Luta-livre com mulheres INCRÍVEIS. Vocês estão esperando o que?

GLOW é uma das novas séries da Netflix, e entrou no catálogo recentemente. Muita gente tem falado de GLOW, da sua ambientação sensacional dos anos 1980 e de como essas mulheres lutam em diversos sentidos da palavra. Mas, para além de ser uma série sobre mulheres, é uma série que deveria ser assistida por todo mundo.

Em uma breve sinopse: O seriado gira em torno de um programa de luta-livre, muito comum nos Estados Unidos. O diferencial, porém, é que esse programa seria protagonizado por mulheres. GLOW, inclusive, é sigla para: Gorgeous Ladies of Wrestling. Ruth é uma mulher que quer muito ser atriz mas não consegue um papel decente porque é “normal demais”. Sua melhor amiga é Debbie, também atriz, que já até teve um papel importante num seriado. O marido de Debbie acaba a traindo com Ruth, e quando Debbie descobre resolve terminar a amizade e o casamento.


GLOW é uma série divertidíssima. Não somente, trata de assuntos que são caros para qualquer um que assiste. No núcleo principal temos a amizade devastada de duas amigas graças a uma traição que acontece logo no começo do seriado. Diversos núcleos menores tratam de seus próprios conflitos e lidam de formas muito humanas com os problemas que aparecem em suas vidas, como serem aceitas como são, serem aceitas por seus pais, superarem antigos fantasmas ou encontrarem algo que haviam perdido há muito tempo.

Glow-netflix-2

Não é uma série perfeita e livre de críticas, entretanto. Em um primeiro momento a série até pode parecer bastante superficial, as vezes não dando suporte necessário para um ou outro personagem; ou até mesmo machista, e eu tive muito essa impressão até o episódio três. Mas, conforme vamos assistindo, percebemos que a intenção da série é muito mais contar a vida daquelas pessoas e como elas lidam com seus problemas. Se é algo correto ou não, isso está ancorado no cerne de cada personagem. E talvez isso seja uma das coisas mais interessantes de Glow: eles não estão ali para tornar essas pessoas heróis ou vilões. Cada personagem, através de sua vivência, tem suas preocupações e formas de agir, e isso evolui com eles ao longo da série.

GLOW acompanha 12 mulheres procurando serem suficientes, tanto para elas mesmas quanto para o programa ser um sucesso.
É uma série que merece ser vista e merece uma chance. Com seus dez episódios, é uma série que diverte e nos ajuda a pensar que pessoas diferentes aspiram à coisas diferentes, e agem de acordo com o que passaram e sentiram. 

Glow-netflix-1

CURIOSIDADE: Realmente existiu um grupo GLOW nos anos 1980. O programa passava aos sábados de manhã nos Estados Unidos.

Uma das lutadoras, Kia Stevens, é realmente lutadora profissional de luta-livre, e é conhecida no meio por Kharma (btw: ela é INCRÍVEL). Na série, sua personagem é a Welfare Queen, a Rainha do Bem-Estar. 

 

A Netflix fez um vídeo com duas grandes musas da década de 1980 do Brasil, Gretchen e Rita Cadillac para divulgação do seriado. Vocês podem conferir o vídeo logo abaixo:

Compartilhe: