Dica de Livro: Bolsas, Beijos e Brigadeiros, Fernanda França

bolsas_beijos_e_brigadeiros

Bolsas, Beijos e Brigadeiros é o terceiro livro da escritora Fernanda França. É um romance chick-lit e faz referência ao seu segundo livro: Malas, Memórias e Marshmallows – apesar disso, a leitura de “BBB” não depende do mesmo. Foi lançado este ano (2014), pela editora Planeta.

A história conta a jornada da jornalista Melissa Moya em seu mochilão pela Europa, visitando diversas cidades para escrever um roteiro de viagem sobre a “Europa sobre trilhos” para uma agência e, claro, descobrindo mais sobre suas raízes italianas.

Eu me lembrei do ano anterior, quando fui demitida do jornal e recebi a proposta de Theodoro, na época somente um vizinho, para um trabalho freelance no Uruguai. O que teria sido da minha vida se nada daquilo que eu achava que era ruim tivesse acontecido. Às vezes, é necessária uma reviravolta para percebermos que é hora de mudar. Mas sabemos que, sozinhos, não faríamos nada. Ainda bem que existe o destino para dar uma forcinha.

Durante suas andanças, Mel precisa lidar com os parentes que acabou de conhecer, com a saudade da família que está no Brasil e principalmente com os estranhos sumiços do seu namorado, Théo.

Por causa da distância, ela está sempre se conectando para manter contato com os parentes, já que sua mãe está grávida ao mesmo tempo que Samantha, sua melhor amiga e namorada de seu irmão, Michel. Melissa dividia o apartamento com eles, mas já que a família vai crescer e ela está ocupada com o trabalho, acaba deixando o espaço para o casal.

Na Europa, seu primeiro destino é a Itália, onde passa a conhecer a história da sua família, suas origens e outros familiares. Seus primos Peppe, Giusi e Luca decidem acompanhá-la pelo mochilão, tornando o caminho bem mais acolhedor e divertido.

Acompanhar a história de e com Melissa faz com que nos transportemos por todos os lugares onde ela e sua trupe passam. Cada cidade e pontos turísticos são muito bem descritos, assim como as comidas (HUE) e outros detalhes adicionais, como transporte e hospedagem, são esclarecedores e contribuem para a narrativa ser bem real.

Além desses pontos, alguns outros assuntos importantes como adoção de animais, igualdade e parto humanizado são encontrados no livro, mesmo que não tão aprofundados assim.

bolsas-beijos-brigadeiros-fernanda-franca

créditos: just-carol.com

 

Vale a pena?

Sou suspeita para falar sobre tudo que se refere a Fernanda França, pois a acompanho desde seu primeiro livro e simplesmente amo todos! Então considero “Bolsas, beijos e brigadeiros” um livro altamente recomendável, especialmente se você é como eu e vibra com histórias de viagens!

A narrativa de BBB é doce e possui uma leveza capaz de nos fazer ler por horas sem se cansar. Mel é uma personagem que poderia muito bem ser real: é esquecida, às vezes insegura e desajeitada, mas também determinada e sábia. A família e a amizade têm um peso muito importante na história, e isso também faz com que a gente se sinta próximo de Melissa, por vezes desejando acompanhá-la em seu trabalho e fazer parte de toda sua vivência.

“Bolsas, Beijos e Brigadeiros” é um livro fofo e estimulante, para se ler quando precisamos de inspiração, de distração ou simplesmente rir (e sonhar) um pouco.

Autora

AutoraFernandaFranca

 Fernanda França é graduada em Jornalismo com cursos de especialização pelo “Knight Center for Journalism in the Americas”, da Universidade do Texas, nos EUA. Atuou na área por 12 anos e hoje mora no interior de São Paulo. Estreou seu primeiro livro “Nove Minutos com Blanda” em 2010, “Malas, memórias e marshmallows” em 2012 e “Bolsas, Beijos e Brigadeiros” em agosto de 2014. E é um amor de pessoa! Site

Quem escreve? Fran

Jornalista recém formada, blogueira de raiz, escritora de faz de conta e boa leitora. Considera pecado dizer não a um chocolate e a uma compra de livros. Gosta da cultura latina e tem uma parede de cartões-postais.