Como diria River Song: SPOILERS!

O fator viagem no tempo permite à Doctor Who trazer figuras históricas para sua trama, já em seu primeiro ano, há quase 57 anos atrás (1963), o explorador Marco Polo ganhou um arco inteiro dedicado a ele.

Como inspiração para The Haunting of Villa Diodati, o 8º episódio da 12ª temporada, a roteirista Maxine Alderton (Emmerdale Farm), usou a famosa aposta entre os escritores Lord Byron, Dr. John Polidori, Percy Bysshe Shelley, e Mary Wollstonecraft Goldwin (que viria a se tornar Mary Shelley), para saber quem seria capaz de escrever a melhor história de fantasma. Acredita-se que o desfio, proposto por Lord Byron aos amigos que passavam um tempo com ele na mansão Villa Diodati, em Genebra, na Suiça, tenha sido inspiração para livro Frankinstein ou o Prometeu Moderno (1818), considerado o primeiro romance de ficção cientifica da história.

Foto: BBC

Jodie Whittaker é a primeira mulher a interpretar o icônico personagem viajante do tempo, e o fato de se ter uma das escritoras mais importantes do gênero terror participando de um episódio, deveria ter sido melhor aproveitado. O plot inclusive era perfeito para isso, pois mostra qual seria a visão que uma pessoa, cheia de imaginação no século XIX, teria dos Cybermen, que nada mais são do que androides, tornando o paralelo com o monstro criado por Mary Shelley facilmente reconhecível.

Foto: BBC

Quando comparamos com o episódio sobre Agatha Christie (T4E7– O Unicórnio e a Vespa), por exemplo, que também utilizou um fato na vida da autora para lhe prestar uma homenagem, vemos a reverencia, e respeito à obra da “rainha do crime, tornando o enredo imersivo, como se na verdade estivéssemos assistindo a uma adaptação de um de seus livros.

Apesar de todo o clima de terror clássico construído dentro da casa, o roteiro tem dificuldade em destacar Mary Shelley, que deveria ser o centro da história, claro que nesse caso ela divide os holofotes com ícones do romantismo, mas o clímax do episódio precisava ser sobre ela, e suas inspirações. Todo o protagonismo, porém, foi dado à Lord Byron, e à Percy Bysshe Shelley, que não participa de boa parte do episódio. Evitar que algo acontecesse ao poeta Shelley, antes do tempo, se tornou muito mais importante.

A 12ª temporada de Doctor Who está na Globoplay, com episódios inéditos toda semana.

Compartilhe: