Bem melhor que Bollywood!

Assassin’s Creed Chronicles: India é o segundo da série na linha de games no formato plataforma lançado em janeiro de 2016, e trouxe consigo a promessa de melhorar os principais pontos negativos do seu antecessor: Chronicles China. Atualmente, o jogo está disponível para PS4, Vita, XboxOne e, para PC, você pode adquiri-lo digitalmente no site Nuuvem.

assassins-creed-chronicles-india

A história se passa em 1841, período que antecede os principais conflitos entre o império Sique e a Companhia das Índias Orientais (formada por britânicos), e o nosso protagonista é Arbaaz Mir, que já nos havia sido apresentado na Graphic Novel lançada pela Ubisoft: Assassin’s Creed: Brahman.

Ao longo do jogo, temos pouco acesso à real personalidade de Arbaaz. Os diálogos são escassos e o seu passado só nos é revelado na coleta de pergaminhos e itens extras pelos cenários. A primeira impressão que fica é que há nele muito do que havia sido Ezio Auditore, em Assassin’s Creed II, mas com um pouco menos de malemolência (e carisma).

O seu objetivo nesse jogo é recuperar a Koh-i-Noor, um artefato conhecido como Peça do Éden que é motivo de disputa entre templários e assassinos há milênios. Em AC Chronicles: India você deve combater os britânicos, fugir de elefantes, explorar cavernas seculares e, em algum momento, até salvar uma princesa.

Jogabilidade

Para quem já jogou AC Chronicles: China, um aviso: o India tem os movimentos muito mais fluidos, a curva de aprendizagem é perfeitamente adequada ao ritmo do jogo e, para nossa alegria, os comandos são BEM MAIS FÁCEIS do que os do seu antecessor.

Digo isso porque o China pedia uma série de combinações de teclas que eu simplesmente não conseguia fazer sem precisar de uma terceira mão sobre o teclado. Ou seja…

assassins-creed-chronicles-india-2

No India, temos algumas técnicas que já conhecemos dos outros jogos (como o assobio), somado a armas tipicamente indianas, como o Chakram.

Um dos downsides do título, porém, está na repetência de alguns desafios e na falta de inteligência de alguns NPCs, que acabam tornando as nossas decisões mais mecânicas que estratégicas ao longo do jogo. (Espero que no AC Chronicles: Rússia isso seja diferente!)

 

Design

O design desse jogo é algo que merece atenção especial. As cores, temas e o cuidado com os gráficos é algo que te faz esquecer do clima sombrio deixado por seu antecessor, AC Chronicles: China.

É bem interessante notar também que muitas das cores e da ambientação são perfeitamente adequadas à linha de construção da graphic novel lançada alguns anos antes, criando uma sensação de continuidade para quem decidiu acompanhar a saga de Arbaaz desde o início.

assassins-creed-braham
Assassin’s Creed Brahman

São vários os detalhes que ajudam a compor AC Chronicles: India visualmente, indo desde as pequenas fumacinhas com design temático indiano, até as roupas dos personagens e acessórios com estamparias da região.

ac-chronicles-india-soldiers

Apesar de não estar no foco desse jogo,eu realmente curti o design dos inimigos básicos. As mudanças sutis para as diferenças de ranking dentro dos templários faz toda a diferença na composição do cenário e até mesmo na maneira como você lida com os personagens. Quando o comando era para matar apenas o oficial de alta patente, você não precisava checar na database qual era ele, o uniforme usado deixava isso perfeitamente claro.

Ainda dentro de design é fundamental falar sobre o upgrade que as fases tiveram com relação à sua construção. Quando escolhi comprar o AC Chronicles, uma das coisas que eu tinha em mente era aquela sensação de urgência que os bons platformers sabem nos dar (quem não lembra das fases de água com scroll automático em Super Mario?) . Felizmente, AC Chronicles teve sucesso em proporcionar esses momentos. Só lamento que o jogo seja tão curtinho (foram 5h de jogo normal, sem contar o tempo pros trophies)

(depois dessa eu morri… huahuahu)

Replay

Uma das coisas que valorizam o replay nesse jogo é a possibilidade de se liberar otimizações para o personagem a partir das suas conquistas durante a história. A maior duração de efeitos negativos nos inimigos, o aumento da capacidade de carregar itens e a redução do tempo para executar algumas tarefas são exemplos de melhorias que você pode conquistar com Arbaaz.

Essas ações permitem que o New Game+ seja bem mais prazeroso. Não só isso, existe também a possibilidade de se aumentar a dificuldade ingame, retirando, por exemplo, a marca da área de visão dos guardas no campo.

O replay também vale pela conquista dos trophies e, por ser um jogo curtinho, quando você notar já estará no terceiro gameplay (acontece…).

Enfim, o jogo trouxe muitas melhorias quando comparado com o seu antecessor, e o visual e a diversão proporcionada fazem a jogatina valer a pena. Mas não venha esperando uma história super envolvente como as dos títulos principais. AC Chronicles é muito mais sobre diversão e superação de desafios do que sobre o aprofundamento dos personagens.

Interessou? O game pode ser comprado em sua versão digital na loja dos principais consoles (Ps4, Vita e Xbox) e, claro, para PC você consegue pela Nuuvem. E se usar o nosso cupom “GAROTASNANUUVEM”, ganha 10% de desconto <3

Compartilhe: