Dica de Livro: Garota Exemplar, Gillian Flynn

garota_exemplar

Ele: Nick, um jornalista desempregado que recém abriu um bar com a irmã gêmea usando o dinheiro da esposa. Um marido desligado, desatento, aparentemente agressivo e com zero interesse pela esposa ou por reviver seu casamento.

Ela: Amy Exemplar, filha de pais psicólogos, inspiração para um sucesso literário infantil, garota de New York, sempre linda, sempre inteligente, sempre descolada. Sempre sendo aquilo que todo mundo queria ser. Esposa devotada que quer reconquistar o marido e reestruturar seu casamento.

Ser a Garota Legal significa que sou uma mulher gostosa, brilhante, divertida, que adora futebol, pôquer, piadas indecentes e arrotos, que joga vídeo game, bebe cerveja barata, adora ménage à trois e sexo anal… Garotas Legais são acima de tudo gostosas. Gostosas e compreensivas. Garotas Legais nunca ficam com raiva. Apenas sorriem de uma forma desapontada e amorosa e deixam seus homens fazerem o que quiserem. Vá em frente, me sacaneie, não ligo, sou a Garota Legal.

No quinto aniversário de casamento dos dois, Amy quer manter sua tradição de criar uma caça ao tesouro para Nick.
No quinto aniversário de casamento dos dois, Amy desaparece.

A polícia é acionada. A imprensa. Os pais de Amy. Os vizinhos. Antigos amigos e conhecidos.

Nick descobre uma Amy que sequer se lembrava de ter conhecido.

Todas as pistas encontradas sobre o desaparecimento apontam para um assassinato, e mais do que isso, mostram Nick como assassino.

A polícia, seus sogros, a imprensa e os vizinhos descobrem um Nick do qual nunca tinham desconfiado.

garota_exemplar_gone_girl

O thriller Garota Exemplar, da autora Gillian Flynn, foi publicado em 2012 pela editora Intrínseca. Com mais de 4 milhões de cópias vendidas e com um recém-lançado filme, a obra conta a história do desaparecimento de Amy, uma mulher exemplar que tinha um casamento desestruturado com Nick.

Seu sumiço faz com que todos passem a desenvolver teorias sobre o que pode ter acontecido com ela. Todas as provas descobertas apontam que Nick, seu marido, é também seu assassino, apesar de ele se manter firme em sua palavra que, além de não ter nenhum tipo de envolvimento com o caso, também não faz ideia do que pode ter acontecido.

Só precisamos sustentar isso. Nick ainda não aprendeu perfeitamente. Esta manhã ele estava acariciando meus cabelos e perguntando o que mais poderia fazer por mim, e eu disse: “Meu Deus, Nick, por que está sendo tão maravilhoso comigo?”
Ele deveria dizer: Você Merece. Eu te amo.
Mas disse: “Porque sinto pena de você.”
“Por quê?”
“Porque toda manhã você tem de acordar e ser você.”

A dúvida sobre o que pode ter acontecido e por que faz com que desconfiemos até de nós mesmos HEHE. Cada página, cada capítulo, cada nova prova ou segredo que surge no decorrer do caso simplesmente nos dá margem o suficiente para não acreditar em mais ninguém. Mas também, como poderíamos?

gone_girl

O livro é dividido em três partes, com capítulos intercalados: um de Nick e um de Amy. Cada um dá suporte ao outro, o que faz com que a história seja simplesmente impossível de deixar de lado, simplesmente porque a gente PRECISA chegar ao final pra saber O QUE DIABOS tá acontecendo, afinal de contas.

Garota Exemplar é a obra que vale apenas muito a pena ler. Entrar na mente dos personagens principais é tão assustador quanto fascinante. E, apesar de ter visto algumas pessoas reclamarem do final, não acho que qualquer outra possibilidade fosse fazer jus ao caso.

Filme

O livro foi adaptado pelo diretor David Fincher e tem Ben Affleck interpretando Nick e Rosamund Pike como Amy. Garota Exemplar obteve 38 milhões de dólares nos seus três primeiros dias de exibição, de acordo com estimativas divulgadas dia 5 de outubro.
Estreou no Brasil dia 2 de outubro.

Para ler o primeiro capítulo do livro (disponibilizado pela editora), clique aqui.
Espero que gostem da dica e aproveitem o livro!

Quem escreve? Fran

Jornalista recém formada, blogueira de raiz, escritora de faz de conta e boa leitora. Considera pecado dizer não a um chocolate e a uma compra de livros. Gosta da cultura latina e tem uma parede de cartões-postais.