Dois Irmãos: adaptação literária para os quadrinhos

hq-doisirmaos-02

 Fábio Moon e Gabriel Bá fazem uma adaptação da literatura brasileira para os quadrinhos: Dois Irmãos, um romance manauara do escritor Milton Hatoum.


Quem já acompanha o trabalho dos gêmeos Fábio Moon e Gabriel Bá sabe que suas últimas publicações, como Daytripper (que foi publicado pela DC Comics com selo da Vertigo), renderam grande fama internacional para os irmãos quadrinistas, além de uma ótima reputação tanto entre os leitores, quanto com os críticos. Isso contribuiu para que o novo trabalho deles, Dois Irmãos, uma adaptação de um romance manauara do amazonense Milton Hatoum, fosse muito esperado pelos fãs (e, claro, nós também ficamos bem ansiosos!).
hq-doisirmaos-01

 

hq-doisirmaos-05

Dois Irmãos conta a história dos gêmeos de origem libanesa Yaqub e Omar, que residem em Manaus. Lá, a família – que vive do comércio – passa por grandes conflitos, que levam Yaqub a ser mandado para o Líbano em uma viagem forçada. O motivo da viagem de Yaqub para o Líbano é melhor esclarecido entre os recuos cronológicos que a história dá, já que muitos dos problemas familiares são descritos inicialmente na infância dos gêmeos. Ainda quando eram crianças, as diferenças entre Omar e Yaqub começam a fazer com que eles troquem insultos e iniciem disputas, desenvolvendo um relacionamento difícil durante a vida. É por conta desses desentendimentos que os pais deles, preocupados, começam a tomar medidas, como o envio de Yaqub para fora do Brasil.hq-doisirmaos-03

A história é bem intensa e para quem curte clássicos literários (ou, claro, tem vontade de começar a lê-los) é um prato cheio. A adaptação para os quadrinhos demorou cerca de quatro anos para ficar pronta e foi publicada em março deste ano. Os irmãos Moon e Bá foram para França divulgar a graphic novel no Salão do Livro de Paris e, logo depois, desembarcaram para o lançamento em Manaus, a mesma cidade cenário da história de Milton Hatoum. Ainda neste ano, a dupla lançará Dois Irmãos nos Estados Unidos em outubro, mostrando para o mundo mais essa incrível adaptação da literatura brasileira, nos traços de grandes quadrinistas que temos orgulho de ter no Brasil.

E, uma curiosidade, não foi apenas nos quadrinhos que a história ganhou espaço: a obra original Dois Irmãos, de Milton Hatoum, foi publicada nos anos 2000; ganhou adaptação para os teatros em 2008 e, em 2015, ganhará uma minissérie pela TV Globo. Gosto de adaptações recentes, porque elas fazem com que velhos e novos leitores possam ter um encontro de gerações, principalmente com obras de grande peso para a literatura brasileira.

hq-doisirmaos-08

Para os novos leitores, como eu, é uma ótima oportunidade para conhecer o que há de melhor em nossa literatura. A história consegue harmonizar entre o trágico conflito entre os irmãos, a delicadeza de relações humanas e o drama. É o tipo de história que se lê com muito gosto e, é claro, o orgulho de saber que é fruto do nosso país! Pode garantir que é uma ótima aquisição, recomendadíssimo 😉

Quem escreve? Grazi

Cristã aspirante a cientista da computação, um dia ainda será a Root na companhia do Harold Finch e do John Reese. Fã de Green Day, sempre mantêm bons álbuns de punk californiano em seu player e desbrava universos ouvindo metal folk. Aprecia quadrinhos e boa leitura, sempre se vê presa a realidades alternativas sem precisar encher a cara.