Dica de Anime: Kyoukai no Kanata

capa kyoukai no kanata

Kyoukai no Kanata ou Beyond the Boundary é um anime baseado numa série de light novels com três volumes escrita por Nagomu Torii e ilustrações de Tomoyo Kamoi. Em 2011, a série ganhou uma menção honrosa em uma premiação da Kyoto Animation (mesmo estúdio de Tamako Market e Hyouka), com isso, a light novel foi publicada em 2012, e em Outubro de 2013 (última temporada de animes do ano) o anime finalmente foi exibido, encerrando-se em Dezembro, com um total de 12 episódios mais alguns especiais.

Enredo

Atendendo a várias sugestões, resolvi que estava mais do que na hora de recomendá-lo aqui, mas eu esperei um pouco até ele finalizar, porque ninguém merece ter que assistir anime semanalmente, ainda mais se o enredo for meio confuso, como é o caso de Kyoukai.

kyoukai-no-kanata-ep-1-img-0002

O começo se dá de forma bizarra: uma garota baixinha e aparentemente frágil tentando se suicidar e o nosso protagonista aparecendo para impedi-la. NÃO, MAS TEM COMO FICAR MAIS BIZZARO! Em troca da bondade dele, a garota tenta matá-lo. WAIT? Matar?! Sim, isso mesmo! Ela quer matá-lo, e não será a primeira vez que ela tentará isso. A gente acaba descobrindo que tentar matar Akihito Kanbara se tornará uma atividade diária na vida de Mirai Kuriyama. Mas por que?! Porque como ficamos sabendo, Akihito é um meio youkai (ou seja, também é meio humano). Youkai é como se fosse um demônio. Já Kuriyama é uma caçadora de youkais, e aí já deu pra entender, né? O trabalho dela é caçá-los e trocar por dinheiro pra sobreviver. Acontece que ela tá caçando o youkai errado, já que Akihito é imortal e totalmente inofensivo. Se bem que até ela entender isso, algumas águas irão rolar.

kyoukai-no-kanata-episode-v-p-my-bubbletea-time-1102361

Com o decorrer dos episódios, descobrimos que Kuriyama é uma garota solitária, a última remanescente de um clã amaldiçoado, que usa o próprio sangue como arma. Além disso, ela carrega um segredo que a impede de querer se relacionar com as outras pessoas. Porém, mesmo que ela não queira enxergar, Akihito é como ela. Um meio youkai imortal e solitário, que também sempre se sentiu deixado de lado por todos. Antes de perceberem, um grande laço nasce entre eles. ISSO MESMO! Um dia tentando se matarem, no outro uma linda amizade! Mas é isso mesmo, é muito gostoso acompanhar a evolução do relacionamento dos dois, a forma como o Akihito se preocupa com ela, os momentos cômicos quando a Kuriyama precisa mendigar pra poder se alimentar ou quando ela sente muito medo diante de um youkai, e até mesmo a forma como ela tenta lidar com o feitiche maluco do Akihito por garotas de óculos.

kyo6 1

Fora isso, existem muitas outras personagens altamente cativantes, como os irmãos Nase, a tranquila Mitsuki e o pervertido-louco-por-irmãzinhas Hiroomi, além de outros caçadores de youkais, ou próprios youkais pacíficos como a Ayaka e a Ai

Mas como eu falei lá em cima, chega um momento que o enredo começa a ficar confuso. Isso ocorre quando um terrível youkai ameaça chegar na cidade. Não apenas terrível, mas o pior de todos, e coincidentemente, os maiores envolvidos nisso tudo (isso inclui ameaça, estudos e proteção da cidade) são o Akihito, a Kuriyama e a família Nase. E aí, muitos mistérios surgirão, confundindo tudo quando você pensava que já estava entendendo o anime, e claro, um final fantástico para uns ou meia-boca para outros irá encerrar a história da forma mais inimaginável possível.

kyoukai no kanata

Vale a pena?

Claro que vale, vale muito a pena até. Para alguns (incluindo eu) foi uns dos melhores animes da temporada de outubro de 2013 (quem sabe até do ano), e não é só porque é Kyoto Animation (sou do tipo que pré-julga um anime dependendo do estúdio), que sempre produz animes com muita competência e qualidade, mas também porque tudo nele é muito lindo. Seja a animação, os relacionamentos meio tortos e até a trilha sonora. Aliás, tenho que deixar o encerramento pra vocês, a coisa mais linda que eu já escutei (e assisti) em 2013! <3

http://www.youtube.com/watch?v=SOmzfsHuZEM

Para baixar, você só precisa clicar aqui, aqui, ou aqui. E para assistir online, clique aqui!

Quem escreve? Paula

Apaixonada por rpgs, doces, gatos e cultura asiática em geral. Futura maior detetive do mundo ~L não tem nada a ver~. Sonha com o dia em que vai poder gastar fortunas em figures-action. No mais, a leonina gorda que nunca dorme.