Mas é claro que não.

As princesas da Disney sempre foram referência no universo da moda e na comunidade cosplayCada uma delas tem sua história e, através delas, podemos observar a evolução de seus desenvolvimentos.

Vemos uma grande influência de Ariel, de A Pequena Sereiacom os objetos relacionados ao fundo do mar e às sereias, e também de Merida, de Valente, com sua atitude incrível, cachos ao vento e roupas medievais.

Sakura

Embora Sakura possa ser esquecida ocasionalmente, ela ainda é uma parte muito importante da comunidade de animes. É uma personagem feminina que deixou de lado vários padrões para seguir seu sonho e se tornar verdadeiramente forte (em todos os sentidos).

Além disso, ela é uma das personagens mais famosas com o cabelo rosa bebê (ou rosa pastel, se preferirem), uma cor que é tendência (não só nos cabelos) dentro do universo E-Girl.

Lain

Embora Lain de Serial Experiments Lain não seja exatamente a personagem mais popular – nem mesmo o anime mais popular -, seus pijamas de urso são icônicos (e trouxeram uma grande quantidade de cosplays). Sem mencionar que ela é, literalmente, uma E-Girl. Opa, spoilers!

 

Tem mais alguma personagem que você acha que deveria estar nesta lista? Conta pra gente nos comentários!

 

Fonte: ScreenRant

Compartilhe: