As terríveis e desafortunadas aventuras dos irmãos Baudelaire, da série de livros “Desventuras em Série”, será a nova adaptação da Netflix!

ACALMEM-SE!
ACALMEM-SE!

Após sucessos como Orange Is The New Black e House of Cards, a mais nova série original anunciada pelo Netflix é essa adaptação das desgraças e incontáveis vilanias, incêndios, infortúnios e balas de menta que retratam a história de Violet, Klaus e Sunny Baudelaire, escritas pelo americano Daniel Handler sob o pseudônimo de Lemony Snicket.
Para quem não conhece, Desventuras em Série narra a história de três irmãos Violet, Klaus e Sunny que, de repente, se tornam órfãos quando sua casa é destruída em um incêndio. A partir daí, os irmãos são passados de tutor em tutor sempre sendo perseguidos por um tal de Conde Olaf, a maldade em forma de gente, que quer se apoderar da fortuna herdada pelos Baudelaire. Conforme a história avança, os segredos dos pais das crianças são revelados e elas acabam descobrindo quase uma teoria de conspiração que envolve a eterna batalha dos voluntários do bem contra os vilões do mal e seu atos vilanescos.

a-series-of-unfortunate-events-netflix

Mas esta não é a primeira vez que Desventuras em Série é adaptada para outra mídia além dos 13 (isso mesmo, TREZE) livros. Em 2004, um filme baseado nos três primeiros livros foi lançado sob direção de Brad Silberling e contou com estrelas no elenco como: Jim Carrey, Meryl Streep, Jude Law e minha favorita, a jovem atriz Emily Browning. O filme cumpriu bem seu papel mantendo a atmosfera gótica e antiga dos livros, sem a desejar como adaptação, mas infelizmente acabou não se tornando um sucesso comercial e isso empacou a ideia de colocar nas telonas o resto da história sofrível dos Baudelaire.

desventuras-em-serie1

Mas graças ao Netflix (junto com a Paramount), Desventuras em Série se tornou o novo projeto do serviço, o que parece ser melhor do que filmes, já que séries possuem mais liberdade (principalmente séries Netflix). Além disso, há muito mais espaço pra cobrir todas as historinhas felizes er… digo, dramas horrorosos dos três órfãos. Acreditem na palavra de quem tem todos os livros em casa: haja chão pra cobrir tudo o que aconteceu com essas criaturinhas azaradas!

Ainda não há muitas informações sobre o elenco ou data de lançamento, porém Lemony Snicket já se pronunciou sobre o ocorrido:

Eu não acredito, depois de anos fornecendo entretenimento de qualidade, a Netflix está arriscando sua reputação e sucesso ao se associar com meus livros alarmantes e perturbadores.

E a resposta da Netflix foi essa:

A participação do sr. Snicket será mínima, dado o seu estado emocional, mas o projeto terá o completo envolvimento de seu representante legal, literário e social, Daniel Handler, que é frequentemente confundido com ele [Snicket].

Como não sabemos quando a série será lançada (nem se já está sendo produzida no momento), ainda dá tempo pra quem não leu de correr atrás da série de livros, facilmente encontrada nas livrarias.

desventuras-em-serie2

O enredo é impecável, apesar de sofrível. Por vezes fiquei com tanta raiva das injustiças sofridas pelos Baudelaire que quase quis atirar os livros pela janela, mas a narrativa do sr. Snicket sempre me fazia continuar essa leitura doce-amarga. Fora isso, Desventuras em Série traz do começo até o fim inúmeras referências a outros clássicos da literatura mundial e personagens reais da história. Ou seja, além de curtir a incrível e desastrosa história dos órfãos ainda há a possibilidade de brincar de “caça ao tesouro” com os vários “easter eggs” dropados nos treze livros.

Pra quem ainda está em cima do muro, trago aqui uma lista de lamentáveis e odiosas citações para que vocês tenham uma ideia do que está por vir:

As lágrimas são uma coisa curiosa, pois, assim como os terremotos e os camelôs, podem surgir em qualquer momento, sem nenhum aviso e sem um bom motivo.
Lago das Sanguessugas (Livro 3)

Você, leitor, sabe muito bem que uma boa noite de sono ajuda a ter um bom desempenho no colégio, e, se você é estudante, deveria cuidar para ter sempre uma noite bem-dormida — a não ser que esteja num capítulo interessante do livro que está lendo, e nesse caso o melhor é ficar acordado a noite inteira e que se dane o aproveitamento escolar.
Inferno no Colégio Interno (Livro 5)

Tão desagradável quanto cortar-se com papeis várias vezes no mesmo dia, ou descobrir que alguém da família o denunciou aos seus inimigos, é ser entrevistado para um emprego. É aflitivo explicar a alguém todas as coisas que você sabe fazer na esperança de que lhe paguem para fazê-las.
O Espetáculo Carnívoro (Livro 9)

O fato é que “Desventuras em Série” é uma obra fantástica e ao ser transformada em série pela Netflix só pode dar boa coisa! Por enquanto só nos resta esperar por mais informações.
(mas já vou pegar meus livros pra reler e me preparar psicologicamente para isso!)

desventuras-em-serie-gif1

desventuras-em-serie-gif2

Já pode soltar fogos de alegria?

Compartilhe: