Dicas preciosas sobre a jornada do autoconhecimento e  insights sobre soluções criativas e como falar em público.

“Manual para Jovens Sonhadores” é um livro um pouco diferente de tudo que já resenhei aqui. Ele foi escrito pela Chief Magic Officer da FIAP, a guatemalteca Nathalie Trutmann e publicado em 2013 pela Editora Leya.

No “Manual”, Nathalie nos apresenta um pouco da sua história: seus projetos de vida, suas viagens e seus estudos. De um jeito bem divertido e leve ela nos apresenta seu universo e o caminho que traçou para conquistar cada sonho que teve na vida, afinal, sonhar com algo é o primeiro passo para realizá-lo.

É óbvio que nem tudo são flores e Nathalie assume isso: ela fala claramente sobre arriscar, sobre erros e sobre a coragem de cometê-los (como no fabuloso capítulo: “Atreva-se a fazer um cocô federal” (!!!!!!!!!!!!).

*Palestra de Nathalie no TEDx

A ideia de Nathalie não é só seguir o clichê “faça o que você ama”, mas sim fazer com que nos sintamos confiantes para descobrir por nós mesmos o que desejamos da vida, para podermos arriscar mais, tentar mais e, de certa forma, até mesmo trabalhar a autoestima. Não é só sobre “largar tudo na vida e viver de amor”, mas também sobre realizar pequenos sonhos, como quando ela conta que, um dia, cismou que gostaria de ter um veleiro e passou a sonhar com isso.

Nathalie é uma empreendedora e seu livro é quase como conversar com um amigo. Suas lembranças, da infância à fase adulta, faz com que ela se torne uma pessoa bem próxima da gente… tangível.

nathalie_trutmann

Além disso, em todos os capítulos do livro há sugestões de leituras e vídeos muito bons e inspiradores.

O livro transmite uma sensação de acolhimento muito boa e Nathalie é um ser humano excelente, muito querida, que eu adoraria encontrar novamente por aí. Ler, não só sobre sonhos mas também sobre falhas e como lidar com elas nos deixa mais confortáveis e confiantes – e é disso que o Manual serve.

A primeira vez que o li, li em pdf e em uma tacada só. Sendo assim, vale muito a pena embarcar nessa leitura 😉

Compartilhe: