Dica de leitura: HQ Temporal aborda de forma bela e delicada o sofrimento mental

HQ Temporal - Hyna Crymson - Destaque

Quadrinho de estreia da artista mineira Hyna Crimson Autora foi produzido como trabalho de conclusão de curso e lançado no FIQ 2018

A gente aqui no Garotas Geeks adora conhecer novos e novas quadrinistas! E quando são artistas jovens, talentosos e que não têm medo de arriscar temas polêmicos e de pensar “fora da caixinha”, nós amamos! Já falei da webcomic Acaso da Hyna Crimson aqui. A desenhista mineira aproveitou a oportunidade do projeto final da sua faculdade de publicidade para criar a HQ Temporal. O projeto foi um dos lançamentos da edição de 2018 do Festival Internacional de Quadrinhos de Belo Horizonte – FIQ BH.HQ Temporal - Hyna Crimson - DivulgaçãoA HQ Temporal conta a história de uma adolescente que está passando por uma fase de sofrimento mental e que não consegue lidar com os fatos que acontecem na sua vida. Dentre os temas abordados estão depressão e sofrimentos mentais, mas de uma forma lúdica e delicada. “Todos dias enfrentamos problemas externos e desafios internos que só nós conseguimos entender. Isso quando conseguimos entendê-los. Apesar de parecer um quadrinho de leitura fácil, a HQ trata de sensações e sentimentos onde um simples quadro vazio pode representar muita coisa”, explica.

Para abordar um tema complicado, a artista procurou conversar com profissionais da área e pacientes, para desenvolver uma abordagem adequada sobre o assunto. Hyna também partiu de um estudo de caso para criar a narrativa. “Dentro da parte acadêmica do projeto, procurei estudar os erros de abordagem da série 13 Reasons Why (da Netflix) e o motivo de ter atingindo negativamente quem possuía histórico de sofrimento mental”.HQ Temporal (2) - Divulgação

Apesar de curta, a HQ Temporal tem apenas 28 páginas, ela se destaca pela qualidade do traço e da narrativa. Hyna é econômica nos desenhos e nas palavras, mas ainda assim sua revista diz muito, e de forma muito delicada, de um tema tão complexo. A escolha de fazer a revista em preto e branco acabou por valorizar as metáforas visuais utilizadas, estratégia que reforça os sentimentos presentes nos quadrinhos que são objetivos, diretos, e ainda assim, delicados.

Na HQ Temporal, o traço é simples, com poucos detalhes na expressão e no cenário, porém bastante expressivo na intensidade dos sentimentos das personagens. E a narrativa é bastante elaborada, utiliza poucas palavras, mas usa de forma intensa a força expressiva das imagens. Quem passou por situação semelhante ou conhece alguém que viveu momentos como esses, com certeza vai se identificar e se emocionar. HQ Temporal (3) - divulgaçãoHyna explica que a produção HQ Temporal no ambiente acadêmico modificou toda a produção do trabalho. “Sempre me disseram que fazer o TCC (Trabalho de conclusão de curso) sobre algo que gosto seria menos complicado, mas pior em alguns sentidos. Então, decidi que seria uma história em quadrinho, juntando essa paixão com um tema as pessoas veem de forma problemática. Contudo, produzir essa HQ foi mais difícil que o normal. Além de construir toda a narrativa, eu tinha que justificá-la e mostrar o porquê cada elemento foi utilizado. Isso foi muito importante, pois me permitiu fazer várias pesquisas para me aprofundar no assunto”.

E aí, ficou na curiosidade? Quer conhecer mais os trabalhos da Hyna Crimson? Confira a página no Facebook, no Behance e no Tapas.

Quem escreve? Luciana

Jornalista, Relações Públicas, Especialista em Gestão da Comunicação e Mestra em Análise do Discurso. Rpgista de longa data, trekker (Vida longa e próspera!) e whovian (Allons-y!)... Gosto da natureza, de literatura, HQs, cinema, séries de TV, rpg, board games, de música boa (rock and roll) e de nerdices em geral! Adoro preparar quitutes e receber os amigos. Insisto em ser feliz e sou altamente convivível! E amo o Leo - o maridão e personal-particular-chef!!!