Detonando tudo no RPG 3:16 – Carnificina Entre as Estrelas

RPG-316

Curte filmes como Alliens, Tropas Estrelares, Doom, Predador ou qualquer outra história de guerra contra monstros no espaço? Então este RPG é para você. 3:16 – Carnificina Entre as Estrelas é um jogo de ficção científica e ação militar num cenário futurista, onde os jogadores são soldados da 16ª Brigada do 3º Exército Terráqueo. A tropa tem apenas uma missão: exterminar todo e qualquer tipo de vida alienígena (desde bactérias subdesenvolvidas até insetos gigantes) para que essa raça não se torne uma ameaça para a Terra.316_brigadaPara cumprir esta missão, os personagens vão viajar por remotas regiões do universo, armados até os dentes com equipamentos especiais, armaduras protetoras e poderosas armas de destruição. Além dos alienígenas mortíferos, os soldados precisam sobreviver à atmosferas agressivas e armadilhas naturais.O que você pode esperar de um jogo como este? Violência, muitas mortes, palavrões, machismo de caserna e humor negro. Não espere por referências científicas precisas. O negócio é matar a maior quantidade de monstros que puder, sobreviver, subir na hierarquia militar e adquirir armas melhores para matar mais alienígenas-malditos-que-contaminam-o-universo-com-sua-existência. Não perca tempo, pegue maldita arma e comece a atirar!carnificina 4

Onde? Como?

O cenário do jogo é um futuro utópico (ou distópico) onde a Terra se tornou o paraíso perfeito, sem fome, doenças, crimes ou morte e a humanidade já conquistou grande parte do espaço. Para escapar desse tédio, as pessoas usam “Cabines de Suicídio”, onde o indivíduo pode ir se matar.

Para garantir que o paraíso terrestre dure para sempre (ou para servir de válvula de escape para o instinto natural de violência humana, vai saber…), o Conselho Terrestre criou as Forças Expedicionárias com o objetivo de eliminar toda e qualquer raça que possa se tornar uma ameaça. E os jogadores são os mais novos recrutas da Décima Sexta Brigada do Terceiro Exército. A Força Expedicionária reúne homens e mulheres entediados, desiludidos com a vida, sem objetivo pessoal, além de psicopatas e sociopatas que foram convocados para garantir a segurança e a salvação da humanidade.

carnificina 1

O sistema de 3:16 – Carnificina Entre as Estrelas é bastante simples. Como os personagens são soldados com apenas dois atributos: Habilidade de Combate e Habilidade Fora de Combate. Qualquer jogada envolvendo conflito é resolvida com a Habilidade de Combate. Para todo o resto, é usada a Habilidade Fora de Combate. O valor da HFC também determina outras coisas, como a patente do personagem.

Os jogadores têm 10 pontos para distribuir entre os dois atributos. O personagem pode ser uma máquina de matar e ter quase tudo em HC. Ou saber fazer outras coisas e ter maior chance de vencer a iniciativa nos combates, tendo um número maior de HFC. Também podem existir personagens que sabem se virar e tem as duas habilidades em equilíbrio.

carnificina 5

Esse RPG tem ainda uma mecânica de Flashbacks – Memórias que podem funcionar como Forças ou Fraquezas, dependendo da situação, e são usadas para resolver um combate ao mesmo tempo em que constroem um background para o personagem.

O conceito de nível neste RPG é diretamente ligado à sua eficiência no campo de batalha. Quanto maior a pilha de corpos você fizer, mais longe você vai na hierarquia militar! No final de cada missão, o jogador com mais mortes sobe de nível, isto é, muda de posto, que vai de soldado até brigadeiro. Os outros fazem um teste de evolução – rolam 1d10 e quem conseguir o maior resultado, também muda de nível. Cada posto dá acesso à novas e mais avançadas armas e equipamentos. Usando a Força em uma missão bem-sucedida, o jogador também pode fazer um teste de evolução para subir de posto.

carnificina ficha

Mas não vá acreditando que sobreviver em 3:16 – Carnificina Entre as Estrelas é para qualquer um. Soldados são buchas de canhão, totalmente substituíveis. As chances do seu personagem morrer em combate são enormes. Algumas poucas jogadas ruins ou decisões erradas podem levar rapidamente o personagem à morte.

Os personagens têm somente dois níveis de dano: machucado e incapacitado. Depois disso, você está morto. Uma vez por missão, o jogador pode usar o bônus da armadura para absorver um desses níveis de dano. É possível se tratar usando um “kit médico”. Mas o kit não pode ser usado durante o combate e só cura um um nível de dano.

Carnificina nas Estrelas capa

Legal, mas e o livro?

O livro 3:16 – Carnificina Entre as Estrelas tem o formato 15 X 21 cm e cerca de 100 páginas. A linda capa traz a ilustração de naves da 16ª Brigada desembarcando em um planeta. O miolo é todo em preto e branco, com ilustrações que passam bem o clima do RPG.

3:16 Carnage Amongst The Stars foi originalmente lançado pela editora independente Box Ninja em parceria com a Cubicle 7 (que também publicou o RPG Doctor Who: Adventures in Time and Space, já leu a resenha?  ). No Brasil, foi publicado pela Retropunk Game Design.

carnificina 3

O jogo foi criado pelo editor, escritor, ilustrador e desenvolvedor de games independentes Gregor Hutton. Diz a lenda que esse escocês maluco, formado em Astronomia e Física pela Universidade de Glasgow, teria escrito o jogo em cerca de 24 horas, para participar do High Ronny Award 2008. Verdade ou não, o jogo acabou ganhando a premiação na categoria Design de Jogos. E não parou por aí. Ainda em 2008, foi o vencedor do Greywulf’s Game of the Year. No Indie RPG Awards 2008, ficou em 2º lugar nas categorias Jogo do Ano, Produção e Inovação e com o 3º lugar em Suporte. E ainda recebeu a indicação à Melhor Arte de Capa no Ennie Awards 2009 (considerado o Oscar dos jogos) e a RPG do Ano na UK Games Expo Awards 2009.

Ficou com vontade de matar, trucidar e destruir alienígenas? 3:16 – Carnificina Entre as Estrelas está disponível na loja virtual da Retropunk. Se preferir a versão original em inglês, tem no site Drivethru RPG.

Quem escreve? Luciana

Jornalista, Relações Públicas, Especialista em Gestão da Comunicação e Mestra em Análise do Discurso. Rpgista de longa data, trekker (Vida longa e próspera!) e whovian (Allons-y!)... Gosto da natureza, de literatura, HQs, cinema, séries de TV, rpg, board games, de música boa (rock and roll) e de nerdices em geral! Adoro preparar quitutes e receber os amigos. Insisto em ser feliz e sou altamente convivível! E amo o Leo - o maridão e personal-particular-chef!!!