Os jogos The Legend of Bum-bo e Mewgenics agora serão distribuídas por outra empresa.

Edmund McMillen, criador de The Binding of Isaac, desistiu de publicar dois de seus próximos jogos pela distribuidora Nicalis – sendo um deles o recentemente anunciado “The Legend of Bum-bo”. Sua decisão foi tomada após uma reportagem da Kotaku, com denúncias de racismo, comportamento abusivo e práticas comerciais desleais praticadas pela empresa.

As acusações foram feitas por diversos desenvolvedores externos e ex-empregados da Nicalis, que afirmaram que o fundador da empresa, Tyrone Rodriguez, forçava empregados e potenciais clientes a beber excessivamente em eventos, utilizava linguagem racista e aderia a outras formas de comportamento controlador e abusivo. Registros do Skype obtidos pelo site também mostravam o repetitivo uso de insultos racistas, homofóbicos e antissemitas proferidos por ele no grupo da empresa.

O designer de Enter the Gungeon, David Crooks, também descreveu como Nicalis aplicou um “ghosting” (cortar contato após conseguir algo que desejava) em acordo firmado entre eles, que previa a adaptação do jogo para a plataforma PlayStation 4. Crooks e Nigel Lowrie, da Devolver Digital, ambos afirmaram que após a Nicalis firmar um acordo de confidencialidade e receber acesso ao código-fonte de Enter the Gungeon, Rodriguez parou de responder às chamadas e e-mails, eventualmente forçando o grupo a encontrar outra empresa para realizar o serviço.

Nicalis foi a responsável por efetuar a portabilidade para console de The Binding of Isaac e The End is Night, ambos jogos desenvolvidos por McMillen. Mas em relato publicado, este afirmou que Rodriguez “nunca foi meu chefe, ele sempre foi apenas um distribuidor do meu trabalho”. Ele também afirmou que os planos de trabalhar com a companhia nos dois projetos foram cancelados.

“Eu não seguirei com a Nicalis com a portabilidade de The Legend of Bum-bo ou nenhuma versão para console de Mewgenics. (…) [Binding of Isaac: Repentance] ainda será lançado como planejado originalmente, [porque] a equipe colocou seu coração e alma neste DLC, e está muito próximo do lançamento.”

A Nicalis apenas publicou um comunicado oficial, sem abordar a decisão de McMillen.

“Desenvolver e publicar jogos é um sonho para a equipe de quase 20 que trabalha na Nicalis, Inc. Alguns de nossos membros estão na empresa há quase uma década e trabalhamos duro para criar um ambiente em que tratamos os membros da nossa equipe com respeito. Eles são a companhia. (…) Não concordamos com ambientes de trabalho abusivos ou discriminação e temos pessoas de todos os meios de vida. Esperamos a continuidade do sucesso de nossa equipe interna e dos desenvolvedores externos. Com relação às empresas sob acordo mútuo de confidencialidade com a Nicalis, Devolver (distribuidora de Enter the Gungeon) e The Game Bakers (desenvolvedores de Furi), apenas podemos comentar que não possuímos nenhum acordo assinado para publicação com eles, e nunca tivemos.”

Foda, né?


Fonte: PCGamer

Compartilhe: