Dicas de leitura: Vampiros para todos os gostos!

dicas de leitura vampiros destaque

Confira em dois livros e uma graphic novel, diversas e impressionantes versões dos famosos bebedores de sangue

Você gosta de vampiros? Não daquelas criaturas românticas que brilham à luz do dia. Mas sim, aqueles seres poderosos, misteriosos, sombríos, que se alimentam de sangue e que caçam seres humanos à noite. Os vampiros nos fascinam, povoam a nossa imaginação e estão presentes na nossa cultura, na literatura, no cinema, no teatro, mas músicas e nos quadrinhos.

Se você é fã de histórias vampirescas e adora histórias de terror e de suspense, confira essas dicas de leitura! Mesmo se não está acostumado com esse tipo de narrativa, você irá se deliciar com o poder e o fascínio que dessas criaturas!
Drácula, de Bram Stoker, divulgação DarkSideA primeira dica, é Drácula, do escritor irlandês Bram Stoker. Trata-se de uma obra clássica, que influenciou o gênero terror, tanto na literatura, quanto no cinema. Após mais de 120 anos de sua primeira publicação, o romance continua mobilizando leitores, fãs e estudiosos.

Drácula é narrado de maneira epistolar. Por meio de cartas, diários, telegramas, recortes de jornais e até registro em um fonógrafo, os personagens principais Jonathan Harker, Mina Harker, dr. Van Helsing e Dr. Seward contam essa história. O grupo tenta impedir que o vilão de modos refinados e comportamento sanguinário se alimente de sangue humano na Londres da época vitoriana, no final do século XIX. Drácula - Foto Luciana d'Anunciação

A edição especial da DarkSide, conta com a icônica capa amarela da primeira publicação de 1897 e ainda com vários extras muito bacanas! Como a apresentação de Dacre Stoker, sobrinho-bisneto do autor, textos que contam as relações entre a verdadeira Transilvânia e aquela eternizada no livro. E ainda com ilustrações, um texto que aborda Drácula no cinema, algumas imagens de filmes clássicos, alguns manuscritos e notas originais de Bram Stoker e, também, o conto ‘O hóspede de Drácula’.

Drácula - Foto 1 Luciana d'AnunciaçãoVampiros: Coleção Sobrenatural – Volume 1
Depois do clássico da literatura, que tal conhecer dez releituras da figura vampiresca, escritas por autores brasileiros? Vampiros: Coleção Sobrenatural – Volume 1, publicado pela Avec Editora traz os bebedores de sangue como eles são de verdade: predadores noturnos, dominadores, caóticos, monstruosos, sedutores, caçadores, inescrupulosos, bisbilhoteiros e únicos.

vampiros- coleção sobrenatural vol 1 - divulgação avec editora

Todas as histórias se passam no Brasil, os cenários são bem descritos e os submundos, bem detalhados. Mas o melhor mesmo de Vampiros: Coleção Sobrenatural – Volume 1 é descobrir, ou reencontrar talentosos autores brasileiros, escrevendo narrativas criativas e empolgantes sobre os vampiros, utilizando elementos que tornam nas narrativas ainda mais próximas e familiares.

Vampiros: Coleção Sobrenatural – Volume 1 conta com prefácio de Lord A. e 10 contos de de Alexandre Cabral, Carlos Bacci, Carlos Patati, Duda Falcão, Fred Furtado, Giulia Moon, Ju Lund, Marcelo Del Debbio, Nazarethe Fonseca e Simone Sauressig.
vampiros- coleção sobrenatural vol 1 - foto Luciana d'Anunciação

Ficou na curiosidade? Confira a sinopses dos textos:
All in – “Nas mesas de pôquer de Brasília o adversário de Paulo aposta muito mais do que fichas.”
Colonização – “Uma elite de vampiros alienígenas, poderosos e insaciáveis desejam sangue humano”.
A fonte da donzela -“Sedenta e antiga criatura depara-se com habitantes dos novos tempos e fica maravilhada com a arte do cinema”.
O vampiro cristão – “Um vampiro e uma fada decrépita formam uma dupla inusitada desbravando a noite até que seus objetivos pessoais os levam a firmar um pacto assombroso”.
Sangue e poeira – “Um menino descobre que existem coisas mais aterrorizantes do que as gigantescas nuvens de poeira que engolem sua cidade”.
O dia da caça – “Diego é lançado inadvertidamente em um mundo subterrâneo secreto, onde os vampiros, ferozes predadores, caçam a sua presa maior: os humanos”.
Anunciação – “Lauren jamais imaginou o que aconteceria depois de conhecer um rapaz misterioso e sedutor durante um forró”.
Parsifal – “Uma peça de teatro intercala-se com a vida do protagonista, enquanto, ele se desloca para uma reunião de suma importância nos domínios do patriarca”.
Olho por olho – “Cecily Marcos é uma renomada professora de psicologia criminal que ao traçar o perfil de um assassino reencontra o próprio passado”.
O orquidófilo – “Um botânico apaixonado por orquídeas busca por um raro exemplar na Floresta Amazônica em uma expedição amaldiçoada”.

Quem escreve? Luciana

Jornalista, Relações Públicas, Especialista em Gestão da Comunicação e Mestra em Análise do Discurso. Rpgista de longa data, trekker (Vida longa e próspera!) e whovian (Allons-y!)... Gosto da natureza, de literatura, HQs, cinema, séries de TV, rpg, board games, de música boa (rock and roll) e de nerdices em geral! Adoro preparar quitutes e receber os amigos. Insisto em ser feliz e sou altamente convivível! E amo o Leo - o maridão e personal-particular-chef!!!