Dica de anime: Yuru Camp, sobre acampamentos relaxantes e amizades fofinhas

yurucamp-capa

O anime de Yuru Camp△ é uma adaptação do mangá – também conhecido como Yurukyan – de criação do mangaká Afro, mais conhecido por seus trabalhos como co-autor de Madoka Magica e de Gochuumon Wa Usagi Desu-ka. É a primeira criação exclusiva do autor que é transformada em animação. Lançado na temporada de inverno deste ano, Yuru Camp já é um dos animes do gênero com crítica mais positiva na internet. E o motivo disso já dá pra ver direitinho a seguir:

yurucamp-main-visual

Gêneros: Vida Cotidiana / Comédia

Ano de lançamento: 2018

Estúdio: C-Station

Temporadas: 1 Temporada em andamento com 12 episódios no total

Sinopse: Nadeshiko, uma estudante do ensino médio que acabou de se mudar, decide ver o famoso Monte Fuji, com apenas 1000 ienes no bolso. Porém, mesmo que ela tenha conseguido andar de bicicleta até quase lá, acaba sendo forçada a voltar um pouco por causa do clima frio – daí ela encosta num banco e acaba dormindo. Quando ela acorda, já é noite, se depara em um lugar que ela nunca esteve antes, sem saber como chegar em casa. Por sorte, Nadeshiko é salva quando encontra Rin, uma garota que está acampando sozinha. Esta é uma história bem engraçadinha sobre garotas fofinhas acampando ao ar livre, que começa com este exato primeiro encontro entre Nadeshiko e Rin.

Trailer:

RESENHA:

Arte (9/10): A parte mais bacana do anime é ver a animação fluida e o cuidado com os detalhes, principalmente aqueles que deixam as personagens extremamente fofinhas. Mas mais do que isso, os cenários! Tudo é tão bem desenhado quando o assunto é background que dá até aquelas vontades de parar o anime uns instantes só pra poder ficar um tempinho a mais admirando a riqueza de todos os mínimos detalhes, incluindo a qualidade da coloração e de sombreamento do estúdio. É tudo tão bem feito que seria facilmente confundido com uma fotografia.

yuru camp 2

yuru camp 6

Som (10/10): Eu amo de paixão essas trilhas sonoras de animes cotidianos. São sempre músicas bem fofinhas, animadinhas ou calminhas. No caso de Yuru Camp, a OST tem muito de música folk~country, o que dá um ar mais divertido e mais apropriado para a temática de acampamento ao ar livre, viagens e noites estreladas observando e admirando o Monte Fuji. Fica quase romântico, até. A abertura e o encerramento da série são muuuito fofos, o encerramento principalmente porque a voz da Eri Sasaki é bem suave e bonita. Vê se não dá vontade de ouvir pra sempre:

História (9/10): A história é bem simples e direta, como os animes cotidianos geralmente são. Este anime se passa no campo, longe da vida urbana agitada, seguindo as alegrias simples na vida que os personagens experimentam devido ao acampamento, em atividades do clube escolar e assim por diante. Eu realmente gostei do ritmo do anime – apenas lento o suficiente para ser super confortável , mas não lento o suficiente pra ficar chato. E o mais legal é que o anime é um manual super bem explicadinho, com narrador e tudo, sobre como acampar! Dão dicas reais de como ter um acampamento mais confortável e seguro, geralmente em guias de dez passos como o abaixo, sobre montar a tenda:

Passo 1

Passo 2

Passo 3

Passo 4

Passo 5

Passo 6

Passo 7

Passo 8

Passo 9

E FIM

Personagens (8/10): As interações entre as personagens (especialmente Rin e Nadeshiko) são incríveis, sempre divertidas e, mais importante, criativas. Rin vai se transformando lentamente de uma campista solitária e introvertida para uma pessoa mais aberta e acolhedora devido à influência de Nadeshiko, é uma coisa bem fofa de assistir. Não é o que eu chamo de “personalidade única”, já que tem muitos exemplos de 4 amigas em animes assim, então um pouco acaba ficando bem semelhante a outros personagens de slice of life. Mas todas elas são agradáveis. E todas as personagens conseguem MESMO te deixar morrendo de vontade de acampar, todo enroladinho em mantinhas quentinhas, vendo o sol nascer.

Comentários pessoais finais: Gente, na boa, é pra isso que eu pago a minha internet. Este é provavelmente um dos animes mais relaxantes, bonitinhos e acalentadores que já vi em tempos! Com certeza vai entrar na minha lista de favoritos de slice of life, se o andamento continuar dessa forma como está atualmente. Eu comecei a assistir com um pouco de incerteza, mas gradualmente o anime foi me conquistando. No resumão de tudo que disse previamente, a arte é super bem feita, os cenários são excelentes, a música é super apropriada e fofinha. A trama e os personagens são muito simples, quase clichê, mas aquele tipo de clichê que você não liga e até gosta de ver novamente.

Eu poderia ficar aqui por mais tempo falando sobre o anime, mas já estou gostando tanto que eu só queria escrever uma revisão rápida para que eu pudesse só espalhar as novas pra você que gosta de histórias calmas, divertidas e calorosas sobre meninas bonitas, amizade e momentos de arrepiante, e está acompanhando essa temporada ou precisando de alguma coisa nova pra acompanhar. Você definitivamente vai adorar Yuru Camp. Eu já assisti os 4 episódios lançados na Crunchyroll e estou ansiosa para ver mais!

Quem escreve? Liao

Débora é musicista, pesquisadora e otaku (não fedida, prometo). 1/3 gamer, 100% sonserina. A alcunha de Liao veio de um site aleatório de geração de nomes japoneses (Liao é chinês, mas tudo bem).