Dica de livro para quem gosta de mitologia grega: Mythos

mythos

E quem não ama?

As histórias da mitologia grega podem ser complicadas de entender as vezes, principalmente pela época em que elas foram criadas. O mundo era outro, os costumes e pensamentos eram muito diferentes, mas graças ao livro Mythos, do Stephen Fry, ficou muito mais fácil entender esses mitos.

Eu particularmente sempre gostei muito dessa mitologia, os deuses, titãs, monstros, romances e guerras sempre me interessaram. Ao ler Mythos eu reaprendi alguns mitos, conhecendo novos detalhes e versões deles, assim como conheci diversos outros que nunca tinha ouvido falar.

Stephen Fry conta desde o começo dos tempos, com nascimentos dos titãs, como eles geraram os deuses, incluindo a grande história de como Zeus salvou seus irmãos abrindo a barriga de seu pai, o titã Cronos, e assim se tornou o rei dos deuses. Então vemos o nascimento dos humanos e como os imortais começaram a se envolver com eles.

mythos

As histórias são diversas, algumas bem conhecidas, outras nem tanto. Mas o mais legal é como elas são contadas, de uma forma bem atual e usando exemplos dos nossos tempos, como Percy Jackson, que é citado no livro.

Cada capítulo é uma história diferente, o que deixa ainda mais fácil de entender o que está acontecendo, e considerando que está em ordem cronológica, fica difícil se perder na narrativa. Mas nesse sentido pode ficar um pouco complico de entender se os fatos acontecem simultaneamente, anos na frente do capítulo anterior… Não que isso interfira na leitura, mas poderia acrescentar ainda mais no conhecimento do leitor essas informações.

A edição é de capa dura, deixando a experiência mais prazerosa, afinal quem não gosta de um livro bem feito e com uma capa lindíssima? Mas independente disso, a leitura é fácil e gostosa, como um passeio pelos antigos mitos, um encontro com os deuses gregos e seus encantos. E como o autor se baseou em diversas histórias para contá-las a sua maneira, elas são bem completas e apresentam outra versões, caso seja necessário, acrescentando ainda mais à leitura!

Quem escreve? Gabi Orsini

Aspirante a jornalista e bailarina. Conversa até com poste e acha que sabe cantar. Desde que descobriram que é uma sereia, não esconde mais isso. Ama tirar fotos e por o pé na estrada. Tem o dom de ler em qualquer hora e lugar. Sonserina sim.