Dica de HQ: “Quando você foi embora” trata de maneira sensível as emoções dos nossos cãezinhos

quando você foi embora hq aline lemos

Uma história que vai tocar o coração que quem tem, ou já teve, um bichinho de estimação

Todo dono de pet sabe que esses pequenos companheiros são amor pra toda a vida. E que não tem mau humor ou um dia estressante que resista à alegria e ao carinho dos nossos bichinhos e bichanos. Há ainda quem diga que a devoção de um cachorro por seu tutor ou tutora é umas das formas mais puras de amor.HQ-quando-voce-foi-embora - divulgação - Balão EditorialTodo mundo que é mãe ou pai de pet, ou que ao menos tem coração, vai se emocionar com a HQ Quando você foi embora, da quadrinista mineira Ana Cardoso. A publicação tem 96 páginas, formato 15,5 x 22,5 cm e foi lançada pela autora e pela Balão Editorial na CCXP 2018.

Quando você foi embora parte da premissa da relação afetiva de um cão com seu dono. E o que acontece com o emocional de um animalzinho que é só “coração” quando seu dono não está mais lá? HQ-quando-voce-foi-embora - divulgação - Foto 2 Luciana d'AnunciaçãoA protagonista Luzia se vê às voltas com essas questões quando acaba precisando cuidar de uma cadelinha que acabou sozinha no mundo. Só que ela não pode parar o ritmo da vida dela por causa disso e acaba envolvida em uma série de dilemas. O resultado é uma HQ sensível e emocionante, capaz de tocar o coração de todos que tem ou já tiveram um bichinho de estimação.HQ-quando-voce-foi-embora - divulgação - Foto 1 Luciana d'AnunciaçãoQuando você foi embora destaca-se tanto pela delicadeza da arte e do roteiro. Apesar da opção por utilizar apenas tons de cinza, a HQ não perde em nada sua beleza e sensibilidade. Os traços de Ana Cardoso fofos, lindinhos e repletos de expressividade. Dá vontade de abraçar a jovem Luiza e pegar a cachorrinha Luma no colo.

O roteiro é divertido, emocionante e engraçado, tudo na medida certa. Há momentos de leveza, de riso e de coração apertado. Você irá se identificar com a dificuldade dos tutores em cuidar de uma cachorrinha cheia de energia. Ou com a estudante que precisa coordenar o seu tempo entre os estudos e o trabalho. Ou com as difíceis decisões que temos que tomar ao longo da vida. Ou com a preocupação com um pet que está triste e com dificuldades de adaptação. Ou, até mesmo, com as curiosas voltas que a vida dá. HQ-quando-voce-foi-embora - divulgação - Foto Luciana d'AnunciaçãoA narrativa envolvente de Quando você foi embora não vai deixar você largar a HQ até terminar de conhecer a jornada de Luiza e de Luma. E após a leitura, você vai compreender um pouco mais esse amor que sentimos por nossos bichinhos de estimação. E que esses animaizinhos também sentem por nós.

A autoraAna Cardoso - Arquivo Pessoal
Ana Cardoso é natural de Belo Horizonte/MG. Artista Gráfica graduada na Escola de Belas Artes (UFMG) em 2014. Atua como Sócia-diretora, Administradora e Ilustradora no Estúdio Black Ink. Nas horas que lhe restam cria quadrinhos, ilustrações autorais e algumas pulgas.

Publicou o quadrinho “We Pet” no FIQ – Festival Internacional de Quadrinhos (2015), e os livros infantis “Olhos de Jabuticaba” pela Editora Cora (2016) e “Ubuntu” pelo Sesc de Teófilo Otoni (2017).

Você pode conhecer mais sobre a Ana e seus trabalhos no Instagram da artista e no seu site no Behance.

Quem escreve? Luciana

Jornalista, Relações Públicas, Especialista em Gestão da Comunicação e Mestra em Análise do Discurso. Rpgista de longa data, trekker (Vida longa e próspera!) e whovian (Allons-y!)... Gosto da natureza, de literatura, HQs, cinema, séries de TV, rpg, board games, de música boa (rock and roll) e de nerdices em geral! Adoro preparar quitutes e receber os amigos. Insisto em ser feliz e sou altamente convivível! E amo o Leo - o maridão e personal-particular-chef!!!